quinta-feira, março 03, 2011

Resumo Sobre o Brasil Contemporâneo (Sarney à FHC).

GOVERNO DE JOSÉ SARNEY – 1985/1990

Sabe-se que a ascensão de José Sarney ao poder executivo federal se deu devido à morte do presidente Tancredo Neves, que representou o primeiro civil na presidência após os governos militares no país. Sem grande apoio popular, o presidente Sarney iniciou o período político do Brasil conhecido como a Nova República. Nesse contexto, ampliar o processo de redemocratização do Brasil seria a tarefa política de qualquer governante nesse período. Entretanto, a questão econômica do país, era sim, um fato que merecia uma atenção bastante objetiva, haja vista, as péssimas heranças que os governos passados deixaram na economia nacional. A dívida externa manifestava uma inflação que chagou aos 200% ao ano.

Questões políticas do governo Sarney:

Eleições diretas no âmbito municipal e estadual.
Diminuiu as exigências para o surgimento de novos partidos políticos.
A Convocação de uma Assembléia Constituinte para a redação de uma nova Constituição para o Brasil.
Em fevereiro de 1987 a Assembléia Constituinte daria inicio aos trabalhos para a construção da então Constituição Vigente a de 1988 – também conhecida como a Constituição Cidadã.

Questões econômicas do governo Sarney:

Visando salvar a economia do país, o governo Sarney, foi marcado pelo Plano Cruzado (1986). A moeda brasileira antes se chamava Cruzeiro, essa cifra perdeu três zeros, dando origem a uma nova moeda, chamada de Cruzado.
Tentando efetivar um controle maior do jogo financeiro, o governo passou a determinar um congelamento dos preços e de salários, tentando assim manter um equilíbrio entre esses dois fatores. O plano Cruzado almejava conter a inflação e ampliar o poder de compra salarial da população, principalmente com a fiscalização dos preços (Os fiscais de Sarney).
Entretanto, a despeito dessa suposta melhoria, os empresários estavam lucrando cada vez menos devido à rápida desvalorização de seus produtos. O resultado disso foi o desabastecimento generalizado que esvaziou as pratelerias de todos os recintos comerciais do país.Não tardou portanto para que o ágio aparecesse como valor adicional a ser cobrado sobre o preço congelado. Isso significava, na prática, o retorno da inflação.

O plano Cruzado II foi apresentado, devido a situação economica desse periodo, onde o governo optou em liberar os preços dos serviçoes e produtos e interviu menos nas relações comerciais. Passou a aumentar impostos, além de contar com uma balnça comercial bastante desvfavorável.
O Plano Bresser foi uma outra medida economica do então desacreditado governo Sarney que passou a controlar preços por um periodo de 2 meses, aumentou impostos publicos e passou a negociar com o FMI. Tais medidas não reverteu a situação. O clima ja era desfavoravel para a economia nacional. E o último pacote economico ficou conhecido como o Plano Verão que passou a criar a nova moeda – o Cruzado Novo. Além disso as privatizações promoviam um menor gasto publico em setores estratégicos, abrindo a economia brasileira nos moldes neo liberais.

GOVERNO DE FERNANDO COLLOR DE MELLO – 1990/1992

Primeiro governo civil, eleito pelo voto direto, desde a década de 1960, legitimado pela Constituição de 1988, o governo Collor se efetiva em um momento de grande esperança para o povo brasileiro. Principalmente os que viveram durante os regimes militares. Vencendo as eleições de 1989 no segundo turno, que disputou contra o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, por meio de uma plataforma de campanha baseada na moralização do sistema político brasileiro e o fim da inflação monetária.

Também conhecido como a República das Alagoas, Collor no inicio de seu governo, não conseguiu formar uma equipe política expressiva. Em muitos casos a vitória de Collor, segundo alguns historiadores, representou um erro político do Brasil, mostrando que ainda estávamos “engatinhando” no processo de consolidação de uma democracia direta forte. Suas ações se baseavam na idéia neoliberal de redução do poder estatal na economia, eliminação dos controles burocráticos e abertura econômica ao capital estrangeiro. Tudo em nome da modernização do Brasil.

