sábado, novembro 27, 2010

Questões de História - Vestibular Seriado - UPE (1º Ano).

1. O Historiador, em seu trabalho de construção do conhecimento, busca informações sobre o passado nas fontes históricas. Sobre a relação do historiador com as fontes, é correto afirmar que
A) só interessa ao historiador a análise de fontes escritas oficiais , já que essas lhe fornecem a garantia de veracidade das informações nelas contidas.
B) as fontes materiais só são úteis para o trabalho do arqueólogo, sendo dispensadas por historiadores em suas análises.
C) a Escola dos Annales ampliou, no início do século XX, o conceito e a natureza das fontes históricas, partindo de uma perspectiva mais diversificada da análise e utilização destas.
D) só os historiadores economicistas fazem uso de fontes de natureza seriada.
E) o conhecimento histórico pode ser produzido sem a análise de fontes que forneçam informações sobre o período estudado.

2. Na pré-história, os homens foram, num lento processo, aprendendo a dominar os ciclos da natureza. Assim, a agricultura e a criação de animais se apresentaram como expressões importantes dessa ação. Posto isto, seria CORRETO afirmar que:
A) na idade dos metais , a caça e a pesca se firmaram como principais armas na estratégia da sobrevivência.
B) os rios foram importantes para o desenvolvimento da agricultura e para o processo de sedentarização no neolítico.
C) a criação de animais perdeu impulso com o processo de sedentarização dos homens.
D) a caça era uma atividade na qual predominava a ação masculina e que desapareceu com a domesticação dos animais.
E) a revolução neolítica foi um processo que acelerou o crescente ato de controle do homem na produção dos seus alimentos.

3. Dentre os povos que habitaram a região da Mesopotâmia, podemos perceber uma diversidade de contribuições para a humanidade. Essas contribuições podem ser exemplificadas pelo:
A) desenvolvimento da escrita fonética por parte dos assírios.
B) fato de os sumérios terem escravizado os hebreus.
C) primor urbanístico por parte dos fenícios.
D) uso do direito por parte do primeiro império babilônico.
E) esplendor da filosofia entre os acádios.

4. Os hebreus tiveram um papel importante para a religião das sociedades contemporâneas, em especial ao desenvolverem o culto monoteísta. No processo de desenvolvimento do monoteísmo, podemos destacar o (a):
A) figura de Moisés como um dos construtores deste novo culto.
B) influência da religião egípcia sobre os hebreus.
C) presença de deuses fenícios no panteão hebraico, em especial após o cativeiro da Babilônia.
D) culto aos ancestrais como uma das práticas desse monoteísmo.
E) substituição do deus Javé por Ur no centro do culto hebraico.

5. O período republicano foi um dos mais conturbados da história da Roma antiga. Sobre a República Romana, suas tramas e personagens, é CORRETO afirmar que:
A) neste período, deu-se o ápice do processo de expansão territorial romana, processo esse que aumentou a oferta de escravos para a república.
B) o senado se apresentava como uma instituição fraca politicamente falando, sempre dependente de forças políticas estrangeiras.
C) Júlio César caiu em declínio político após o fracasso da sua investida militar na região da Gália.
D) o cristianismo começou a se expandir em Roma, recrutando adeptos entre as classes mais populares.
E) os projetos de reforma agrária apresentados pelos irmãos Graco foram amplamente apoiados pelo senado, provocando uma revisão na estrutura fundiária da república romana.

6. A produção cultural grega encontrou no teatro uma das suas grandes manifestações. Sobre a dramaturgia produzida na Grécia antiga, em especial, no século V a.C., avalie as afirmações abaixo:
I II
0 0 O teatro na Grécia antiga, notadamente em Atenas, era uma atividade cultural de elites, tendo como público-alvo os eupátridas.
1 1 A obra “Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo tem na mitologia grega a sua inspiração de trama e personagens.
2 2 Sófocles teve em “Édipo Rei” um dos seus textos mais encenados e citados.
3 3 O cotidiano dos atenienses era retratado em vários textos teatrais , que hoje servem de fontes históricas para os historiadores.
4 4 Aristófanes foi o grande autor de tragédias e maior crítico dos textos teatrais de teor cômico.
7. Poder e saber têm entrelaçamentos importantes na formação da cultura e construção histórica da humanidade. Na Antiguidade Oriental, os sacerdotes das religiões dominantes:
A) influenciavam em muitas das decisões políticas, embora, no Egito, sua importância fosse secundária.
B) centralizavam a produção do saber, sem darem importância às questões econômicas e políticas.
C) conseguiam grande prestígio junto aos governantes, muitas vezes facilitando suas políticas de guerra.
D) criaram condições para a existência do saber filosófico, muito expressivo para o mundo da época.
E) foram grandes adversários das injustiças sociais, mantendo critérios éticos nos governos mais religiosos.

8. A filosofia grega teve grande influência no mundo ocidental, não sendo esquecida como ponto de reflexão para o homem contemporâneo. Entre seus filósofos, merece atenção a atuação dos sofistas que:
A) defenderam o centralismo político e acompanharam os valores do pensamento socrático.
B) demonstraram ser contrários à existência de uma verdade universal, favorecendo o relativismo ético.
C) tiveram influência na formulação do pensamento aristotélico devido à sua ligação com a democracia.
D) ocuparam espaços políticos nos governos da época, criando leis renovadoras e democráticas.
E) afirmaram o valor da cidadania, dando importância à verdade política vinda das assembleias.

9. A Reforma Protestante não apenas abalou os poderes da Igreja Católica como também contribuiu para:
A) a colonização inglesa na América.
B) o fortalecimento do poder da nobreza na Europa.
C) a radicalização das ideias liberais.
D) a manutenção do analfabetismo na Europa.
E) as fortes mudanças políticas na Península Ibérica.

10. O Renascimento renovou o mundo cultural e trouxe ideias políticas diferentes do mundo medieval. No campo da literatura, o Decamerão tornou-se um marco, sendo lido até hoje. No seu livro famoso, o italiano Boccaccio:
A) fez acusações ao catolicismo, sendo, inclusive, censurado pelo papa.
B) contribuiu para o surgimento de mudanças na forma de escrever, criticando os costumes da época.
C) afirmou a necessidade de derrubar a monarquia absolutista existente na Itália.
D) conseguiu transformar a literatura italiana que era marcada pela nostalgia.
E) seguiu as ideias de Erasmo, defendendo o fim do feudalismo e da escravidão.

11. O mundo moderno fez crescer os desejos de liberdade e provocou muitas lutas políticas até mesmo fora da Europa. A conquista dos povos da América.
I. trouxe a abertura de mercados e novas ideias de mundo, sem o uso da violência e da força política.
II. modificou, de imediato, a vida dos países conquistadores, tornando-os potências internacionais e imbatíveis.
III. fortaleceu a Igreja Católica, mantendo seu poder religioso em toda a América, sem oposições de outros grupos.
IV. consolidou o capitalismo já no século XVI, com a afirmação da mão-de-obra assalariada e o fim da escravidão europeia.
V. facilitou o contato entre povos de culturas diferentes, baseado na supremacia dos valores europeus.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) I, III, IV e V.
B) I e V.
C) II, III e V.
D) V.
E) I, II e V.

12. Com o fortalecimento da burguesia, o capitalismo foi construindo seus lugares de mando e enriquecimento, enfrentando seus opositores com a sedução dos seus produtos e sua astúcia política. Na Europa, o capitalismo.
0 0 consolidou-se de forma homogênea, nas grande nações europeias.
1 1 teve relações com os ideais trazidos por pensadores iluministas.
2 2 fez crescer o comércio e as ligações entre os diferente continentes.
3 3 repercutiu pouco nas transformações culturais e no cotidiano das pessoas.
4 4 destruiu preconceitos sociais e alijou a nobreza dos governos das potências.

13. O historiador aprofunda seus conhecimentos sobre a sociedade, utilizando-se da pesquisa e das análises teóricas, dialogando com as diferentes culturas existentes. Nesse sentido, o conhecimento histórico é:
A) importante para facilitar a convivência social, embora esteja restrito às reflexões sobre o passado e a suas culturas.
B) resultado de pesquisas em fontes escritas, nas quais se destaca a objetividade e a neutralidade científicas.
C) determinado pela singularidade das suas regras metodológicas, sem se articularem com outros saberes acadêmicos.
D) constituído de análises que permitem uma troca de conceitos entre os saberes diversos e atualizados.
E) fundamental para fazer uma projeção do futuro, afirmando princípios básicos para a construção das utopias.

14. A relação com a natureza é uma das mais definidoras dos caminhos seguidos da construção do fazer histórico. O trabalho humano é significativo para entender essas relações, pois:
A) favorece uma contínua luta por melhores condições, aumentando a competição entre as pessoas.
B) promove a expansão da cultura, exercitando a criatividade e a capacidade de superar obstáculos.
C) ajuda o crescimento do capitalismo, com a consolidação do individualismo produtivo e enriquecedor.
D) realiza mudanças significativas nos espaços da natureza, trazendo sempre benefícios para a cultura.
E) oferece condições para firmar a exploração da natureza, proporcionando um equilíbrio social definitivo.

15.Um estudo histórico da ocupação territorial do Brasil até os nossos dias nos mostra a:
A) homogeneidade étnica na formação da sua cultura.
B) formação de sociedades com culturas insignificantes.
C) multiplicidade de hábitos e organizações sociais.
D) falta de criatividade artística devido à mistura étnica.
E) prevalência das relações harmoniosas com a natureza.

16. Com a chegada dos colonizadores, houve um encontro de culturas e muitos choques marcados pela violência e incompreensão dos significados diferentes das organizações sociais em confronto. Na época da chegada de Portugal ao Brasil e das primeiras décadas da colonização, os indígenas brasileiros:
A) viviam em harmonia com a natureza, havendo uma grande homogeneidade entre seus grupos, impossibilitando a violência entre eles.
B) consideravam as mulheres seres inferiores, razão por que eram afastadas dos trabalhos na agricultura e no artesanato.
C) tinham uma cultura marcada pela oralidade, cultivando mandioca, milho, conhecendo o trabalho agrícola.
D) foram parceiros dos portugueses em muitas atividades, aceitando, sem problemas, a catequese dos jesuítas.
E) possuíam estruturas sociais semelhantes ao povo azteca, explorando já algumas riquezas minerais.

17. As contribuições da cultura grega foram importantes para a formação do Ocidente e têm ressonâncias até a contemporaneidade. Um dos seus filósofos mais conhecidos, Platão, defendia o(a) :
A) fim da aristocracia política.
B) instalação de governos democráticos.
C) realismo no estudo da vida humana.
D) aceitação da mitologia como verdadeira.
E) existência do mundo das idéias.

18. No Antigo Oriente Próximo, as religiões tiveram grande penetração na construção das sociedades. Entre os hebreus, a religião:
A) era importante para manutenção da unidade cultural.
B) foi significativa para justificar seus governos autoritários.
C) ficou restrita à consolidação do poder dos seus sacerdotes.
D) firmou-se, apenas, na fase monoteísta de forma superficial.
E) tinha semelhanças com a dos persas pelo antropomorfismo.

19. A formação do mundo medieval teve participação atuante da Igreja Católica, mesmo nas ações políticas e econômicas. A Igreja Católica:
I II
0 0 dominava as relações econômicas sem interferências da nobreza.
1 1 possuía uma boa parte das propriedades territoriais da época.
2 2 enfrentava resistências com a presença de heresias religiosas.
3 3 centralizava o poder político, condenando a desigualdade social.
4 4 defendia o lucro nas transações agrícolas e comerciais.
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1. O Historiador, em seu trabalho de construção do conhecimento, busca informações sobre o passado nas fontes históricas. Sobre a relação do historiador com as fontes, é correto afirmar que
A) só interessa ao historiador a análise de fontes escritas oficiais , já que essas lhe fornecem a garantia de veracidade das informações nelas contidas.
B) as fontes materiais só são úteis para o trabalho do arqueólogo, sendo dispensadas por historiadores em suas análises.
C) a Escola dos Annales ampliou, no início do século XX, o conceito e a natureza das fontes históricas, partindo de uma perspectiva mais diversificada da análise e utilização destas.
D) só os historiadores economicistas fazem uso de fontes de natureza seriada.
E) o conhecimento histórico pode ser produzido sem a análise de fontes que forneçam informações sobre o período estudado.

2. Na pré-história, os homens foram, num lento processo, aprendendo a dominar os ciclos da natureza. Assim, a agricultura e a criação de animais se apresentaram como expressões importantes dessa ação. Posto isto, seria CORRETO afirmar que:
A) na idade dos metais , a caça e a pesca se firmaram como principais armas na estratégia da sobrevivência.
B) os rios foram importantes para o desenvolvimento da agricultura e para o processo de sedentarização no neolítico.
C) a criação de animais perdeu impulso com o processo de sedentarização dos homens.
D) a caça era uma atividade na qual predominava a ação masculina e que desapareceu com a domesticação dos animais.
E) a revolução neolítica foi um processo que acelerou o crescente ato de controle do homem na produção dos seus alimentos.

3. Dentre os povos que habitaram a região da Mesopotâmia, podemos perceber uma diversidade de contribuições para a humanidade. Essas contribuições podem ser exemplificadas pelo:
A) desenvolvimento da escrita fonética por parte dos assírios.
B) fato de os sumérios terem escravizado os hebreus.
C) primor urbanístico por parte dos fenícios.
D) uso do direito por parte do primeiro império babilônico.
E) esplendor da filosofia entre os acádios.

4. Os hebreus tiveram um papel importante para a religião das sociedades contemporâneas, em especial ao desenvolverem o culto monoteísta. No processo de desenvolvimento do monoteísmo, podemos destacar o (a):
A) figura de Moisés como um dos construtores deste novo culto.
B) influência da religião egípcia sobre os hebreus.
C) presença de deuses fenícios no panteão hebraico, em especial após o cativeiro da Babilônia.
D) culto aos ancestrais como uma das práticas desse monoteísmo.
E) substituição do deus Javé por Ur no centro do culto hebraico.

5. O período republicano foi um dos mais conturbados da história da Roma antiga. Sobre a República Romana, suas tramas e personagens, é CORRETO afirmar que:
A) neste período, deu-se o ápice do processo de expansão territorial romana, processo esse que aumentou a oferta de escravos para a república.
B) o senado se apresentava como uma instituição fraca politicamente falando, sempre dependente de forças políticas estrangeiras.
C) Júlio César caiu em declínio político após o fracasso da sua investida militar na região da Gália.
D) o cristianismo começou a se expandir em Roma, recrutando adeptos entre as classes mais populares.
E) os projetos de reforma agrária apresentados pelos irmãos Graco foram amplamente apoiados pelo senado, provocando uma revisão na estrutura fundiária da república romana.

6. A produção cultural grega encontrou no teatro uma das suas grandes manifestações. Sobre a dramaturgia produzida na Grécia antiga, em especial, no século V a.C., avalie as afirmações abaixo:
I II
0 0 O teatro na Grécia antiga, notadamente em Atenas, era uma atividade cultural de elites, tendo como público-alvo os eupátridas.
1 1 A obra “Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo tem na mitologia grega a sua inspiração de trama e personagens.
2 2 Sófocles teve em “Édipo Rei” um dos seus textos mais encenados e citados.
3 3 O cotidiano dos atenienses era retratado em vários textos teatrais , que hoje servem de fontes históricas para os historiadores.
4 4 Aristófanes foi o grande autor de tragédias e maior crítico dos textos teatrais de teor cômico.
7. Poder e saber têm entrelaçamentos importantes na formação da cultura e construção histórica da humanidade. Na Antiguidade Oriental, os sacerdotes das religiões dominantes:
A) influenciavam em muitas das decisões políticas, embora, no Egito, sua importância fosse secundária.
B) centralizavam a produção do saber, sem darem importância às questões econômicas e políticas.
C) conseguiam grande prestígio junto aos governantes, muitas vezes facilitando suas políticas de guerra.
D) criaram condições para a existência do saber filosófico, muito expressivo para o mundo da época.
E) foram grandes adversários das injustiças sociais, mantendo critérios éticos nos governos mais religiosos.

8. A filosofia grega teve grande influência no mundo ocidental, não sendo esquecida como ponto de reflexão para o homem contemporâneo. Entre seus filósofos, merece atenção a atuação dos sofistas que:
A) defenderam o centralismo político e acompanharam os valores do pensamento socrático.
B) demonstraram ser contrários à existência de uma verdade universal, favorecendo o relativismo ético.
C) tiveram influência na formulação do pensamento aristotélico devido à sua ligação com a democracia.
D) ocuparam espaços políticos nos governos da época, criando leis renovadoras e democráticas.
E) afirmaram o valor da cidadania, dando importância à verdade política vinda das assembleias.

9. A Reforma Protestante não apenas abalou os poderes da Igreja Católica como também contribuiu para:
A) a colonização inglesa na América.
B) o fortalecimento do poder da nobreza na Europa.
C) a radicalização das ideias liberais.
D) a manutenção do analfabetismo na Europa.
E) as fortes mudanças políticas na Península Ibérica.

10. O Renascimento renovou o mundo cultural e trouxe ideias políticas diferentes do mundo medieval. No campo da literatura, o Decamerão tornou-se um marco, sendo lido até hoje. No seu livro famoso, o italiano Boccaccio:
A) fez acusações ao catolicismo, sendo, inclusive, censurado pelo papa.
B) contribuiu para o surgimento de mudanças na forma de escrever, criticando os costumes da época.
C) afirmou a necessidade de derrubar a monarquia absolutista existente na Itália.
D) conseguiu transformar a literatura italiana que era marcada pela nostalgia.
E) seguiu as ideias de Erasmo, defendendo o fim do feudalismo e da escravidão.

11. O mundo moderno fez crescer os desejos de liberdade e provocou muitas lutas políticas até mesmo fora da Europa. A conquista dos povos da América.
I. trouxe a abertura de mercados e novas ideias de mundo, sem o uso da violência e da força política.
II. modificou, de imediato, a vida dos países conquistadores, tornando-os potências internacionais e imbatíveis.
III. fortaleceu a Igreja Católica, mantendo seu poder religioso em toda a América, sem oposições de outros grupos.
IV. consolidou o capitalismo já no século XVI, com a afirmação da mão-de-obra assalariada e o fim da escravidão europeia.
V. facilitou o contato entre povos de culturas diferentes, baseado na supremacia dos valores europeus.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) I, III, IV e V.
B) I e V.
C) II, III e V.
D) V.
E) I, II e V.

12. Com o fortalecimento da burguesia, o capitalismo foi construindo seus lugares de mando e enriquecimento, enfrentando seus opositores com a sedução dos seus produtos e sua astúcia política. Na Europa, o capitalismo.
0 0 consolidou-se de forma homogênea, nas grande nações europeias.
1 1 teve relações com os ideais trazidos por pensadores iluministas.
2 2 fez crescer o comércio e as ligações entre os diferente continentes.
3 3 repercutiu pouco nas transformações culturais e no cotidiano das pessoas.
4 4 destruiu preconceitos sociais e alijou a nobreza dos governos das potências.

13. O historiador aprofunda seus conhecimentos sobre a sociedade, utilizando-se da pesquisa e das análises teóricas, dialogando com as diferentes culturas existentes. Nesse sentido, o conhecimento histórico é:
A) importante para facilitar a convivência social, embora esteja restrito às reflexões sobre o passado e a suas culturas.
B) resultado de pesquisas em fontes escritas, nas quais se destaca a objetividade e a neutralidade científicas.
C) determinado pela singularidade das suas regras metodológicas, sem se articularem com outros saberes acadêmicos.
D) constituído de análises que permitem uma troca de conceitos entre os saberes diversos e atualizados.
E) fundamental para fazer uma projeção do futuro, afirmando princípios básicos para a construção das utopias.

14. A relação com a natureza é uma das mais definidoras dos caminhos seguidos da construção do fazer histórico. O trabalho humano é significativo para entender essas relações, pois:
A) favorece uma contínua luta por melhores condições, aumentando a competição entre as pessoas.
B) promove a expansão da cultura, exercitando a criatividade e a capacidade de superar obstáculos.
C) ajuda o crescimento do capitalismo, com a consolidação do individualismo produtivo e enriquecedor.
D) realiza mudanças significativas nos espaços da natureza, trazendo sempre benefícios para a cultura.
E) oferece condições para firmar a exploração da natureza, proporcionando um equilíbrio social definitivo.

15.Um estudo histórico da ocupação territorial do Brasil até os nossos dias nos mostra a:
A) homogeneidade étnica na formação da sua cultura.
B) formação de sociedades com culturas insignificantes.
C) multiplicidade de hábitos e organizações sociais.
D) falta de criatividade artística devido à mistura étnica.
E) prevalência das relações harmoniosas com a natureza.

16. Com a chegada dos colonizadores, houve um encontro de culturas e muitos choques marcados pela violência e incompreensão dos significados diferentes das organizações sociais em confronto. Na época da chegada de Portugal ao Brasil e das primeiras décadas da colonização, os indígenas brasileiros:
A) viviam em harmonia com a natureza, havendo uma grande homogeneidade entre seus grupos, impossibilitando a violência entre eles.
B) consideravam as mulheres seres inferiores, razão por que eram afastadas dos trabalhos na agricultura e no artesanato.
C) tinham uma cultura marcada pela oralidade, cultivando mandioca, milho, conhecendo o trabalho agrícola.
D) foram parceiros dos portugueses em muitas atividades, aceitando, sem problemas, a catequese dos jesuítas.
E) possuíam estruturas sociais semelhantes ao povo azteca, explorando já algumas riquezas minerais.

17. As contribuições da cultura grega foram importantes para a formação do Ocidente e têm ressonâncias até a contemporaneidade. Um dos seus filósofos mais conhecidos, Platão, defendia o(a) :
A) fim da aristocracia política.
B) instalação de governos democráticos.
C) realismo no estudo da vida humana.
D) aceitação da mitologia como verdadeira.
E) existência do mundo das idéias.

18. No Antigo Oriente Próximo, as religiões tiveram grande penetração na construção das sociedades. Entre os hebreus, a religião:
A) era importante para manutenção da unidade cultural.
B) foi significativa para justificar seus governos autoritários.
C) ficou restrita à consolidação do poder dos seus sacerdotes.
D) firmou-se, apenas, na fase monoteísta de forma superficial.
E) tinha semelhanças com a dos persas pelo antropomorfismo.

19. A formação do mundo medieval teve participação atuante da Igreja Católica, mesmo nas ações políticas e econômicas. A Igreja Católica:
I II
0 0 dominava as relações econômicas sem interferências da nobreza.
1 1 possuía uma boa parte das propriedades territoriais da época.
2 2 enfrentava resistências com a presença de heresias religiosas.
3 3 centralizava o poder político, condenando a desigualdade social.
4 4 defendia o lucro nas transações agrícolas e comerciais.
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2 comentários:

Bruna Mary disse...

Oi, poderia postar o gabarito? Ficaria muito agradecida.

Diva disse...

Ola poderia postar o gabarito por favor obrigada!