quinta-feira, novembro 25, 2010

Questões de Sociologia - UPE/SSA - 2011

01. Sobre o surgimento da Sociologia, convém afirmar que ela surge no bojo de todo um longo processo histórico da sociedade moderna, contudo é necessário ressaltar que os seres humanos sempre elaboraram ideias sobre a sociedade em épocas passadas com a filosofia grega, passando pela sabedoria oriental e pela filosofia medieval. Portanto, sobre o seu advento, é CORRETO afirmar que ela nasce no momento de transição da sociedade:
A) feudal para a sociedade capitalista.
B) mercantilista para a sociedade capitalista.
C) renascentista para a sociedade iluminista.
D) teocêntrica para a sociedade antropocêntrica.
E) feudal para a sociedade mercantilista.

02. Segundo pondera Karl Marx,
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida, social, política e intelectual
em geral”.
Essa tese resume a sua teoria da história que é também de nominada de:
A) socialismo científico.
B) materialismo histórico.
C) racionalismo cartesiano.
D) fenomenologia do espírito.
E) individualismo metodológico.

03. Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
A) a Revolução dos Cravos e a Revolução Moçambicana.
B) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
C) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
D) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
E) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

04. Émile Durkheim (1858-1917) aborda, no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico, o
conceito de:
A) caos social.
B) realidade social.
C) fato social.
D) arrogância social.
E) ganância social.

05. Comunidades geralmente são grupos formados por familiares, amigos e vizinhos que possuem um elevado grau de proximidade uns com os outros. Nas comunidades, as normas de convivência e de conduta de seus membros estão interligadas à tradição, religião, ao consenso e respeito mútuo. Por outro, nas sociedades, é totalmente diferente; esse contato não existe, prevalecendo os acordos racionais de interesses. Não há o estabelecimento de relações pessoais e, na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo, fato que marca a comunidade. Por isso, é fundamental haver um aparato de leis e normas para regularem a conduta dos indivíduos que vivem em sociedade. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o responsável em desempenhar o papel do regulador dessas relações é:
A) o Estado.
B) a Igreja católica apostólica romana.
C) o Ministério da Justiça.
D) o Ministério Público.
E) o Juizado de pequenas causas.

06. A socialização, quando completa, transforma-se em interação e cria, entre os indivíduos de um mesmo
grupo, laços de solidariedade e unidade grupal. Forma-se, então, a consciência grupal que aumenta a
cooperação e acomoda os conflitos que possam surgir. Assim sendo, os processos sociais, por meio dos
quais se dá a interação social, são:

1- COMPETIÇÃO, 2 - CONFLITO, 3- ACOMODAÇÃO, 4- ASSIMILAÇÃO.
Sobre isso, analise as proposições e conclua.

I II
0 0 Na COMPETIÇÃO, cada membro de um grupo sente a necessidade de sobrepujar os outros ou, pelo menos, de “não ficar atrás”. A competição é a mola mestra do progresso. É a luta pela vida.
1 1 O CONFLITO é uma competição consciente entre indivíduos e grupos que visam à sujeição ou destruição do rival. A vida moderna leva o homem a constantes conflitos.
2 2 ACOMODAÇÃO é todo processo que nos conduz ao aumento do conflito. Consiste na rejeição para evitar novos conflitos. Favorece o conflito mútuo. É o controle do indivíduo sobre os atos, as atitudes, os sentimentos, as ideias dos outros.
3 3 A ASSIMILAÇÃO é adaptação total do indivíduo ao novo grupo e envolve integração de novos conceitos e novas ações na personalidade individual.
4 4 A ACOMODAÇÃO, com o tempo, transforma-se em assimilação.

07. Sobre a necessidade de estudar sociologia como argumento para a construção de cidadania, segundo Costa (1997. p. 37).

“o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive”.

Assim as disciplinas de sociologia, incluídas no currículo do ensino médio, podem favorecer uma ação
A) qualitativa da educação no exercício da cidadania.
B) desqualificadora da educação e não ajudaria nos processos de construção da cidadania.
C) inibidora da educação para a construção da cidadania.
D) pejorativa para a construção da cidadania.
E) quantitativa auxiliar para a construção da cidadania.

08. O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção
A) asiático.
B) camponês.
C) mercantilista.
D) capitalista.
E) socialista.

09. A afirmação, segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade, refere-se à(a):
A) tirania.
B) plutocracia.
C) cidadania.
D) bonapartismo.
E) monarquia.