No entanto, a principal marca do Governo Collor, sem dúvidas, está ligada ao congelamento das contas correntes e cadernetas de poupanças, por um prazo de um ano, além do envolvimento do presidente e seus aliados em escândalos de corrupção (caso PC Farias) e negociações desonestas.
O Plano Collor, também não surtiu o efeito de controlar a inflação e com indícios de corrupção e desvio de dinheiro publico, é criado a CPI para se investigar a veracidade das informações a respeito do presidente.
A partir daí, o processo do impeachment do presidente tão carismático passou a ser a palavra de ordem dos grupos opositores ao governo. A votação de 441 votos contra o presidente e apenas 38 a favor destituiu Collor do poder, e o vice-presidente – Itamar Franco assumia até então os rumos do Brasil.

GOVERNO DE ITAMAR FRANCO – 1992/1994

De temperamento difícil e de postura nacionalista, Itamar atenuou o programa de abertura e privatizações da economia, como também, a continuidade ao processo de democratização. É válido ressaltar a ocorrência dos plebiscitos em 1993 que a população iria escolher se o país seria regido por uma Monarquia ou Republica, e um governo Presidencialista ou Parlamentarista.
Entretanto a questão econômica ainda era um grande problema para o governo brasileiro. Tal problemática passou a ser trabalhado pelo então ministro da Fazenda, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso que se destacou politicamente devido ao Plano Real.
Mas uma vez o Brasil passou a ter uma nova moeda – O Real que representou a consolidação de uma política neoliberal alicerçada em privatizações, elevação de taxas de juros e abertura da economia ás importações.  No entanto, além de equilibrar a economia e favorecer uma popularidade ao governo de Itamar, o presidente também sofreu denuncias sobre esquemas de desvio de verbas publicas para empresas filantrópicas fantasmas.
De uma forma ampla, podemos afirmar que o “sucesso” do Plano real, favoreceu a ascensão de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994 para a presidência do país. Além disso, o pequeno governo de Itamar Franco também foi marcado por projetos de combate a miséria, junto com a participação do sociólogo Betinho. Diga-se de passagem que o seu governo não foi alvo de escândalos de corrupção.

GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – 1994/2002.
FHC foi empossado presidente no dia 1 de janeiro de 1995, tendo nos dois mandatos como vice-presidente o ex-governador de Pernambuco e senador Marco Maciel, do PFL. Na cerimônia de posse, no Congresso Nacional, FHC prometeu acabar com a fome e a miséria no Brasil. Reafirmou compromissos de campanha e disse que sua eleição representou uma "opção clara dos eleitores pela continuidade do Plano Real". Já como presidente, deu posse a seus ministros, dos quais o mais aplaudido foi o então ministros dos esportes, Pelé. Os primeiros atos do presidente foram a extinção da Legião Brasileira de Assistência LBA e dos ministérios do Bem-Estar Social e da Integração Regional.


Nos primeiros anos de governo FHC, a preocupação com a questão econômica marcou profundamente a agenda publica, na questão política, a estratégia governista era apenas em manter uma base consolidada no Congresso Nacional e no Senado, a fim de conseguir aprovação de Emendas Constitucionais.

A anexação da economia brasileira ao mercado neoliberal, fomentava a abertura ao capital estrangeiro e ao processo de privatizações de empresas estatais como também a quebra do fim do monopólio do Petróleo. Além disso a reeleição também foi um fator marcante no governo FHC.

Com uma forte análise econômica, a questão das políticas sociais, não protagonizavam de forma ideal na agenda publica, gerando vários conflitos com os Movimentos Sociais, tanto no campo, quanto na cidade.

Outro ponto importante, desse período está ligada ao surgimento do MERCOSUL – Mercado Comum do Sul – acordo entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai que tinha como meta a comercialização de mercadorias sem impostos de importações a partir de 2001. È válido ressaltar que essa formação de grupos econômicos supranacionais respondia uma característica condizente nesse período, no que diz respeito a formação de blocos econômicos no mundo (CEE, EU, ALCA etc.)

Durante o segundo governo de FHC, os dados sociais do Brasil eram bastante negativos. Desemprego, violência, não crescimento econômico etc. Com as privatizações visando combater o Déficit público, causou um crescimento notório da divida publica brasileira, desvalorizando assim o Real.

EXERCÍCIOS

01. Durante o debate que antecederam a convocação da Assembléia Constituinte que se instalou em 1º de Fevereiro de 1987, uma reivindicação da sociedade civil se impôs:

A) Os deputados e senadores que não demonstrassem uma participação ativa nos debates e nas comissões tivessem seus mandatos cassados, não podendo voltar a exercer cargo parlamentar durante oito anos.
B) Fosse convocada esta Assembléia exclusivamente para elaborar a nova Constituição e que, depois de aprovada, a Assembléia fosse dissolvida e novas eleições fossem realizadas para compor o Congresso Nacional.
C) Houvesse uma escolha de deputados e senadores proporcional por categoria profissional como também por setores excluídos da sociedade, deixando apenas uma pequena parcela de vagas para os candidatos dos partidos.
D) Antes de terem início os trabalhos constituintes, fossem aprovados uma Reforma Agrária, que contemplasse amplos setores de trabalhadores sem terra, de forma a diminuir as tensões sociais e, dessa forma, os Constituintes não fossem alvo das pressões populares.
E) A Igreja Católica fosse a responsável por encaminhar todas as propostas oriundas dos setores populares que estavam organizados em Comunidades Eclesiais de Base.


02. Dentre os fatores que favoreceram a vitória, por reduzida margem de votos, de Fernando Collor de Mello sobre Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições em 1889, apontamos:

a) as táticas amedrontadoras de Collor sobre o eleitorado conservador, o confronto ideológico e o apoio da mídia.
b) a oposição do governo norte-americano ao candidato Collor de Mello, já que este se posicionava contra o modelo neoliberal.
c) a proposta social de Collor, francamente favorável à reforma agrária, e a defesa de um maior papel do Estado na economia.
d) a convicção de Lula de privatizar estatais e o discurso moralizante assustaram os segmentos mais ilustrados da classe média.
e) Lula e Collor tinham em comum o apoio das massas, mas a proposta de Lula de abertura total do mercado impediu o apoio da burguesia nacional a sua candidatura.

03. “Ainda somos uma nação jovem, mas, nas palavras das Escrituras, chegou a hora de acabar com as coisas de menino. Chegou a hora de reafirmar nosso espírito resistente; de optar pela nossa melhor história; de levar adiante esse dom precioso, essa nobre idéia, passada de geração em geração: a promessa divina de que todos são livres, todos são iguais e todos merecem a chance de lutar por sua medida justa de felicidade.”

Discurso de posse do presidente dos EUA Barack Obama em 20/01/2009.
Na atualidade, no Brasil e no mundo, grande parte dos dirigentes políticos afirma apoiar os valores democráticos e a existência de uma sociedade liberal. Segundo eles, estes valores são o ponto de sustentação de suas políticas econômicas, administrativas e sociais. Os valores liberais estão claramente explicitados na seguinte alternativa:

a) Comunismo, autoritarismo e livre comércio
b) Sociedade de consumo, comunismo e mercantilismo
c) Liberalismo político, livre comércio e constituição
d) Absolutismo, livre comércio e constituição
e) Liberalismo político, comunismo e mercantilismo

04. O Brasil já passou por diversos planos econômicos ao longo de sua História. Muitos não conseguiram se manter em funcionamento durante muitos anos, outros, duraram somente um curto período de tempo, levando novamente ao aumento da inflação. Entretanto, em fins de 1993, sob o governo de Itamar Franco, entrou em vigência o plano Real. Acerca deste plano, é correto afirmar:

a) Atacou a ciranda financeira existente entre os bancos, aumentou juros e buscava diminuir a desigualdade social.
b) Diminuiu a inflação, trouxe estabilidade econômica mas as medidas adotadas trouxeram recessão econômica e grande número de fechamento de empresas.
c) Foi um programa de governo voltado para a diminuição da desigualdade social e, depois buscava a diminuição da inflação
d) Pode ser entendido como um plano de governo similar aos outros ocorridos na História do Brasil
e) Não diminuiu muito a inflação, servindo, apenas, para a manutenção das relações de poder existentes nas câmaras dos deputados como anteriormente ocorria.

05. Desde o inicio dos anos 1990, o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal são:

a) o pleno emprego e o desenvolvimento econômico, com base nos investimentos estatais e nas parcerias com o setor financeiro.
b) o controle da inflação e da dívida publica, a partir da redução dos impostos, da negociação da divida externa e da elevação salarial.
c) a redução da interferência do Estado na economia, à abertura ao capital externo e às privatizações, além da redução de gastos do Estado, através de reformas constitucionais.
d) os investimentos exclusivos na política de bem-estar social, expressos nos assentamentos dos sem terra e na Ação da Cidadania contra a Fome, privilegiando a redistribuição de renda e a permanência do homem no campo.
e) a valorização das organizações dos trabalhadores, visando construir parcerias na luta contra o desemprego.

06. Nas ultimas décadas, a sociedade, no Brasil tem vivido expectativas políticas de renovação, depois do período dominado pelo autoritarismo dos governos militares do pós-64. Sobre essas expectativas de renovação, podemos identificar como verdadeiras afirmativas:

a) A sociedade tem resistido ao forte esquema de propaganda política, não havendo influencia dessa pratica na escolha dos candidatos à Presidência da República.
b) Os partidos políticos defendem propostas viáveis de mudanças sociais, conscientizando seus eleitores e efetivando praticas políticas de cidadania.
c) Apesar do crescimento dos partidos, como o Partido dos Trabalhadores, ainda existem muitas dificuldades para mudar as praticas políticas tradicionais.
d) A presença da Televisão tem influenciado nos hábitos e nos costumes do cotidiano da sociedade, inclusive nas suas escolhas políticas.
e) Há movimentos sociais que atuam buscando melhorias nas condições de vida dos grupos maios pobres da sociedade, apresentando propostas diferentes das propostas dos partidos.

07. Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar que:

a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou a renuncia do presidente e à posse de seu vice José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o regime militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais, José Sarney e Paulo Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas forças Armadas, que fecharam, a questão em torno do nome de Sarney.

08. Geração Coca-Cola.

“Quando Nascemos fomos programados;
A receber o que vocês nos empurraram;
Com os enlatados dos USA, de 09 às 06...”
(Renato Russo).

O título e o fragmento da letra expressam a insatisfação e a visão crítica por parte da juventude brasileira da década de 1980, em relação a padrões de comportamento dominantes na sociedade.
Dois problemas característicos da juventude dessa década, que melhor justifica o rotulo Geração Coca-Cola, são:

a) decadência moral – rígido controle social.
b) pobreza econômica – limitações culturais.
c) alienação cultural – insatisfação política.
d) nacionalismo musical – falta de acesso à escola.

09. A Vitória de FHC nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a:

a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos desfavorecida.
b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos para o mercado brasileiro.
d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
e) queda do Plano real devido a adoção de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

10. Em julho de 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal de governo Fernando Henrique Cardoso. Identifique a opção que melhor define Privatização:

a) aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores.
b) apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro.
c) processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado – o mesmo que Estado mínimo.
d) processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores.
e) transferência do patrimônio publico para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros.

11. “O principal defeito do elefante é, como eu ia dizendo, o de certos políticos brasileiros: é um bicho interessante, mas come demais [...]. Tem um apetite latifundiário [...].” (BRAGA, Rubem. A Traição das elegantes.)

Esse fragmento de uma crônica de Rubem Braga refere-se:
a)Ao gigantismo do Estado brasileiro.
b)B) ao aspecto ingênuo da política e da sociedade brasileira.
c)Aos temas permanentes da vida geral dos povos.
d)A corrupção política e a desigualdade de riqueza no Brasil.
e)A uma situação política social ultrapassada na história brasileira.
########################################################################################################## 
 
GOVERNO DE JOSÉ SARNEY – 1985/1990

Sabe-se que a ascensão de José Sarney ao poder executivo federal se deu devido à morte do presidente Tancredo Neves, que representou o primeiro civil na presidência após os governos militares no país. Sem grande apoio popular, o presidente Sarney iniciou o período político do Brasil conhecido como a Nova República. Nesse contexto, ampliar o processo de redemocratização do Brasil seria a tarefa política de qualquer governante nesse período. Entretanto, a questão econômica do país, era sim, um fato que merecia uma atenção bastante objetiva, haja vista, as péssimas heranças que os governos passados deixaram na economia nacional. A dívida externa manifestava uma inflação que chagou aos 200% ao ano.

Questões políticas do governo Sarney:

Eleições diretas no âmbito municipal e estadual.
Diminuiu as exigências para o surgimento de novos partidos políticos.
A Convocação de uma Assembléia Constituinte para a redação de uma nova Constituição para o Brasil.
Em fevereiro de 1987 a Assembléia Constituinte daria inicio aos trabalhos para a construção da então Constituição Vigente a de 1988 – também conhecida como a Constituição Cidadã.

Questões econômicas do governo Sarney:

Visando salvar a economia do país, o governo Sarney, foi marcado pelo Plano Cruzado (1986). A moeda brasileira antes se chamava Cruzeiro, essa cifra perdeu três zeros, dando origem a uma nova moeda, chamada de Cruzado.
Tentando efetivar um controle maior do jogo financeiro, o governo passou a determinar um congelamento dos preços e de salários, tentando assim manter um equilíbrio entre esses dois fatores. O plano Cruzado almejava conter a inflação e ampliar o poder de compra salarial da população, principalmente com a fiscalização dos preços (Os fiscais de Sarney).
Entretanto, a despeito dessa suposta melhoria, os empresários estavam lucrando cada vez menos devido à rápida desvalorização de seus produtos. O resultado disso foi o desabastecimento generalizado que esvaziou as pratelerias de todos os recintos comerciais do país.Não tardou portanto para que o ágio aparecesse como valor adicional a ser cobrado sobre o preço congelado. Isso significava, na prática, o retorno da inflação.

O plano Cruzado II foi apresentado, devido a situação economica desse periodo, onde o governo optou em liberar os preços dos serviçoes e produtos e interviu menos nas relações comerciais. Passou a aumentar impostos, além de contar com uma balnça comercial bastante desvfavorável.
O Plano Bresser foi uma outra medida economica do então desacreditado governo Sarney que passou a controlar preços por um periodo de 2 meses, aumentou impostos publicos e passou a negociar com o FMI. Tais medidas não reverteu a situação. O clima ja era desfavoravel para a economia nacional. E o último pacote economico ficou conhecido como o Plano Verão que passou a criar a nova moeda – o Cruzado Novo. Além disso as privatizações promoviam um menor gasto publico em setores estratégicos, abrindo a economia brasileira nos moldes neo liberais.

GOVERNO DE FERNANDO COLLOR DE MELLO – 1990/1992

Primeiro governo civil, eleito pelo voto direto, desde a década de 1960, legitimado pela Constituição de 1988, o governo Collor se efetiva em um momento de grande esperança para o povo brasileiro. Principalmente os que viveram durante os regimes militares. Vencendo as eleições de 1989 no segundo turno, que disputou contra o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, por meio de uma plataforma de campanha baseada na moralização do sistema político brasileiro e o fim da inflação monetária.

Também conhecido como a República das Alagoas, Collor no inicio de seu governo, não conseguiu formar uma equipe política expressiva. Em muitos casos a vitória de Collor, segundo alguns historiadores, representou um erro político do Brasil, mostrando que ainda estávamos “engatinhando” no processo de consolidação de uma democracia direta forte. Suas ações se baseavam na idéia neoliberal de redução do poder estatal na economia, eliminação dos controles burocráticos e abertura econômica ao capital estrangeiro. Tudo em nome da modernização do Brasil.

No entanto, a principal marca do Governo Collor, sem dúvidas, está ligada ao congelamento das contas correntes e cadernetas de poupanças, por um prazo de um ano, além do envolvimento do presidente e seus aliados em escândalos de corrupção (caso PC Farias) e negociações desonestas.
O Plano Collor, também não surtiu o efeito de controlar a inflação e com indícios de corrupção e desvio de dinheiro publico, é criado a CPI para se investigar a veracidade das informações a respeito do presidente.
A partir daí, o processo do impeachment do presidente tão carismático passou a ser a palavra de ordem dos grupos opositores ao governo. A votação de 441 votos contra o presidente e apenas 38 a favor destituiu Collor do poder, e o vice-presidente – Itamar Franco assumia até então os rumos do Brasil.

GOVERNO DE ITAMAR FRANCO – 1992/1994

De temperamento difícil e de postura nacionalista, Itamar atenuou o programa de abertura e privatizações da economia, como também, a continuidade ao processo de democratização. É válido ressaltar a ocorrência dos plebiscitos em 1993 que a população iria escolher se o país seria regido por uma Monarquia ou Republica, e um governo Presidencialista ou Parlamentarista.
Entretanto a questão econômica ainda era um grande problema para o governo brasileiro. Tal problemática passou a ser trabalhado pelo então ministro da Fazenda, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso que se destacou politicamente devido ao Plano Real.
Mas uma vez o Brasil passou a ter uma nova moeda – O Real que representou a consolidação de uma política neoliberal alicerçada em privatizações, elevação de taxas de juros e abertura da economia ás importações.  No entanto, além de equilibrar a economia e favorecer uma popularidade ao governo de Itamar, o presidente também sofreu denuncias sobre esquemas de desvio de verbas publicas para empresas filantrópicas fantasmas.
De uma forma ampla, podemos afirmar que o “sucesso” do Plano real, favoreceu a ascensão de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994 para a presidência do país. Além disso, o pequeno governo de Itamar Franco também foi marcado por projetos de combate a miséria, junto com a participação do sociólogo Betinho. Diga-se de passagem que o seu governo não foi alvo de escândalos de corrupção.

GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – 1994/2002.
FHC foi empossado presidente no dia 1 de janeiro de 1995, tendo nos dois mandatos como vice-presidente o ex-governador de Pernambuco e senador Marco Maciel, do PFL. Na cerimônia de posse, no Congresso Nacional, FHC prometeu acabar com a fome e a miséria no Brasil. Reafirmou compromissos de campanha e disse que sua eleição representou uma "opção clara dos eleitores pela continuidade do Plano Real". Já como presidente, deu posse a seus ministros, dos quais o mais aplaudido foi o então ministros dos esportes, Pelé. Os primeiros atos do presidente foram a extinção da Legião Brasileira de Assistência LBA e dos ministérios do Bem-Estar Social e da Integração Regional.


Nos primeiros anos de governo FHC, a preocupação com a questão econômica marcou profundamente a agenda publica, na questão política, a estratégia governista era apenas em manter uma base consolidada no Congresso Nacional e no Senado, a fim de conseguir aprovação de Emendas Constitucionais.

A anexação da economia brasileira ao mercado neoliberal, fomentava a abertura ao capital estrangeiro e ao processo de privatizações de empresas estatais como também a quebra do fim do monopólio do Petróleo. Além disso a reeleição também foi um fator marcante no governo FHC.

Com uma forte análise econômica, a questão das políticas sociais, não protagonizavam de forma ideal na agenda publica, gerando vários conflitos com os Movimentos Sociais, tanto no campo, quanto na cidade.

Outro ponto importante, desse período está ligada ao surgimento do MERCOSUL – Mercado Comum do Sul – acordo entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai que tinha como meta a comercialização de mercadorias sem impostos de importações a partir de 2001. È válido ressaltar que essa formação de grupos econômicos supranacionais respondia uma característica condizente nesse período, no que diz respeito a formação de blocos econômicos no mundo (CEE, EU, ALCA etc.)

Durante o segundo governo de FHC, os dados sociais do Brasil eram bastante negativos. Desemprego, violência, não crescimento econômico etc. Com as privatizações visando combater o Déficit público, causou um crescimento notório da divida publica brasileira, desvalorizando assim o Real.

EXERCÍCIOS

01. Durante o debate que antecederam a convocação da Assembléia Constituinte que se instalou em 1º de Fevereiro de 1987, uma reivindicação da sociedade civil se impôs:

A) Os deputados e senadores que não demonstrassem uma participação ativa nos debates e nas comissões tivessem seus mandatos cassados, não podendo voltar a exercer cargo parlamentar durante oito anos.
B) Fosse convocada esta Assembléia exclusivamente para elaborar a nova Constituição e que, depois de aprovada, a Assembléia fosse dissolvida e novas eleições fossem realizadas para compor o Congresso Nacional.
C) Houvesse uma escolha de deputados e senadores proporcional por categoria profissional como também por setores excluídos da sociedade, deixando apenas uma pequena parcela de vagas para os candidatos dos partidos.
D) Antes de terem início os trabalhos constituintes, fossem aprovados uma Reforma Agrária, que contemplasse amplos setores de trabalhadores sem terra, de forma a diminuir as tensões sociais e, dessa forma, os Constituintes não fossem alvo das pressões populares.
E) A Igreja Católica fosse a responsável por encaminhar todas as propostas oriundas dos setores populares que estavam organizados em Comunidades Eclesiais de Base.


02. Dentre os fatores que favoreceram a vitória, por reduzida margem de votos, de Fernando Collor de Mello sobre Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições em 1889, apontamos:

a) as táticas amedrontadoras de Collor sobre o eleitorado conservador, o confronto ideológico e o apoio da mídia.
b) a oposição do governo norte-americano ao candidato Collor de Mello, já que este se posicionava contra o modelo neoliberal.
c) a proposta social de Collor, francamente favorável à reforma agrária, e a defesa de um maior papel do Estado na economia.
d) a convicção de Lula de privatizar estatais e o discurso moralizante assustaram os segmentos mais ilustrados da classe média.
e) Lula e Collor tinham em comum o apoio das massas, mas a proposta de Lula de abertura total do mercado impediu o apoio da burguesia nacional a sua candidatura.

03. “Ainda somos uma nação jovem, mas, nas palavras das Escrituras, chegou a hora de acabar com as coisas de menino. Chegou a hora de reafirmar nosso espírito resistente; de optar pela nossa melhor história; de levar adiante esse dom precioso, essa nobre idéia, passada de geração em geração: a promessa divina de que todos são livres, todos são iguais e todos merecem a chance de lutar por sua medida justa de felicidade.”

Discurso de posse do presidente dos EUA Barack Obama em 20/01/2009.
Na atualidade, no Brasil e no mundo, grande parte dos dirigentes políticos afirma apoiar os valores democráticos e a existência de uma sociedade liberal. Segundo eles, estes valores são o ponto de sustentação de suas políticas econômicas, administrativas e sociais. Os valores liberais estão claramente explicitados na seguinte alternativa:

a) Comunismo, autoritarismo e livre comércio
b) Sociedade de consumo, comunismo e mercantilismo
c) Liberalismo político, livre comércio e constituição
d) Absolutismo, livre comércio e constituição
e) Liberalismo político, comunismo e mercantilismo

04. O Brasil já passou por diversos planos econômicos ao longo de sua História. Muitos não conseguiram se manter em funcionamento durante muitos anos, outros, duraram somente um curto período de tempo, levando novamente ao aumento da inflação. Entretanto, em fins de 1993, sob o governo de Itamar Franco, entrou em vigência o plano Real. Acerca deste plano, é correto afirmar:

a) Atacou a ciranda financeira existente entre os bancos, aumentou juros e buscava diminuir a desigualdade social.
b) Diminuiu a inflação, trouxe estabilidade econômica mas as medidas adotadas trouxeram recessão econômica e grande número de fechamento de empresas.
c) Foi um programa de governo voltado para a diminuição da desigualdade social e, depois buscava a diminuição da inflação
d) Pode ser entendido como um plano de governo similar aos outros ocorridos na História do Brasil
e) Não diminuiu muito a inflação, servindo, apenas, para a manutenção das relações de poder existentes nas câmaras dos deputados como anteriormente ocorria.

05. Desde o inicio dos anos 1990, o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal são:

a) o pleno emprego e o desenvolvimento econômico, com base nos investimentos estatais e nas parcerias com o setor financeiro.
b) o controle da inflação e da dívida publica, a partir da redução dos impostos, da negociação da divida externa e da elevação salarial.
c) a redução da interferência do Estado na economia, à abertura ao capital externo e às privatizações, além da redução de gastos do Estado, através de reformas constitucionais.
d) os investimentos exclusivos na política de bem-estar social, expressos nos assentamentos dos sem terra e na Ação da Cidadania contra a Fome, privilegiando a redistribuição de renda e a permanência do homem no campo.
e) a valorização das organizações dos trabalhadores, visando construir parcerias na luta contra o desemprego.

06. Nas ultimas décadas, a sociedade, no Brasil tem vivido expectativas políticas de renovação, depois do período dominado pelo autoritarismo dos governos militares do pós-64. Sobre essas expectativas de renovação, podemos identificar como verdadeiras afirmativas:

a) A sociedade tem resistido ao forte esquema de propaganda política, não havendo influencia dessa pratica na escolha dos candidatos à Presidência da República.
b) Os partidos políticos defendem propostas viáveis de mudanças sociais, conscientizando seus eleitores e efetivando praticas políticas de cidadania.
c) Apesar do crescimento dos partidos, como o Partido dos Trabalhadores, ainda existem muitas dificuldades para mudar as praticas políticas tradicionais.
d) A presença da Televisão tem influenciado nos hábitos e nos costumes do cotidiano da sociedade, inclusive nas suas escolhas políticas.
e) Há movimentos sociais que atuam buscando melhorias nas condições de vida dos grupos maios pobres da sociedade, apresentando propostas diferentes das propostas dos partidos.

07. Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar que:

a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou a renuncia do presidente e à posse de seu vice José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o regime militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais, José Sarney e Paulo Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas forças Armadas, que fecharam, a questão em torno do nome de Sarney.

08. Geração Coca-Cola.

“Quando Nascemos fomos programados;
A receber o que vocês nos empurraram;
Com os enlatados dos USA, de 09 às 06...”
(Renato Russo).

O título e o fragmento da letra expressam a insatisfação e a visão crítica por parte da juventude brasileira da década de 1980, em relação a padrões de comportamento dominantes na sociedade.
Dois problemas característicos da juventude dessa década, que melhor justifica o rotulo Geração Coca-Cola, são:

a) decadência moral – rígido controle social.
b) pobreza econômica – limitações culturais.
c) alienação cultural – insatisfação política.
d) nacionalismo musical – falta de acesso à escola.

09. A Vitória de FHC nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a:

a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos desfavorecida.
b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos para o mercado brasileiro.
d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
e) queda do Plano real devido a adoção de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

10. Em julho de 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal de governo Fernando Henrique Cardoso. Identifique a opção que melhor define Privatização:

a) aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores.
b) apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro.
c) processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado – o mesmo que Estado mínimo.
d) processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores.
e) transferência do patrimônio publico para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros.

11. “O principal defeito do elefante é, como eu ia dizendo, o de certos políticos brasileiros: é um bicho interessante, mas come demais [...]. Tem um apetite latifundiário [...].” (BRAGA, Rubem. A Traição das elegantes.)

Esse fragmento de uma crônica de Rubem Braga refere-se:
a)Ao gigantismo do Estado brasileiro.
b)B) ao aspecto ingênuo da política e da sociedade brasileira.
c)Aos temas permanentes da vida geral dos povos.
d)A corrupção política e a desigualdade de riqueza no Brasil.
e)A uma situação política social ultrapassada na história brasileira.
########################################################################################################## 
 

0 comentários: