quarta-feira, novembro 24, 2010

Questões de Filosofia - UPE/SSA 2011

01. Apesar de toda modernidade presente na cultura atual, o mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana como uma das formas importantes do existir humano. Assim, o mito não é exclusividade de povos primitivos, mas continua, em todos os tempos, presente nas diversas sociedades. Sobre mito, é correto afirmar que:
I. tem como critério de verdade a sensibilidade.
II. é um conhecimento, um modo de compreender a realidade.
III. traz uma verdade instruída, sem exigir comprovação.
IV. é verdade que tem como critério a crença.
V. é verdade que tem como critério a evidência.

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.

02. Uma das perguntas fundamentais da filosofia, quem é o homem, tem na história muitos pressupostos teóricos que contribuem para entendê-la na sua complexidade. Algumas noções conhecidas afirmam que:
I. o homem nasce com alguns comportamentos e se humaniza pela educação.
II. o homem desenvolve comportamentos diversificados e se humaniza pela educação.
III. o homem, ao nascer, não recebe uma herança cultural e, por isso, aprende os símbolos que o torna capaz de agir e compreender a própria existência.
IV. o homem, ao nascer, recebe uma herança cultural, com a qual aprende os símbolos que o tornam capaz de agir e compreender a própria existência.
V. o homem desenvolve inteligência concreta presa à experiência de vida naquele momento.

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) IV e V.

03. As respostas que a humanidade consegue estabelecer ao desafio permanente da existência compreendem, em cada tempo, o processo de cultura. Sobre cultura, pode -se afirmar que:
I. é umconjunto amplo de conceitos, de símbolos, de valores e de atitudes que modelam a sociedade.
II. são características que alguns adquirem para se adaptarem à sociedade.
III. são verdades e valores presentes na pessoa em particular, em cada momento histórico.
IV. é uma resposta da humanidade ao desafio da existência humana, que se manifesta pela razão,
sentimento e ação.
V. quando me refiro à cultura do povo brasileiro, falo do conjunto de seus entendimentos, crenças e
conhecimentos.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, II, III e IV.
B) apenas I, IV e V.
C) apenas II e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas III e IV.

04. A condição do homem no mundo é uma questão recorrente na filosofia. Busca o homem, ao longo da história, compreender-se a si mesmo e sua existência no mundo. Diferentes são as tentativas de explicação.
Sobre isso, analise as proposições a seguir:
I. O homem é um ser guiado e determinado pelos seus semelhantes em sociedade. (Freire)
II. O homem na sua plenitude coincide com o aperfeiçoamento da razão. (Platão e Aristóteles)
III. São as condições econômicas que definem os modelos sociais de homem. (Marx)
IV. O homem é um ser aberto à possibilidade de construir sua existência. (Sartre)
V. A verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias. O homem é cópia imperfeita de um modelo ideal. (Platão).

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) II, III, IV e V.
E) I, II e V.

05. Escreveu Sartre: “No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprime-se a noção de Deus, mas não a ideia de que a essência precede a existência. Tal ideia encontramo-la nós um pouco em todo o lado: encontramo-la em Diderot, em Voltaire e, até mesmo, em Kant. O homem possui uma natureza humana; esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens, o que significa que cada homem é exemplo particular de um conceito universal – o homem; para Kant, resulta de tal universalidade que o homem da selva, o homem primitivo, como o burguês, estão adstritos à mesma definição e possuem as mesmas qualidades de base. Assim, pois, ainda aí, a essência do homem precede essa existência histórica que encontramos na natureza.”
(SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo).

A respeito da condição humana, Sartre afirma neste texto que
I. o homem primeiro existe, sendo responsável por aquilo que é.
II. o homem possui uma natureza humana, que existe em todos os homens.
III. a natureza humana é prática, sendo definida, por exemplo, a partir da prática do trabalho.
IV. o homem em primeiro é essência, depois existência.
V. o homem brasileiro é essencialmente cultural, alegre e trabalhador.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, II, III e IV.
B) apenas I, IV e V.
C) apenas II e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas I e III.


 
06. Analise o texto abaixo:
Foi embora igual uma criança.
Urrei na escuridão, com medo, com receio, magoado.
Eu chorei em vão.
Mas sorriu pra mim, de novo a esperança.
Vou continuar.
A busca desse mito que me faz sentir.
O que é amar
(Mito - Jorge e Mateus)

Neste verso da música MITO, os autores interpretam o amor como um algo inexplicável. Constatam que essa dolorosa experiência causa medo, receio, mágoa, choro, mas apesar de tudo, vale a pena buscá-lo. Chamam esse fenômeno, essa situação amorosa inexplicável, de mito.
Agora responda: Que funções podem ser atribuídas ao mito?

I II
0 0 Fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.
1 1 Afirmar o ser humano real que existe em determinado contexto histórico-social.
2 2 Sustentar que a verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias.
3 3 Acomodar e tranquilizar o homem em um mundo assustador e desconhecido.
4 4 Rejeitar explicitamente a concepção de uma natureza humana universal.

07. O conhecimento filosófico, como outros, é essencialmente um trabalho intelectual. A filosofia distingue-se da ciência por ser mais teórica e não condicionar seu objeto à experimentação em laboratório.
Quais ações abaixo se pode afirmar uma atitude filosófica?
I. Perguntar sobre a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir.
II. Afirmar sempre “eu acho que” e/ou “eu gosto de”.
III. Aceitar como verdade resultados de pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa.
IV. Compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
V. Estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) I, III e IV.
E) IV.

08.A consciência é uma das mais significativas características humanas. É a consciência que permite à pessoa humana não só estar no mundo mas também agir sobre ele com algum saber. A consciência permite ao homem:
I. relacionar-se consigo e com o mundo.
II. concentrar-se no sujeito, de modo a alcançar a dimensão da interioridade que se manifesta através do processo de falar, criar, propor e inovar.
III. refletir os acontecimentos que ainda não foram pensados.
IV. indeferir relações indesejadas.
V. concentrar-se no objeto, de modo a alcançar a dimensão da alteridade, que se manifesta através do processo de escutar, absorver, reformular, rever e renovar.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e IV.
D) I, II e V.
E) IV.

09. A distinção fundamental entre homens e animais se dá por meio da cultura. Ela se revela no modo como os homens elaboram sua vida material. É a cultura que dá origem à organização da vida espiritual e das relações sociais. Cultura é assim diferenciada de natureza pela linguagem simbólica. Ainda sobre cultura, analise as afirmativas abaixo:
I. Abrange conhecimento, crença, artes, normas e outros elementos que pelos homens em sociedade.
II. Refere-se àquilo que aprendemos na escola.
III. É a herança oferecida pelos grupos mais antigos ao homem de hoje.
IV. É o modo como os homens constroem sua vida material.
V. Refere-se à ideia básica de desenvolvimento, formação e realização.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas I, IV e V.
B) Apenas II, IV e V.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III, IV e V.

10. A questão do conhecimento esteve na pauta dos filósofos desde o começo da Filosofia. Es se interesse deve -se ao fato de que foi sempre presente a discussão em torno da questão da verdade. Nesse sentido, ao tratar do conhecimento, a filosofia pretende:
I. afirmar que nosso pensamento parece seguir certas leis ou regras para conhecer as coisas.
II. defender que há uma diferença entre perceber e pensar.
III. indagar a capacidade humana de conhecer.
IV. dizer que não existe conhecimento, se o sujeito só consegue representá-lo mentalmente.
V. defender que o conhecimento se confunde com a relação entre o pensamento e as coisas.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E) I, II, III e V.

11. A busca da verdade, principal ocupação do conhecimento, utiliza-se de algumas regras, também chamadas de
lógica ou regras do raciocínio. Leia o texto a seguir.

Alerta para a epidemia de acidentes sobre duas rodas.

Em 238 dias, 2.007 motociclistas foram atendidos no Hospital da Restauração, a maior emergência pública do Recife. Se transformássemos este número em motocicletas e colocássemos todas as 2.007 uma atrás da outra, seria possível formar uma fila indiana com cerca de quatro quilômetros. Suficiente para ocupar toda a extensão de uma das principais avenidas da cidade, a Conde da Boa Vista, nos sentidos de ida e volta. [...] Em 1998, 396.386 motos circulavam na região. Número que saltou para 3.393.873 em maio deste ano. O crescimento foi de 756,2%, muito acima da média nacional, que foi de 445,8%. Uma avalanche que continua avançando.
(D.P.29.08.10).

A conclusão a que chegou este texto foi apoiada pelo raciocínio:
A) lógico dedutivo.
B) lógico indutivo.
C) analógico.
D) dialético.
E) lógico dedutivo – indutivo.


PRECISA-SE DE PROFESSORES

A figura do docente, com conhecimento dos fundamentos didático-pedagógicos voltados para o ensino de
conteúdos específicos, parece que vem sendo desprestigiado nos concursos para professores das universidades federais. Recentemente, acompanhei dois concursos para o cargo de professor da UFRPE e fiquei impressionado com o pouco valor dado pelas bancas de avaliação aos candidatos, de fato, professores, aqueles formados tanto pela licenciatura como pela prática docente. [...] Fica o meu apelo para que os dirigentes universitários deem a devida valorização à boa didática, à formação inicial do professor e aos saberes docentes.
(JC. Opinião, 29.08.10)

12. O autor do texto acima diz que ficou impressionado com o pouco valor dado à formação didática dos professores e faz um apelo para a valorização da boa didática e dos saberes docentes.
Segundo a filosofia, valor significa:

I II
0 0 a necessidade de fusão com o ser e, ao mesmo tempo, a necessidade de individualização.
1 1 uma experiência humana de escolha de vida.
2 2 uma relação de igualdade e de justiça entre as pessoas do mesmo modo.
3 3 uma experiência sobre o que é e uma orientação para o que deve ser.
4 4 atribuir importância a alguma coisa e não ficar indiferente a ela.


13. A questão da Ética está no apelo popular, sendo utilizada até por políticos como mote de campanha. Veja alguns trechos:

ARMANDO MONTEIRO FILHO COBRA ÉTICA NA POLÍTICA, AO FAZER CAMPANHA PARA DILMA.

“Na política, o que precisa avançar é a questão ética”, disse. (Armando Filho). [...] O anfitrião, José Humberto, também ressaltou a ética e lembrou que “a política é para servir e não para que nos sirvamos dela. Este é o combustível da política: servir”.
(Blog do Jamildo, 22/08/10).

Desde os primórdios, a filosofia tem-se ocupado da questão ética. Que razões alimentamesse debate?
I. A necessidade de refletir criticamente sobre a experiência moral.
II. A necessidade de compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
III. A necessidade de estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.
IV. A necessidade de discutir as noções e os princípios que fundamentam nossa conduta.
V. A necessidade de pautar os atos humanos de forma refletida.

Somente está CORRETO o que se afirma em.
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I, IV e V.
D) I, III e IV.
E) IV.

As entrevistas realizadas pelo “Jornal Nacional” com Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra provocaram três tipos principais de avaliação: se a performance midiática do candidato foi boa ou não, se falou bobagens ou não e, especialmente, se os dois apresentadores do noticiário agiram bem ou mal como entrevistadores.

O primeiro tipo de avaliação não é mais novidade há muito tempo. Eleição é um exercício de convencimento, não de discussão de ideias – saber vender o peixe é muito mais importante do que o peixe em si. Se o candidato foi simpático ou não, se olhou para a câmera ou para os entrevistadores, se parecia calmo ou nervoso, se escolheu as cores certas para a roupa – tudo isso é mais importante do que suas ideias e propostas.

A atenção que se dá aos erros, exageros e mentiras dos candidatos seria útil, se ajudasse o eleitor a formar uma opinião sobre o grau de preparo e o caráter de quem pede o voto. Mas, bem adestrados, eles cometem cada vez menos deslizes, o que explica o destaque desproporcional dado a certas bobagens (caso da confusão que Dilma fez ao colocar a Baixada Santista no Estado do Rio).

Mais peculiar e interessante é a preocupação geral com a performance de William Bonner e Fátima Bernardes. Para a Globo, dado o seu passivo, é fundamental demonstrar isenção. Isso começa pelo enfoque adotado para as entrevistas. “Vamos abordar aqui temas polêmicos das candidaturas e também confrontar os candidatos com as suas realizações em cargos públicos”, avisou Bonner no dia da entrevista com Dilma.

(Blog do Jamildo,11.08.10)

14. A política é uma importante dimensão da vida humana em sociedade. Mesmo sem saber ou sem querer, o ser humano está envolvido totalmente na política. A filosofia discute a atividade política nos seguintes termos:
I. Refere-se às decisões que realizamos ao longo da vida para garantia dos bens privados.
II. É o conjunto de atividades humanas que se refere à cidade e às coisas de interesse público.
III. É uma atividade que se realiza em continuação da Ética aplicada à vida pública. (Aristóteles).
IV. Política é a dimensão humana que se preocupa com questões de interesse individual no exercício do poder na esfera pública.
V. É o processo de formação do sujeito em sociedade. (Lasswell e Kaplan).

Somente está CORRETO o que se afirma em.
A) II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e IV.
D) I, II e IV.
E) IV.

15. O autor do comentário anterior acusa que a entrevista realizada pelo Jornal Nacional não aprofundou dimensões políticas que se espera à qualidade do gestor público. Sobre essas qualidades, identifique-as abaixo:
I. Capacidade de gerir seus negócios particulares.
II. Capacidade de gerir a educação pública.
III. Capacidade de convencimento.
IV. Capacidade de gerir o transporte público.
V. Capacidade de gerir a saúde pública.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, III, IV e V.
B) apenas II, IV e V.
C) apenas I e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas IV e V.

16. No âmbito da ação humana, põe-se, com frequência, dúvidas acerca da liberdade e das condições que a determinam. Alguns defendem que o homem é um ser de consciência e liberdade, o que lhe permite agir de modo transformador. Acerca da liberdade, analise as proposições abaixo:
I. Expressa-se na ação daquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é
causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. (Aristóteles).
II. É uma escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. (Sartre).
III. Não somos livres, porque não escolhemos nascer numa determinada época, num determinado país,
numa determinada família, com um corpo determinado. (Platão).
IV. A liberdade é determinada pela razão ou pela inteligência e causada pelo raciocínio ou pelo pensamento.
V. Não sou livre, porque sou determinado pelo momento, pelo meio e pela raça. (Comte).

Estão CORRETAS:
A) apenas II e III.
B) apenas II, IV e V.
C) apenas I, II e IV.
D) apenas I, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

17. Leia a reportagem a seguir:

Crueldade sem fim

Regime iraniano mantém 19 mulheres no corredor da morte, à espera do apedrejamento. Ativistas denunciam estupros, torturas e execuções secretas, sem que a família da condenada seja avisada. [...] As pedras não devem ser grandes o bastante para matar o acusado com um ou dois golpes nem devem ser pequenas o bastante que não possam ser definidas como pedras.
(D.P. 28.08.10).
A violência em diversas modalidades é um fenômeno presente em todas as culturas. Es sa questão é abordada pela filosofia, conferindo-lhe os seguintes sentidos:
I. Uma ação provocada pelo desconhecimento do sujeito às diretrizes da moral.
II. Uma ação contra a pessoa, percebida como exercício da força física e da coação psíquica, para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos, como a morte, a loucura, a autoagressão.
III. Uma ação do indivíduo contra o grupo, isto é, quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício.
IV. Uma violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém.
V. Tudo aquilo que reduz um sujeito à condição de objeto.

Estão CORRETAS apenas
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e III.
D) II e IV.
E) II, III, IV e V.


18. Na filosofia moderna, o tema da existência humana tornou-se o ponto de partida e o objeto fundamental. Filósofos traçam uma visão dramática acerca do homem. São traços que caracterizam as filosofias existenciais. Leia as sentenças a seguir e conclua.

I II
0 0 O ser humano atribui importância a alguma coisa e não fica indiferente a ela.
1 1 O ser humano é representado como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada, que foi “lançada” ao mundo e vive sob riscos e ameaças.
2 2 A vida humana não é um caminho linear em direção ao progresso, ao êxito. É marcada por situações de sofrimento, como a doença, a dor, as injustiças, a luta pela sobrevivência, o fracasso, a velhice e a morte.
3 3 No decorrer da vida, experimentamos uma relação de igualdade e de justiça entre as pessoas do mesmo modo.
4 4 A vida é uma experiência sobre o que é e uma orientação para o que deve ser.
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01. Apesar de toda modernidade presente na cultura atual, o mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana como uma das formas importantes do existir humano. Assim, o mito não é exclusividade de povos primitivos, mas continua, em todos os tempos, presente nas diversas sociedades. Sobre mito, é correto afirmar que:
I. tem como critério de verdade a sensibilidade.
II. é um conhecimento, um modo de compreender a realidade.
III. traz uma verdade instruída, sem exigir comprovação.
IV. é verdade que tem como critério a crença.
V. é verdade que tem como critério a evidência.

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.

02. Uma das perguntas fundamentais da filosofia, quem é o homem, tem na história muitos pressupostos teóricos que contribuem para entendê-la na sua complexidade. Algumas noções conhecidas afirmam que:
I. o homem nasce com alguns comportamentos e se humaniza pela educação.
II. o homem desenvolve comportamentos diversificados e se humaniza pela educação.
III. o homem, ao nascer, não recebe uma herança cultural e, por isso, aprende os símbolos que o torna capaz de agir e compreender a própria existência.
IV. o homem, ao nascer, recebe uma herança cultural, com a qual aprende os símbolos que o tornam capaz de agir e compreender a própria existência.
V. o homem desenvolve inteligência concreta presa à experiência de vida naquele momento.

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) IV e V.

03. As respostas que a humanidade consegue estabelecer ao desafio permanente da existência compreendem, em cada tempo, o processo de cultura. Sobre cultura, pode -se afirmar que:
I. é umconjunto amplo de conceitos, de símbolos, de valores e de atitudes que modelam a sociedade.
II. são características que alguns adquirem para se adaptarem à sociedade.
III. são verdades e valores presentes na pessoa em particular, em cada momento histórico.
IV. é uma resposta da humanidade ao desafio da existência humana, que se manifesta pela razão,
sentimento e ação.
V. quando me refiro à cultura do povo brasileiro, falo do conjunto de seus entendimentos, crenças e
conhecimentos.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, II, III e IV.
B) apenas I, IV e V.
C) apenas II e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas III e IV.

04. A condição do homem no mundo é uma questão recorrente na filosofia. Busca o homem, ao longo da história, compreender-se a si mesmo e sua existência no mundo. Diferentes são as tentativas de explicação.
Sobre isso, analise as proposições a seguir:
I. O homem é um ser guiado e determinado pelos seus semelhantes em sociedade. (Freire)
II. O homem na sua plenitude coincide com o aperfeiçoamento da razão. (Platão e Aristóteles)
III. São as condições econômicas que definem os modelos sociais de homem. (Marx)
IV. O homem é um ser aberto à possibilidade de construir sua existência. (Sartre)
V. A verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias. O homem é cópia imperfeita de um modelo ideal. (Platão).

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) II, III, IV e V.
E) I, II e V.

05. Escreveu Sartre: “No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprime-se a noção de Deus, mas não a ideia de que a essência precede a existência. Tal ideia encontramo-la nós um pouco em todo o lado: encontramo-la em Diderot, em Voltaire e, até mesmo, em Kant. O homem possui uma natureza humana; esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens, o que significa que cada homem é exemplo particular de um conceito universal – o homem; para Kant, resulta de tal universalidade que o homem da selva, o homem primitivo, como o burguês, estão adstritos à mesma definição e possuem as mesmas qualidades de base. Assim, pois, ainda aí, a essência do homem precede essa existência histórica que encontramos na natureza.”
(SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo).

A respeito da condição humana, Sartre afirma neste texto que
I. o homem primeiro existe, sendo responsável por aquilo que é.
II. o homem possui uma natureza humana, que existe em todos os homens.
III. a natureza humana é prática, sendo definida, por exemplo, a partir da prática do trabalho.
IV. o homem em primeiro é essência, depois existência.
V. o homem brasileiro é essencialmente cultural, alegre e trabalhador.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, II, III e IV.
B) apenas I, IV e V.
C) apenas II e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas I e III.


 
06. Analise o texto abaixo:
Foi embora igual uma criança.
Urrei na escuridão, com medo, com receio, magoado.
Eu chorei em vão.
Mas sorriu pra mim, de novo a esperança.
Vou continuar.
A busca desse mito que me faz sentir.
O que é amar
(Mito - Jorge e Mateus)

Neste verso da música MITO, os autores interpretam o amor como um algo inexplicável. Constatam que essa dolorosa experiência causa medo, receio, mágoa, choro, mas apesar de tudo, vale a pena buscá-lo. Chamam esse fenômeno, essa situação amorosa inexplicável, de mito.
Agora responda: Que funções podem ser atribuídas ao mito?

I II
0 0 Fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.
1 1 Afirmar o ser humano real que existe em determinado contexto histórico-social.
2 2 Sustentar que a verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias.
3 3 Acomodar e tranquilizar o homem em um mundo assustador e desconhecido.
4 4 Rejeitar explicitamente a concepção de uma natureza humana universal.

07. O conhecimento filosófico, como outros, é essencialmente um trabalho intelectual. A filosofia distingue-se da ciência por ser mais teórica e não condicionar seu objeto à experimentação em laboratório.
Quais ações abaixo se pode afirmar uma atitude filosófica?
I. Perguntar sobre a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir.
II. Afirmar sempre “eu acho que” e/ou “eu gosto de”.
III. Aceitar como verdade resultados de pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa.
IV. Compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
V. Estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) I, III e IV.
E) IV.

08.A consciência é uma das mais significativas características humanas. É a consciência que permite à pessoa humana não só estar no mundo mas também agir sobre ele com algum saber. A consciência permite ao homem:
I. relacionar-se consigo e com o mundo.
II. concentrar-se no sujeito, de modo a alcançar a dimensão da interioridade que se manifesta através do processo de falar, criar, propor e inovar.
III. refletir os acontecimentos que ainda não foram pensados.
IV. indeferir relações indesejadas.
V. concentrar-se no objeto, de modo a alcançar a dimensão da alteridade, que se manifesta através do processo de escutar, absorver, reformular, rever e renovar.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e IV.
D) I, II e V.
E) IV.

09. A distinção fundamental entre homens e animais se dá por meio da cultura. Ela se revela no modo como os homens elaboram sua vida material. É a cultura que dá origem à organização da vida espiritual e das relações sociais. Cultura é assim diferenciada de natureza pela linguagem simbólica. Ainda sobre cultura, analise as afirmativas abaixo:
I. Abrange conhecimento, crença, artes, normas e outros elementos que pelos homens em sociedade.
II. Refere-se àquilo que aprendemos na escola.
III. É a herança oferecida pelos grupos mais antigos ao homem de hoje.
IV. É o modo como os homens constroem sua vida material.
V. Refere-se à ideia básica de desenvolvimento, formação e realização.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas I, IV e V.
B) Apenas II, IV e V.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III, IV e V.

10. A questão do conhecimento esteve na pauta dos filósofos desde o começo da Filosofia. Es se interesse deve -se ao fato de que foi sempre presente a discussão em torno da questão da verdade. Nesse sentido, ao tratar do conhecimento, a filosofia pretende:
I. afirmar que nosso pensamento parece seguir certas leis ou regras para conhecer as coisas.
II. defender que há uma diferença entre perceber e pensar.
III. indagar a capacidade humana de conhecer.
IV. dizer que não existe conhecimento, se o sujeito só consegue representá-lo mentalmente.
V. defender que o conhecimento se confunde com a relação entre o pensamento e as coisas.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E) I, II, III e V.

11. A busca da verdade, principal ocupação do conhecimento, utiliza-se de algumas regras, também chamadas de
lógica ou regras do raciocínio. Leia o texto a seguir.

Alerta para a epidemia de acidentes sobre duas rodas.

Em 238 dias, 2.007 motociclistas foram atendidos no Hospital da Restauração, a maior emergência pública do Recife. Se transformássemos este número em motocicletas e colocássemos todas as 2.007 uma atrás da outra, seria possível formar uma fila indiana com cerca de quatro quilômetros. Suficiente para ocupar toda a extensão de uma das principais avenidas da cidade, a Conde da Boa Vista, nos sentidos de ida e volta. [...] Em 1998, 396.386 motos circulavam na região. Número que saltou para 3.393.873 em maio deste ano. O crescimento foi de 756,2%, muito acima da média nacional, que foi de 445,8%. Uma avalanche que continua avançando.
(D.P.29.08.10).

A conclusão a que chegou este texto foi apoiada pelo raciocínio:
A) lógico dedutivo.
B) lógico indutivo.
C) analógico.
D) dialético.
E) lógico dedutivo – indutivo.


PRECISA-SE DE PROFESSORES

A figura do docente, com conhecimento dos fundamentos didático-pedagógicos voltados para o ensino de
conteúdos específicos, parece que vem sendo desprestigiado nos concursos para professores das universidades federais. Recentemente, acompanhei dois concursos para o cargo de professor da UFRPE e fiquei impressionado com o pouco valor dado pelas bancas de avaliação aos candidatos, de fato, professores, aqueles formados tanto pela licenciatura como pela prática docente. [...] Fica o meu apelo para que os dirigentes universitários deem a devida valorização à boa didática, à formação inicial do professor e aos saberes docentes.
(JC. Opinião, 29.08.10)

12. O autor do texto acima diz que ficou impressionado com o pouco valor dado à formação didática dos professores e faz um apelo para a valorização da boa didática e dos saberes docentes.
Segundo a filosofia, valor significa:

I II
0 0 a necessidade de fusão com o ser e, ao mesmo tempo, a necessidade de individualização.
1 1 uma experiência humana de escolha de vida.
2 2 uma relação de igualdade e de justiça entre as pessoas do mesmo modo.
3 3 uma experiência sobre o que é e uma orientação para o que deve ser.
4 4 atribuir importância a alguma coisa e não ficar indiferente a ela.


13. A questão da Ética está no apelo popular, sendo utilizada até por políticos como mote de campanha. Veja alguns trechos:

ARMANDO MONTEIRO FILHO COBRA ÉTICA NA POLÍTICA, AO FAZER CAMPANHA PARA DILMA.

“Na política, o que precisa avançar é a questão ética”, disse. (Armando Filho). [...] O anfitrião, José Humberto, também ressaltou a ética e lembrou que “a política é para servir e não para que nos sirvamos dela. Este é o combustível da política: servir”.
(Blog do Jamildo, 22/08/10).

Desde os primórdios, a filosofia tem-se ocupado da questão ética. Que razões alimentamesse debate?
I. A necessidade de refletir criticamente sobre a experiência moral.
II. A necessidade de compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
III. A necessidade de estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.
IV. A necessidade de discutir as noções e os princípios que fundamentam nossa conduta.
V. A necessidade de pautar os atos humanos de forma refletida.

Somente está CORRETO o que se afirma em.
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I, IV e V.
D) I, III e IV.
E) IV.

As entrevistas realizadas pelo “Jornal Nacional” com Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra provocaram três tipos principais de avaliação: se a performance midiática do candidato foi boa ou não, se falou bobagens ou não e, especialmente, se os dois apresentadores do noticiário agiram bem ou mal como entrevistadores.

O primeiro tipo de avaliação não é mais novidade há muito tempo. Eleição é um exercício de convencimento, não de discussão de ideias – saber vender o peixe é muito mais importante do que o peixe em si. Se o candidato foi simpático ou não, se olhou para a câmera ou para os entrevistadores, se parecia calmo ou nervoso, se escolheu as cores certas para a roupa – tudo isso é mais importante do que suas ideias e propostas.

A atenção que se dá aos erros, exageros e mentiras dos candidatos seria útil, se ajudasse o eleitor a formar uma opinião sobre o grau de preparo e o caráter de quem pede o voto. Mas, bem adestrados, eles cometem cada vez menos deslizes, o que explica o destaque desproporcional dado a certas bobagens (caso da confusão que Dilma fez ao colocar a Baixada Santista no Estado do Rio).

Mais peculiar e interessante é a preocupação geral com a performance de William Bonner e Fátima Bernardes. Para a Globo, dado o seu passivo, é fundamental demonstrar isenção. Isso começa pelo enfoque adotado para as entrevistas. “Vamos abordar aqui temas polêmicos das candidaturas e também confrontar os candidatos com as suas realizações em cargos públicos”, avisou Bonner no dia da entrevista com Dilma.

(Blog do Jamildo,11.08.10)

14. A política é uma importante dimensão da vida humana em sociedade. Mesmo sem saber ou sem querer, o ser humano está envolvido totalmente na política. A filosofia discute a atividade política nos seguintes termos:
I. Refere-se às decisões que realizamos ao longo da vida para garantia dos bens privados.
II. É o conjunto de atividades humanas que se refere à cidade e às coisas de interesse público.
III. É uma atividade que se realiza em continuação da Ética aplicada à vida pública. (Aristóteles).
IV. Política é a dimensão humana que se preocupa com questões de interesse individual no exercício do poder na esfera pública.
V. É o processo de formação do sujeito em sociedade. (Lasswell e Kaplan).

Somente está CORRETO o que se afirma em.
A) II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e IV.
D) I, II e IV.
E) IV.

15. O autor do comentário anterior acusa que a entrevista realizada pelo Jornal Nacional não aprofundou dimensões políticas que se espera à qualidade do gestor público. Sobre essas qualidades, identifique-as abaixo:
I. Capacidade de gerir seus negócios particulares.
II. Capacidade de gerir a educação pública.
III. Capacidade de convencimento.
IV. Capacidade de gerir o transporte público.
V. Capacidade de gerir a saúde pública.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, III, IV e V.
B) apenas II, IV e V.
C) apenas I e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas IV e V.

16. No âmbito da ação humana, põe-se, com frequência, dúvidas acerca da liberdade e das condições que a determinam. Alguns defendem que o homem é um ser de consciência e liberdade, o que lhe permite agir de modo transformador. Acerca da liberdade, analise as proposições abaixo:
I. Expressa-se na ação daquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é
causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. (Aristóteles).
II. É uma escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. (Sartre).
III. Não somos livres, porque não escolhemos nascer numa determinada época, num determinado país,
numa determinada família, com um corpo determinado. (Platão).
IV. A liberdade é determinada pela razão ou pela inteligência e causada pelo raciocínio ou pelo pensamento.
V. Não sou livre, porque sou determinado pelo momento, pelo meio e pela raça. (Comte).

Estão CORRETAS:
A) apenas II e III.
B) apenas II, IV e V.
C) apenas I, II e IV.
D) apenas I, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

17. Leia a reportagem a seguir:

Crueldade sem fim

Regime iraniano mantém 19 mulheres no corredor da morte, à espera do apedrejamento. Ativistas denunciam estupros, torturas e execuções secretas, sem que a família da condenada seja avisada. [...] As pedras não devem ser grandes o bastante para matar o acusado com um ou dois golpes nem devem ser pequenas o bastante que não possam ser definidas como pedras.
(D.P. 28.08.10).
A violência em diversas modalidades é um fenômeno presente em todas as culturas. Es sa questão é abordada pela filosofia, conferindo-lhe os seguintes sentidos:
I. Uma ação provocada pelo desconhecimento do sujeito às diretrizes da moral.
II. Uma ação contra a pessoa, percebida como exercício da força física e da coação psíquica, para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos, como a morte, a loucura, a autoagressão.
III. Uma ação do indivíduo contra o grupo, isto é, quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício.
IV. Uma violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém.
V. Tudo aquilo que reduz um sujeito à condição de objeto.

Estão CORRETAS apenas
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e III.
D) II e IV.
E) II, III, IV e V.


18. Na filosofia moderna, o tema da existência humana tornou-se o ponto de partida e o objeto fundamental. Filósofos traçam uma visão dramática acerca do homem. São traços que caracterizam as filosofias existenciais. Leia as sentenças a seguir e conclua.

I II
0 0 O ser humano atribui importância a alguma coisa e não fica indiferente a ela.
1 1 O ser humano é representado como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada, que foi “lançada” ao mundo e vive sob riscos e ameaças.
2 2 A vida humana não é um caminho linear em direção ao progresso, ao êxito. É marcada por situações de sofrimento, como a doença, a dor, as injustiças, a luta pela sobrevivência, o fracasso, a velhice e a morte.
3 3 No decorrer da vida, experimentamos uma relação de igualdade e de justiça entre as pessoas do mesmo modo.
4 4 A vida é uma experiência sobre o que é e uma orientação para o que deve ser.
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3 comentários:

Edinayra Martins disse...

como que é a resposta do 6ª quesito?

Kiba-Dynamic disse...

Poderia me passar o gabarito thaliskennedy@hotmail.com

Unknown disse...

Me passa o gabarito para provas?
Gracesantos1974@Gmail.com