10. Leia com atenção a afirmação entre aspas.

“As classes sociais expressam, no sentido preciso, a forma, como as desigualdades se estruturam nas sociedades capitalistas. Dependendo de cada situação histórica, podem se encontrar muitas classes no interior dessas sociedades. Entretanto, pelo fato de serem capitalistas, isto é, de serem regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes, em que a propriedade privada é o fundamento e o bem maior a ser preservado, pode-se afirmar que existem duas classes fundamentais: a burguesia (que personifica o capital) e o proletariado (que personifica o trabalho assalariado)”

O autor dessas ideias foi:
A) Max Weber.
B) Émile Durkheime.
C) Augusto Comte.
D) John Loke.
E) Karl Marx.

11. Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente de outros grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidos entre si. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que existem três tipos de agregados sociais:

A) multidão, público e massa.
B) turba, conglomerado e aglomeração.
C) associação, conglomerado e organização.
D) agrupamento, aglomeração e conglomerado.
E) grupo social, turba e conglomerado.

12. Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social. Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem, ao menos, três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais pode se citar, não necessariamente em ordem de importância:

I II
0 0 a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte.
1 1 a sociologia compreensiva, iniciada por Max Weber.
2 2 a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx.
3 3 a dialética do concreto, de Pierre Bourieur.
4 4 a teoria do imaginário, de Cornelius Castoriadis.

13. Sobre a Instituição Escolar, afirma-se que é uma instituição na qual devem ser desenvolvidas as atitudes ligadas ao pensamento, de forma que o indiví duo possa se situar no espaço e no tempo em que vive de maneira qualitativa para si e para o grupo que o cerca. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que a escola deve:
A) empreender prazerosamente o hábito de pensar, refletir e dialogar coletivamente bem como apresentar
fundamentos para a construção da cidadania dos indivíduos.
B) empreender o esforço para aprimorar, apenas, o caráter de individualidade em cada aluno.
C) incentivar apenas atividades que favoreçam a entrada do indivíduo no mercado de trabalho.
D) oferecer ao indivíduo apenas o exercício do aprendizado para a vida profissional.
E) incentivar, apenas, atividades de ensino para o exercício de atividades domésticas.

14. A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial, par a denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse índice é analisado a partir dos indicadores sociais, como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição do conhecimento e expectativa de vida. Sobre os organismos responsáveis pela avaliação dos dados desses países, são organizações internacionais:
A) ONU (Organizações das Nações Unidas) e UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
B) OEA (Organização dos Estados Americanos) e OMS (Organização Mundial de Saúde).
C) OIT (Organização Internacional do Trabalho) e OMT (Organização Mundial do Trabalho).
D) OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e OEA (Organização dos Estados Americanos).
E) FMI (Fundo Monetário Internacional) e OMC (Organização Mundial do Comércio).

15. Estratificação Social indica a existência de diferenças de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social:
A) Estratificação Econômica, Estratificação Política e Estratificação Profissional.
B) Estratificação por Status Social, Estratificação por Gênero e Estratificação Econômica.
C) Estratificação Política, Estratificação por Status Social e Estratificação Institucional.
D) Estratificação Instrucional, Estratificação Instrucional e Estratificação Econômica.
E) Estratificação por Gênero, Estratificação Política e Estratificação Institucional.

16. “Na Indústria Cultural, a perspectiva capitalista domina os “bens culturais”, os espectadores são vistos cada vez mais como consumidores. Consomem as ideias e os conceitos dominantes, veiculados pelos meios de comunicação de massa. Presa à necessidade de ser vendável, a cultura de massa se “normaliza”, se tecnifica e tende a apontar para um senso comum, uma “fórmula do sucesso”.

Segundo a afirmação acima, assinale a alternativa que identifica a finalidade da Indústria Cultural.
A) Proporcionar às pessoas necessidades do sistema vigente em consumir constantemente.
B) Criar valores irrefutáveis de vida simples e de lazer familiares.
C) Utilizar só os bens necessários para se ter uma vida feliz.
D) Garantir a continuidade dos produtos tradicionais que têm valor histórico.
E) Aumentar o nível social das pessoas através da otimização do uso dos bens duráveis.

17. Assinale a opção CORRETA a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A) A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno, e seus membros mantêm contato face a face.
B) A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se, ainda mais , ao longo da vida.
C) A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família pela opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.
E) família não tem influência na opção religiosa do indivíduo.

18. Os chamados novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da floresta amazônica, dentre outros. Sobre esses Movimentos, leia as proposições e conclua.

I II
0 0 São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
1 1 São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
2 2 São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
3 3 São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
4 4 São movimentos que querem restaurar o poder do Estado-Militarista.
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01. Sobre o surgimento da Sociologia, convém afirmar que ela surge no bojo de todo um longo processo histórico da sociedade moderna, contudo é necessário ressaltar que os seres humanos sempre elaboraram ideias sobre a sociedade em épocas passadas com a filosofia grega, passando pela sabedoria oriental e pela filosofia medieval. Portanto, sobre o seu advento, é CORRETO afirmar que ela nasce no momento de transição da sociedade:
A) feudal para a sociedade capitalista.
B) mercantilista para a sociedade capitalista.
C) renascentista para a sociedade iluminista.
D) teocêntrica para a sociedade antropocêntrica.
E) feudal para a sociedade mercantilista.

02. Segundo pondera Karl Marx,
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida, social, política e intelectual
em geral”.
Essa tese resume a sua teoria da história que é também de nominada de:
A) socialismo científico.
B) materialismo histórico.
C) racionalismo cartesiano.
D) fenomenologia do espírito.
E) individualismo metodológico.

03. Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
A) a Revolução dos Cravos e a Revolução Moçambicana.
B) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
C) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
D) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
E) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

04. Émile Durkheim (1858-1917) aborda, no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico, o
conceito de:
A) caos social.
B) realidade social.
C) fato social.
D) arrogância social.
E) ganância social.

05. Comunidades geralmente são grupos formados por familiares, amigos e vizinhos que possuem um elevado grau de proximidade uns com os outros. Nas comunidades, as normas de convivência e de conduta de seus membros estão interligadas à tradição, religião, ao consenso e respeito mútuo. Por outro, nas sociedades, é totalmente diferente; esse contato não existe, prevalecendo os acordos racionais de interesses. Não há o estabelecimento de relações pessoais e, na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo, fato que marca a comunidade. Por isso, é fundamental haver um aparato de leis e normas para regularem a conduta dos indivíduos que vivem em sociedade. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o responsável em desempenhar o papel do regulador dessas relações é:
A) o Estado.
B) a Igreja católica apostólica romana.
C) o Ministério da Justiça.
D) o Ministério Público.
E) o Juizado de pequenas causas.

06. A socialização, quando completa, transforma-se em interação e cria, entre os indivíduos de um mesmo
grupo, laços de solidariedade e unidade grupal. Forma-se, então, a consciência grupal que aumenta a
cooperação e acomoda os conflitos que possam surgir. Assim sendo, os processos sociais, por meio dos
quais se dá a interação social, são:

1- COMPETIÇÃO, 2 - CONFLITO, 3- ACOMODAÇÃO, 4- ASSIMILAÇÃO.
Sobre isso, analise as proposições e conclua.

I II
0 0 Na COMPETIÇÃO, cada membro de um grupo sente a necessidade de sobrepujar os outros ou, pelo menos, de “não ficar atrás”. A competição é a mola mestra do progresso. É a luta pela vida.
1 1 O CONFLITO é uma competição consciente entre indivíduos e grupos que visam à sujeição ou destruição do rival. A vida moderna leva o homem a constantes conflitos.
2 2 ACOMODAÇÃO é todo processo que nos conduz ao aumento do conflito. Consiste na rejeição para evitar novos conflitos. Favorece o conflito mútuo. É o controle do indivíduo sobre os atos, as atitudes, os sentimentos, as ideias dos outros.
3 3 A ASSIMILAÇÃO é adaptação total do indivíduo ao novo grupo e envolve integração de novos conceitos e novas ações na personalidade individual.
4 4 A ACOMODAÇÃO, com o tempo, transforma-se em assimilação.

07. Sobre a necessidade de estudar sociologia como argumento para a construção de cidadania, segundo Costa (1997. p. 37).

“o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive”.

Assim as disciplinas de sociologia, incluídas no currículo do ensino médio, podem favorecer uma ação
A) qualitativa da educação no exercício da cidadania.
B) desqualificadora da educação e não ajudaria nos processos de construção da cidadania.
C) inibidora da educação para a construção da cidadania.
D) pejorativa para a construção da cidadania.
E) quantitativa auxiliar para a construção da cidadania.

08. O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção
A) asiático.
B) camponês.
C) mercantilista.
D) capitalista.
E) socialista.

09. A afirmação, segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade, refere-se à(a):
A) tirania.
B) plutocracia.
C) cidadania.
D) bonapartismo.
E) monarquia.

10. Leia com atenção a afirmação entre aspas.

“As classes sociais expressam, no sentido preciso, a forma, como as desigualdades se estruturam nas sociedades capitalistas. Dependendo de cada situação histórica, podem se encontrar muitas classes no interior dessas sociedades. Entretanto, pelo fato de serem capitalistas, isto é, de serem regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes, em que a propriedade privada é o fundamento e o bem maior a ser preservado, pode-se afirmar que existem duas classes fundamentais: a burguesia (que personifica o capital) e o proletariado (que personifica o trabalho assalariado)”

O autor dessas ideias foi:
A) Max Weber.
B) Émile Durkheime.
C) Augusto Comte.
D) John Loke.
E) Karl Marx.

11. Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente de outros grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidos entre si. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que existem três tipos de agregados sociais:

A) multidão, público e massa.
B) turba, conglomerado e aglomeração.
C) associação, conglomerado e organização.
D) agrupamento, aglomeração e conglomerado.
E) grupo social, turba e conglomerado.

12. Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social. Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem, ao menos, três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais pode se citar, não necessariamente em ordem de importância:

I II
0 0 a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte.
1 1 a sociologia compreensiva, iniciada por Max Weber.
2 2 a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx.
3 3 a dialética do concreto, de Pierre Bourieur.
4 4 a teoria do imaginário, de Cornelius Castoriadis.

13. Sobre a Instituição Escolar, afirma-se que é uma instituição na qual devem ser desenvolvidas as atitudes ligadas ao pensamento, de forma que o indiví duo possa se situar no espaço e no tempo em que vive de maneira qualitativa para si e para o grupo que o cerca. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que a escola deve:
A) empreender prazerosamente o hábito de pensar, refletir e dialogar coletivamente bem como apresentar
fundamentos para a construção da cidadania dos indivíduos.
B) empreender o esforço para aprimorar, apenas, o caráter de individualidade em cada aluno.
C) incentivar apenas atividades que favoreçam a entrada do indivíduo no mercado de trabalho.
D) oferecer ao indivíduo apenas o exercício do aprendizado para a vida profissional.
E) incentivar, apenas, atividades de ensino para o exercício de atividades domésticas.

14. A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial, par a denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse índice é analisado a partir dos indicadores sociais, como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição do conhecimento e expectativa de vida. Sobre os organismos responsáveis pela avaliação dos dados desses países, são organizações internacionais:
A) ONU (Organizações das Nações Unidas) e UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
B) OEA (Organização dos Estados Americanos) e OMS (Organização Mundial de Saúde).
C) OIT (Organização Internacional do Trabalho) e OMT (Organização Mundial do Trabalho).
D) OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e OEA (Organização dos Estados Americanos).
E) FMI (Fundo Monetário Internacional) e OMC (Organização Mundial do Comércio).

15. Estratificação Social indica a existência de diferenças de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social:
A) Estratificação Econômica, Estratificação Política e Estratificação Profissional.
B) Estratificação por Status Social, Estratificação por Gênero e Estratificação Econômica.
C) Estratificação Política, Estratificação por Status Social e Estratificação Institucional.
D) Estratificação Instrucional, Estratificação Instrucional e Estratificação Econômica.
E) Estratificação por Gênero, Estratificação Política e Estratificação Institucional.

16. “Na Indústria Cultural, a perspectiva capitalista domina os “bens culturais”, os espectadores são vistos cada vez mais como consumidores. Consomem as ideias e os conceitos dominantes, veiculados pelos meios de comunicação de massa. Presa à necessidade de ser vendável, a cultura de massa se “normaliza”, se tecnifica e tende a apontar para um senso comum, uma “fórmula do sucesso”.

Segundo a afirmação acima, assinale a alternativa que identifica a finalidade da Indústria Cultural.
A) Proporcionar às pessoas necessidades do sistema vigente em consumir constantemente.
B) Criar valores irrefutáveis de vida simples e de lazer familiares.
C) Utilizar só os bens necessários para se ter uma vida feliz.
D) Garantir a continuidade dos produtos tradicionais que têm valor histórico.
E) Aumentar o nível social das pessoas através da otimização do uso dos bens duráveis.

17. Assinale a opção CORRETA a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A) A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno, e seus membros mantêm contato face a face.
B) A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se, ainda mais , ao longo da vida.
C) A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família pela opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.
E) família não tem influência na opção religiosa do indivíduo.

18. Os chamados novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da floresta amazônica, dentre outros. Sobre esses Movimentos, leia as proposições e conclua.

I II
0 0 São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
1 1 São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
2 2 São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
3 3 São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
4 4 São movimentos que querem restaurar o poder do Estado-Militarista.
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2 comentários:

matheus disse...

coloca os gabaritos né fera

Camila disse...

Ficou tudo lindo *-* só falta o gabarito D: