terça-feira, novembro 30, 2010

Questões de História para Aqueles Estudantes que Sempre Ficam em Recuperação.

Recebi por e-mail essas questões e achei que elas seriam muito uteis para aqueles alunos que passam o ano inteiro PERTUBANDO o juízo alheio, e consequêntemente SEMPRE ficam em RECUPERAÇÃO no final do ano letivo. E o pior, precisando tirar nota 10,0 (dez) e ainda depender de um Conselho de Classe.

E lembrando desses alunos, resovi fazer essa pequena homenagem. Não é preciso citar nomes, mas acredito que todos sabem a quem estou me referindo.

Saudações!


1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
 ( ) Roxo
( ) Preto
( ) Branco
( ) Rosa Choque
( ) Amarelo





2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang
( ) Teng
( ) Ting
( ) Tong
( ) Tung

3) Presidente do Brasil eleito em plena República do Café com Leite, foi o Afonso_______
( ) Pelo
( ) Pentelho
( ) Penugem
( ) Pena
( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates
( ) zonas
( ) cabarés
( ) relinho
( ) ciante

5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda
( ) Fluminense
( ) Flamengo
( ) Botafogo
( ) Vasco da Gama

6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha
( ) picanha
( ) alcatra
( ) lombo
( ) carne do sol

7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre
( ) Zebra
( ) Gato
( ) Veado
( ) Vaca

8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ________
( ) Anda
( ) Para
( ) Corre
( ) Dispara
( ) Caminha


9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marquês de _________
( ) Galinheiro
( ) Puteiro
( ) Curral
( ) Pombal
( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil
( ) engoliu o cantil
( ) descobriu o Brasil
( ) foi pra puta que o pariu
( ) tropeçou mas não caiu

12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura
( ) botou água na fervura
( ) engoliu a dentadura
( ) segurou a coisa dura
( ) aboliu a escravatura

13) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto
( ) que está doendo
( ) e põe de novo
( )dentes
( ) cabaço

14) D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!



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domingo, novembro 28, 2010

O Primeiro Reinado no Brasil (1822/1831)

Como muitos sabem, a transferência da Família Real Brasileira para o Rio de Janeiro (1808), foi um importante divisor de águas para a consolidação de fatos históricos inteligados ao processo de Independência do Brasil. Entretanto, a formação do Estado Brasilero, em torno do da figura do imperador D. se consolidou no campo político pela permanência de disputas entre a elite brasileira contra a elite portuguesa.

Figuras conhecidas no âmbito nacional, como o médico baiano Cipriano Barata, Antônio Carlos Andrada e Silva irmão de José Bonifácio e Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Silva, Padre Diogo Antônio Feijó e Nicolau de Campos Vergueiro que foram importantes representantes do partido brasileiro nas Cortes de Lisboa, antes da Independência, também se manifestaram de forma protagonista diante das questões políticas do império.

Pois bem, podemos assim elencar alguns pontos importantes para entendermos a organização do império brasileiro no Primeiro Reinado.

1. No campo político e econômico, o Liberalismo foi um instrumento estratégico contra o autoritarismo português,como também, contra as pretensões de uma possível democratização no Brasil ou uma abolição da escravatura.

2. O Estado brasileiro se organizou como uma monarquia constitucional, marcados por prerrogativas bastante autoritárias. Como também, se apresentou como um instrumento de manutenção dos interesses políticos e econômicos dos grandes comerciantes e dos donos de terras.

3. A Monarquia também serviu como uma forma de garantir a unidade terriorial do Brasil, pelo menos no campo teórico, uma vez que, as diferenças regionais se manifestava de forma notável no contexto político do Brasil, haja vista a exclusão das províncias do Norte e do Sul, tanto no debate, quanto na agenda pública imperial, que praticamente era dominada pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Além de garantir que manifestações contrárias a independência, ganhasse relevância nacional.

Tendo em vista esses três pontos, podemos avaliar que o Primeiro Reinado no Brasil não se cristalizou de uma forma fácil , nem tampouco, teve a participação de segmentos populares. Toda a disputa política era capitaneada pelos grupos elitistas brasileiros. Em 1823, o primeiro projeto de Constituição Brasilera, conhecida pelo nome de "Constiuição da Mandioca", muito influenciado pelo grande entusiasta da formação da monarquia brasileira, José Bonifácio, limitava a atuação do imperador (poder Executivo), e atribuia poderes ao Legislativo, além de defender posições, bastante elitistas, por meio do voto censitário.

Logicamente que D. Pedro I, não aprovou essa limitação do Executivo e a autonomia do Legislativo, e diante disso, o imperador dissolva a Assembléia Constituinte, elege um Conselho de Estado, notavelmente manipulado pelo próprio monarca e ourtoga a primeira Constituição brasileira, em 1824.

Observe algumas características da Constituição de 1824:

1. Era uma Constituição Liberal, apesar de ter um posicionamento autoritário, o citado documento, defendia a propriedade privada e tinha um corpo de leis, bastante, adaptadas a realidade liberal, vigente no contexto histórico do século XIX.

2. Não garantia a autonomia das províncias, tendo o poder Executivo, como o grande centralizador das decisões públicas do império, cabendo ao monarca a escolha dos presidentes das províncias brasileiras.

3. A criação de 4 Poderes:
Executivo:  Exercido pelo imperador, que tinha em suas mãos o poder central das instituições políticas brasileiras.
Legislativo: Sistema bicameral. Senado vitalício e uma Câmara de Deputados eleito por meio do voto indireto e censitário.
Judiciário: Compostos pelos Juízes, e Tribunais que, assim como o Legislativo, não tinha autônomia, frente ao Executivo.
Moderador: Tinha a atribuição de interferir diretamente nas deliberações dos poderes Legislativo e Judiciário, cabendo ao Executivo o poder de dissolver a Câmara dos Deputados e demitir juízes.


4. A religião Católica se tornaa a religião oficial do império, entretanto, a igreja também se submetia a autoridade do monarca, em relação a nomeação das autoridades eclesiásticas. Determinação essa, chamada de Padroado.

Podemos assim avaliar que a estrutura legislativa presente na Constituição de 1824, tinha o imperador como o o centro das decisões políticas do Brasil. Logicamente que na esfera política, essa postura da lei favorável a monarquia, não agradava aos representantes políticos e aos poucos que tinham o acesso à cidadania no império brasileiro. O autoritarismo de D. Pedro I não agradou e foi motivo para o surgimento da Confederação do Equador, em Pernambuco.


A Confederação do Equador: Movimento político ocorrido no Nordeste (que passava por um gradativo processo de crise econômica, devido a diminuição da exportação de açúcar). que apresentava contestações sobre a dissolução da Assembléia Constituínte, que fora definida como, a maior prova do autoritarismo de D. Pedro I. Nesse contexto, a classe política pernambucana, que ja tinha manifestado seu caráter revolucionário em 1817, não se omitiu aos abusos imperiais, e retornaram a levantar suas bandeiras de lutas republicanas, federativas e liberais no Brasil, principalmente quando a nomeação de um governador não desejado para a provincia.

É válido ressaltar que, os últimos governadores de Pernambuco, como o Gervásio Pires Ferreira, e o Manuel de Carvalho Paes de Andrade foram protagonista na Revolução Pernambucana (1817), e com a tentativa de maior intervenção imperial sobre a província, foi decretado uma república, em Olinda e Recife que passou então a se chamar de Confederação do Equador (1824), que com o passar dos acontecimentos, as províncias de Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, aderiram ao movimento.

A imprensa desempenhou uma força estratégica para a divulgação ideológica dos anseios da Confederação do Equador, destacando-se os jornais: Sentinela da Liberdade, dirigido por Cipriano Barata e a Typhis Pernambucana, dirigido pelo Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, o Frei Caneca.

Entretanto, o projeto político da Confederação do Equador se dividia em ideologias elitistas e populares, ou seja, a medida que propostas como a abolição da escravidão ganhava corpo, com a adesão de líderes populares do movimento, afastava a elite política da luta, mesmo estando no mesmo lado dos insurretos.

Essa divisão interna enfraquecia a Confederação do Equador e favorecia a ação enérgica das tropas lideradas por Francisco Lima e Silva contra a república formada em plena região nordeste. Assim D. Pedro I, também contratou o mercenário inglê, lorde Cochrane, que auxiliou na reconquista da região, por meio de muita opressão, violência, prisão e morte. Foi nesse contexto que Frei Caneca foi condenado a morte, por meio de um fuzilamento.

Mesmo sufocada pela repressão imperial a Confederação do Equador deixou claro que o I Reinado não era aceito por muitos setores da sociedade. Situação essa que foi mais agravada com a Guerra da Cisplatina, outro conflito que agravou a situação política e econômica do Brasil. A anexação da província que atualmente é o Uruguai, foi efetivada em 1820 devido ao desejo da rainha portuguesa, Carlota Joaquina (que era espanhola) em ser a rainha da região do Prata. que pertencia ao seu irmão, o monarca espanhol Fernando VII.

Em 1825, liderados pelo general Juan Antônio Lavalleja, guerrilheiros cisplatinos uniram-se a República das Províncias do Prata (Argentina), ocasionando um conflito armado com o Brasil. Em 1828 após longas batalhas, o Brasil reconhece a independência da província, que passou a ser denomindada de República Oriental do Uruguai.

A Confederação do Equador e Guerra da Cisplatina foram elementos que afetaram o governo de D. Pedro I, que governava um Brasil, totalmente dependente da economia britânica, devido aos tratados comerciais existentes, desde a Independência. Fazendo do Brasil um grande mercado consumidor de produtos ingleses, como também um grande devedor da Inglaterra, devido a empréstimos que a nação européia concedia ao imperador.

Diante de tal situação, o prestígio do "herói da independência" se reduzia cada vez mais, e após o assassinato do jornalista Líbero Badaró (Jornal: Observador Constitucional), a situação de D. Pedro ficava cada vez mais tensa, no que diz respeito a sua estadia no executivo nacional. No dia 12 de Março de 1830, houve o episódio conhecido como Noite das Garrafadas, entre portugueses e brasileiros, que mostrava o sentimento anti-lusitano existente nesse período histórico.

E devido a tantos acontecimentos que afetavam a sua imagem, D. Pedro I resolveu abdicar do trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara (D. Pedro II), que na época tinha apenas 6 anos. Dando início a um novo período da história política brasileira, onde o Brasil seria governado por regentes.

REFERÊNCIAS:
ARRUDA, José Josbson. Toda a História. Ática.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: Das Cavernas ao Terceiro Milênio. Moderna.
KOSHIBA, Luis. História do Brasil. Atual.
VICENTINO, Cláudio. História Para Ensino Médio. Scipione.
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Questões de História - Vestibular Seriado - (2º Ano).

01. As dificuldades do feudalismo resultaram em mudanças na organização social e econômica da Europa. Essas mudanças:
A) favoreceram o desenvolvimento de uma agricultura descentralizada, voltada para as colônias da América.
B) trouxeram transformações na vida urbana, com renovações nas relações de trabalho.
C) fortaleceram a nobreza e a Igreja Católica, donas dos grandes territórios agrícolas da época.
D) descentralizaram, mais ainda, a economia, com o fim imediato dos latifúndios e o crescimento rápido das cidades.
E) refizeram os princípios culturais da época, provocando o surgimento de uma arte sem qualquer influência do catolicismo.

02. O Renascimento não pode ser considerado uma revolução no campo cultural da Europa. Transformações importantes surgiram, mas:
A) houve muita influência da cultura bizantina na pintura e na escultura, em toda a Europa.
B) foi marcante a permanência dos padrões estéticos do catolicismo na arte.
C) se destaca a grande influência da cultura clássica nos intelectuais da época.
D) se manteve um pensamento religioso centralizador, sem renovação nos seus princípios.
E) se consolidou o pensamento de santo Agostinho com sua crença na fé e nos dogmas medievais.

03. A colonização portuguesa foi decisiva para assegurar o domínio das terras sempre ameaçadas por outras potências europeias. Na gestão da colonização, a Igreja Católica ajudou o governo português.
A) emprestando valores monetários para firmar a exploração na cana-de-açúcar.
B) defendendo o uso de escravos até o século XVII, para depois lutar pela sua emancipação.
C) ensinando concepções de mundo europeias, facilitando a dominação dos colonos no seu cotidiano.
D) conseguindo convencer os índios, sem violência e opressão, de que era mensageira da salvação.
E) deixando a política para Portugal dominar, preocupando-se, apenas, com as questões culturais.

04.A luta pela emancipação das colônias contou com a presença dos ideais iluministas dominantes na Europa. No Brasil, a Rebelião de 1817:
A) assumiu as ideias de Rousseau, sendo favorável à implantação de uma democracia com liberdade para todos.
B) lutou contra a permanência da escravidão, não deixando de militarmente derrotar as tropas portuguesas.
C) conseguiu a ajuda externa para enfrentar Portugal, devido ao seu ideário radicalmente liberal.
D) teve vacilações políticas com relação ao fim da escravidão, embora incorporasse muitas ideias liberais.
E) consolidou-se como uma rebelião regional, não importunando o poder da metrópole militarmente.

05. O liberalismo definiu caminhos que favoreceram a burguesia e sua chegada ao poder político. Entre suas ideias principais, destacam-se:
I. a defesa da existência da propriedade privada dos meios de produção.
II. maior liberdade política para os cidadãos, combatendo o Absolutismo.
III. o fim do trabalho escravo e das monarquias europeias.
IV. o fim do catolicismo como religião de importância para a humanidade.
V. o fortalecimento dos ideais democráticos, com o fim imediato das monarquias constitucionais.

Estão CORRETAS as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III, IV e V, apenas.
D) I, III e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.

06. Com a chegada de D. Pedro I ao poder, muitos tinham esperanças de que o Brasil seguisse a sua autonomia política e conseguisse o maior espaço nas relações internacionais. Apesar da emancipação, o Brasil:

I II
0 0 vivenciou sérios problemas econômicos, mantendo, inclusive, a escravidão como forma principal de trabalho.
1 1 continuou dependendo de potências europeias, não firmando maior destaque nos negócios internacionais.
2 2 manteve sua base agrícola exportadora, voltada agora para os Estados Unidos, importador de café e açúcar.
3 3 elaborou uma Constituição, que não acompanhou o liberalismo em todas as suas propostas mais destacadas.
4 4 permaneceu com hierarquias sociais conservadoras, não se libertando de muitos preconceitos existentes nos tempos coloniais.

07. A crise do feudalismo marcou o advento da modernidade em terras europeias. O desenvolvimento do capitalismo com a retomada do comércio com o Oriente e o surgimento da burguesia contribuíram para o agravamento da crise.

Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que
A) a atuação da burguesia não se restringia aos centros urbanos, sendo os feudos o principal espaço de desenvolvimento de suas práticas comerciais.
B) a retomada do domínio comercial europeu no Mar Mediterrâneo foi essencial para a afirmação do capitalismo.
C) as cidades ibéricas, em especial Lisboa e Ávila, monopolizaram o comércio de especiarias orientais via Mar Mediterrâneo.
D) os turcos-otomanos conseguiram barrar o avanço mercantil europeu no Oriente, ao invadirem e conquistarem a França.
E) as corporações de ofício entraram em crise com o desenvolvimento de uma economia feudal urbana na Baixa Idade Média.

08. Sobre o Renascimento Italiano, analise as afirmativas abaixo:

I. Ele retomou aspectos estilísticos e formais da produção cultural greco-romana, sendo a cultura clássica uma das principais fontes de inspiração para os artistas renascentistas.
II. A obra de Boccaccio, em especial o Decamerão, apresenta-se como uma crônica do cotidiano das cidades medievais.
III. A temática cristã, assim como a pagã, era contemplada nas obras dos grandes mestres da pintura renascentista italiana.
IV. Nicolau Maquiavel, em seu O Príncipe, contribuiu para a formulação teórica de um estado monárquico forte e centralizado.
V. A pintura renascentista italiana, diferentemente da inglesa, não adotou as noções de perspectiva e profundidade herdadas dos clássicos.

Assinale a alternativa CORRETA.

A) Apenas as afirmativas II e V estão incorretas.
B) Todas as afirmativas estão incorretas.
C) Apenas as afirmativas I e III estão incorretas.
D) Apenas as afirmativas III, IV e V estão incorretas.
E) Apenas a afirmativa V está incorreta.


09. “É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências.” (LUTERO, M. apud MARQUES, A.; BERUTTI, F. & FARIA, R. História Moderna através de Textos. São Paulo: Contexto, 2003).

O texto acima consiste na tese de número 45 das 95 que Lutero fixou na porta da abadia de Wittenberg, contendo críticas à igreja católica que acabaram por provocar seu rompimento com esta em 1517 e a consequente eclosão do protestantismo. Sobre a reforma religiosa, é CORRETO afirmar que:

A) a burguesia não se beneficiou com o surgimento e progresso do protestantismo, permanecendo ligada
ideologicamente ao catolicismo.
B) a França não sofreu com o avanço do protestantismo, mantendo a sua população em bloco adepta ao catolicismo.
C) as pregações de Lutero se baseavam em muitos preceitos de John Huss e ecoaram por muitas regiões da Europa.
D) apesar das suas posturas críticas em relação à Igreja Católica, Lutero não condenou a venda das indulgências.
E) as monarquias ibéricas converteram-se ao protestantismo e declararam apoio político a Lutero.

10. No início do século XVII, a América Portuguesa se destacava como grande produtora de açúcar. Essa produção, em muito centrada na capitania de Pernambuco, trazia grandes lucros para a coroa portuguesa. Em 1630, a Holanda, por meio da Companhia das Índias Ocidentais (WIC), invade Pernambuco e aí permanece até 1654. Sobre a presença holandesa em Pernambuco, avalie as afirmativas abaixo:

I. A União Ibérica favoreceu o processo de invasão, ao negar a participação da Holanda no refino do açúcar produzido no Brasil.
II. A presença holandesa em Pernambuco beneficiou o desenvolvimento urbano do Recife em detrimento de Olinda.
III. A produção açucareira continuou sendo a base da economia colonial durante a permanência dos holandeses em Pernambuco.
IV. O administrador Maurício de Nassau tentou implementar outras culturas agrícolas no litoral de Pernambuco, em especial o algodão e o arroz.
V. Vários produtores locais de açúcar fizeram alianças comerciais com os holandeses durante o período da ocupação.

Assinale a alternativa CORRETA.
A) Somente estão corretas as afirmativas I e II.
B) Todas as afirmativas estão corretas.
C) Somente estão corretas as afirmativas III, IV e V.
D) Somente estão corretas as afirmativas I, II, III e V.
E) Somente estão corretas as afirmativas III e V.

11. Dentre os grandes teóricos franceses do Iluminismo, um contribuiu para o desenvolvimento da noção contemporânea do Estado contratualista e da noção de representação política, que caracterizam as democracias ocidentais atuais. Estamos nos referindo a:

A) Jean-Jacques Rousseau.
B) Montesquieu.
C) Voltaire.
D) Diderot.
E) D’Alambert.

12. O Brasil foi um dos poucos países latino-americanos, que, ao proclamar a independência política de suas antigas metrópoles, optou por um regime monárquico. Sobre o panorama político do Brasil no período do Império (1822-1889), avalie as afirmações abaixo e conclua.

I II
0 0 O processo de consolidação do Império passou por diversas tensões internas, sendo uma delas a eclosão da Confederação do Equador em 1824.
1 1 Ocorreram eleições para a escolha de alguns dos regentes no período regencial.
2 2 A escravidão foi abolida no Brasil, ainda no primeiro reinado, conforme determinação da Constituição Imperial de 1824.
3 3 O Brasil imperial foi palco para o desenvolvimento de movimentos culturais , como o Romantismo e o Realismo.
4 4 O advento da lavoura cafeeira e sua importância econômica para o império acabaram por retardar a abolição da escravidão negra no Brasil.
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sábado, novembro 27, 2010

Questões de História - Vestibular Seriado - UPE (1º Ano).

1. O Historiador, em seu trabalho de construção do conhecimento, busca informações sobre o passado nas fontes históricas. Sobre a relação do historiador com as fontes, é correto afirmar que
A) só interessa ao historiador a análise de fontes escritas oficiais , já que essas lhe fornecem a garantia de veracidade das informações nelas contidas.
B) as fontes materiais só são úteis para o trabalho do arqueólogo, sendo dispensadas por historiadores em suas análises.
C) a Escola dos Annales ampliou, no início do século XX, o conceito e a natureza das fontes históricas, partindo de uma perspectiva mais diversificada da análise e utilização destas.
D) só os historiadores economicistas fazem uso de fontes de natureza seriada.
E) o conhecimento histórico pode ser produzido sem a análise de fontes que forneçam informações sobre o período estudado.

2. Na pré-história, os homens foram, num lento processo, aprendendo a dominar os ciclos da natureza. Assim, a agricultura e a criação de animais se apresentaram como expressões importantes dessa ação. Posto isto, seria CORRETO afirmar que:
A) na idade dos metais , a caça e a pesca se firmaram como principais armas na estratégia da sobrevivência.
B) os rios foram importantes para o desenvolvimento da agricultura e para o processo de sedentarização no neolítico.
C) a criação de animais perdeu impulso com o processo de sedentarização dos homens.
D) a caça era uma atividade na qual predominava a ação masculina e que desapareceu com a domesticação dos animais.
E) a revolução neolítica foi um processo que acelerou o crescente ato de controle do homem na produção dos seus alimentos.

3. Dentre os povos que habitaram a região da Mesopotâmia, podemos perceber uma diversidade de contribuições para a humanidade. Essas contribuições podem ser exemplificadas pelo:
A) desenvolvimento da escrita fonética por parte dos assírios.
B) fato de os sumérios terem escravizado os hebreus.
C) primor urbanístico por parte dos fenícios.
D) uso do direito por parte do primeiro império babilônico.
E) esplendor da filosofia entre os acádios.

4. Os hebreus tiveram um papel importante para a religião das sociedades contemporâneas, em especial ao desenvolverem o culto monoteísta. No processo de desenvolvimento do monoteísmo, podemos destacar o (a):
A) figura de Moisés como um dos construtores deste novo culto.
B) influência da religião egípcia sobre os hebreus.
C) presença de deuses fenícios no panteão hebraico, em especial após o cativeiro da Babilônia.
D) culto aos ancestrais como uma das práticas desse monoteísmo.
E) substituição do deus Javé por Ur no centro do culto hebraico.

5. O período republicano foi um dos mais conturbados da história da Roma antiga. Sobre a República Romana, suas tramas e personagens, é CORRETO afirmar que:
A) neste período, deu-se o ápice do processo de expansão territorial romana, processo esse que aumentou a oferta de escravos para a república.
B) o senado se apresentava como uma instituição fraca politicamente falando, sempre dependente de forças políticas estrangeiras.
C) Júlio César caiu em declínio político após o fracasso da sua investida militar na região da Gália.
D) o cristianismo começou a se expandir em Roma, recrutando adeptos entre as classes mais populares.
E) os projetos de reforma agrária apresentados pelos irmãos Graco foram amplamente apoiados pelo senado, provocando uma revisão na estrutura fundiária da república romana.

6. A produção cultural grega encontrou no teatro uma das suas grandes manifestações. Sobre a dramaturgia produzida na Grécia antiga, em especial, no século V a.C., avalie as afirmações abaixo:
I II
0 0 O teatro na Grécia antiga, notadamente em Atenas, era uma atividade cultural de elites, tendo como público-alvo os eupátridas.
1 1 A obra “Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo tem na mitologia grega a sua inspiração de trama e personagens.
2 2 Sófocles teve em “Édipo Rei” um dos seus textos mais encenados e citados.
3 3 O cotidiano dos atenienses era retratado em vários textos teatrais , que hoje servem de fontes históricas para os historiadores.
4 4 Aristófanes foi o grande autor de tragédias e maior crítico dos textos teatrais de teor cômico.
7. Poder e saber têm entrelaçamentos importantes na formação da cultura e construção histórica da humanidade. Na Antiguidade Oriental, os sacerdotes das religiões dominantes:
A) influenciavam em muitas das decisões políticas, embora, no Egito, sua importância fosse secundária.
B) centralizavam a produção do saber, sem darem importância às questões econômicas e políticas.
C) conseguiam grande prestígio junto aos governantes, muitas vezes facilitando suas políticas de guerra.
D) criaram condições para a existência do saber filosófico, muito expressivo para o mundo da época.
E) foram grandes adversários das injustiças sociais, mantendo critérios éticos nos governos mais religiosos.

8. A filosofia grega teve grande influência no mundo ocidental, não sendo esquecida como ponto de reflexão para o homem contemporâneo. Entre seus filósofos, merece atenção a atuação dos sofistas que:
A) defenderam o centralismo político e acompanharam os valores do pensamento socrático.
B) demonstraram ser contrários à existência de uma verdade universal, favorecendo o relativismo ético.
C) tiveram influência na formulação do pensamento aristotélico devido à sua ligação com a democracia.
D) ocuparam espaços políticos nos governos da época, criando leis renovadoras e democráticas.
E) afirmaram o valor da cidadania, dando importância à verdade política vinda das assembleias.

9. A Reforma Protestante não apenas abalou os poderes da Igreja Católica como também contribuiu para:
A) a colonização inglesa na América.
B) o fortalecimento do poder da nobreza na Europa.
C) a radicalização das ideias liberais.
D) a manutenção do analfabetismo na Europa.
E) as fortes mudanças políticas na Península Ibérica.

10. O Renascimento renovou o mundo cultural e trouxe ideias políticas diferentes do mundo medieval. No campo da literatura, o Decamerão tornou-se um marco, sendo lido até hoje. No seu livro famoso, o italiano Boccaccio:
A) fez acusações ao catolicismo, sendo, inclusive, censurado pelo papa.
B) contribuiu para o surgimento de mudanças na forma de escrever, criticando os costumes da época.
C) afirmou a necessidade de derrubar a monarquia absolutista existente na Itália.
D) conseguiu transformar a literatura italiana que era marcada pela nostalgia.
E) seguiu as ideias de Erasmo, defendendo o fim do feudalismo e da escravidão.

11. O mundo moderno fez crescer os desejos de liberdade e provocou muitas lutas políticas até mesmo fora da Europa. A conquista dos povos da América.
I. trouxe a abertura de mercados e novas ideias de mundo, sem o uso da violência e da força política.
II. modificou, de imediato, a vida dos países conquistadores, tornando-os potências internacionais e imbatíveis.
III. fortaleceu a Igreja Católica, mantendo seu poder religioso em toda a América, sem oposições de outros grupos.
IV. consolidou o capitalismo já no século XVI, com a afirmação da mão-de-obra assalariada e o fim da escravidão europeia.
V. facilitou o contato entre povos de culturas diferentes, baseado na supremacia dos valores europeus.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) I, III, IV e V.
B) I e V.
C) II, III e V.
D) V.
E) I, II e V.

12. Com o fortalecimento da burguesia, o capitalismo foi construindo seus lugares de mando e enriquecimento, enfrentando seus opositores com a sedução dos seus produtos e sua astúcia política. Na Europa, o capitalismo.
0 0 consolidou-se de forma homogênea, nas grande nações europeias.
1 1 teve relações com os ideais trazidos por pensadores iluministas.
2 2 fez crescer o comércio e as ligações entre os diferente continentes.
3 3 repercutiu pouco nas transformações culturais e no cotidiano das pessoas.
4 4 destruiu preconceitos sociais e alijou a nobreza dos governos das potências.

13. O historiador aprofunda seus conhecimentos sobre a sociedade, utilizando-se da pesquisa e das análises teóricas, dialogando com as diferentes culturas existentes. Nesse sentido, o conhecimento histórico é:
A) importante para facilitar a convivência social, embora esteja restrito às reflexões sobre o passado e a suas culturas.
B) resultado de pesquisas em fontes escritas, nas quais se destaca a objetividade e a neutralidade científicas.
C) determinado pela singularidade das suas regras metodológicas, sem se articularem com outros saberes acadêmicos.
D) constituído de análises que permitem uma troca de conceitos entre os saberes diversos e atualizados.
E) fundamental para fazer uma projeção do futuro, afirmando princípios básicos para a construção das utopias.

14. A relação com a natureza é uma das mais definidoras dos caminhos seguidos da construção do fazer histórico. O trabalho humano é significativo para entender essas relações, pois:
A) favorece uma contínua luta por melhores condições, aumentando a competição entre as pessoas.
B) promove a expansão da cultura, exercitando a criatividade e a capacidade de superar obstáculos.
C) ajuda o crescimento do capitalismo, com a consolidação do individualismo produtivo e enriquecedor.
D) realiza mudanças significativas nos espaços da natureza, trazendo sempre benefícios para a cultura.
E) oferece condições para firmar a exploração da natureza, proporcionando um equilíbrio social definitivo.

15.Um estudo histórico da ocupação territorial do Brasil até os nossos dias nos mostra a:
A) homogeneidade étnica na formação da sua cultura.
B) formação de sociedades com culturas insignificantes.
C) multiplicidade de hábitos e organizações sociais.
D) falta de criatividade artística devido à mistura étnica.
E) prevalência das relações harmoniosas com a natureza.

16. Com a chegada dos colonizadores, houve um encontro de culturas e muitos choques marcados pela violência e incompreensão dos significados diferentes das organizações sociais em confronto. Na época da chegada de Portugal ao Brasil e das primeiras décadas da colonização, os indígenas brasileiros:
A) viviam em harmonia com a natureza, havendo uma grande homogeneidade entre seus grupos, impossibilitando a violência entre eles.
B) consideravam as mulheres seres inferiores, razão por que eram afastadas dos trabalhos na agricultura e no artesanato.
C) tinham uma cultura marcada pela oralidade, cultivando mandioca, milho, conhecendo o trabalho agrícola.
D) foram parceiros dos portugueses em muitas atividades, aceitando, sem problemas, a catequese dos jesuítas.
E) possuíam estruturas sociais semelhantes ao povo azteca, explorando já algumas riquezas minerais.

17. As contribuições da cultura grega foram importantes para a formação do Ocidente e têm ressonâncias até a contemporaneidade. Um dos seus filósofos mais conhecidos, Platão, defendia o(a) :
A) fim da aristocracia política.
B) instalação de governos democráticos.
C) realismo no estudo da vida humana.
D) aceitação da mitologia como verdadeira.
E) existência do mundo das idéias.

18. No Antigo Oriente Próximo, as religiões tiveram grande penetração na construção das sociedades. Entre os hebreus, a religião:
A) era importante para manutenção da unidade cultural.
B) foi significativa para justificar seus governos autoritários.
C) ficou restrita à consolidação do poder dos seus sacerdotes.
D) firmou-se, apenas, na fase monoteísta de forma superficial.
E) tinha semelhanças com a dos persas pelo antropomorfismo.

19. A formação do mundo medieval teve participação atuante da Igreja Católica, mesmo nas ações políticas e econômicas. A Igreja Católica:
I II
0 0 dominava as relações econômicas sem interferências da nobreza.
1 1 possuía uma boa parte das propriedades territoriais da época.
2 2 enfrentava resistências com a presença de heresias religiosas.
3 3 centralizava o poder político, condenando a desigualdade social.
4 4 defendia o lucro nas transações agrícolas e comerciais.
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Enxergando a Vida por um Outro Lado.


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quinta-feira, novembro 25, 2010

Questões de Sociologia - UPE/SSA - 2011

01. Sobre o surgimento da Sociologia, convém afirmar que ela surge no bojo de todo um longo processo histórico da sociedade moderna, contudo é necessário ressaltar que os seres humanos sempre elaboraram ideias sobre a sociedade em épocas passadas com a filosofia grega, passando pela sabedoria oriental e pela filosofia medieval. Portanto, sobre o seu advento, é CORRETO afirmar que ela nasce no momento de transição da sociedade:
A) feudal para a sociedade capitalista.
B) mercantilista para a sociedade capitalista.
C) renascentista para a sociedade iluminista.
D) teocêntrica para a sociedade antropocêntrica.
E) feudal para a sociedade mercantilista.

02. Segundo pondera Karl Marx,
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida, social, política e intelectual
em geral”.
Essa tese resume a sua teoria da história que é também de nominada de:
A) socialismo científico.
B) materialismo histórico.
C) racionalismo cartesiano.
D) fenomenologia do espírito.
E) individualismo metodológico.

03. Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
A) a Revolução dos Cravos e a Revolução Moçambicana.
B) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
C) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
D) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
E) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

04. Émile Durkheim (1858-1917) aborda, no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico, o
conceito de:
A) caos social.
B) realidade social.
C) fato social.
D) arrogância social.
E) ganância social.

05. Comunidades geralmente são grupos formados por familiares, amigos e vizinhos que possuem um elevado grau de proximidade uns com os outros. Nas comunidades, as normas de convivência e de conduta de seus membros estão interligadas à tradição, religião, ao consenso e respeito mútuo. Por outro, nas sociedades, é totalmente diferente; esse contato não existe, prevalecendo os acordos racionais de interesses. Não há o estabelecimento de relações pessoais e, na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo, fato que marca a comunidade. Por isso, é fundamental haver um aparato de leis e normas para regularem a conduta dos indivíduos que vivem em sociedade. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o responsável em desempenhar o papel do regulador dessas relações é:
A) o Estado.
B) a Igreja católica apostólica romana.
C) o Ministério da Justiça.
D) o Ministério Público.
E) o Juizado de pequenas causas.

06. A socialização, quando completa, transforma-se em interação e cria, entre os indivíduos de um mesmo
grupo, laços de solidariedade e unidade grupal. Forma-se, então, a consciência grupal que aumenta a
cooperação e acomoda os conflitos que possam surgir. Assim sendo, os processos sociais, por meio dos
quais se dá a interação social, são:

1- COMPETIÇÃO, 2 - CONFLITO, 3- ACOMODAÇÃO, 4- ASSIMILAÇÃO.
Sobre isso, analise as proposições e conclua.

I II
0 0 Na COMPETIÇÃO, cada membro de um grupo sente a necessidade de sobrepujar os outros ou, pelo menos, de “não ficar atrás”. A competição é a mola mestra do progresso. É a luta pela vida.
1 1 O CONFLITO é uma competição consciente entre indivíduos e grupos que visam à sujeição ou destruição do rival. A vida moderna leva o homem a constantes conflitos.
2 2 ACOMODAÇÃO é todo processo que nos conduz ao aumento do conflito. Consiste na rejeição para evitar novos conflitos. Favorece o conflito mútuo. É o controle do indivíduo sobre os atos, as atitudes, os sentimentos, as ideias dos outros.
3 3 A ASSIMILAÇÃO é adaptação total do indivíduo ao novo grupo e envolve integração de novos conceitos e novas ações na personalidade individual.
4 4 A ACOMODAÇÃO, com o tempo, transforma-se em assimilação.

07. Sobre a necessidade de estudar sociologia como argumento para a construção de cidadania, segundo Costa (1997. p. 37).

“o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive”.

Assim as disciplinas de sociologia, incluídas no currículo do ensino médio, podem favorecer uma ação
A) qualitativa da educação no exercício da cidadania.
B) desqualificadora da educação e não ajudaria nos processos de construção da cidadania.
C) inibidora da educação para a construção da cidadania.
D) pejorativa para a construção da cidadania.
E) quantitativa auxiliar para a construção da cidadania.

08. O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção
A) asiático.
B) camponês.
C) mercantilista.
D) capitalista.
E) socialista.

09. A afirmação, segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade, refere-se à(a):
A) tirania.
B) plutocracia.
C) cidadania.
D) bonapartismo.
E) monarquia.

10. Leia com atenção a afirmação entre aspas.

“As classes sociais expressam, no sentido preciso, a forma, como as desigualdades se estruturam nas sociedades capitalistas. Dependendo de cada situação histórica, podem se encontrar muitas classes no interior dessas sociedades. Entretanto, pelo fato de serem capitalistas, isto é, de serem regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes, em que a propriedade privada é o fundamento e o bem maior a ser preservado, pode-se afirmar que existem duas classes fundamentais: a burguesia (que personifica o capital) e o proletariado (que personifica o trabalho assalariado)”

O autor dessas ideias foi:
A) Max Weber.
B) Émile Durkheime.
C) Augusto Comte.
D) John Loke.
E) Karl Marx.

11. Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente de outros grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidos entre si. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que existem três tipos de agregados sociais:

A) multidão, público e massa.
B) turba, conglomerado e aglomeração.
C) associação, conglomerado e organização.
D) agrupamento, aglomeração e conglomerado.
E) grupo social, turba e conglomerado.

12. Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social. Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem, ao menos, três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais pode se citar, não necessariamente em ordem de importância:

I II
0 0 a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte.
1 1 a sociologia compreensiva, iniciada por Max Weber.
2 2 a linha de explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx.
3 3 a dialética do concreto, de Pierre Bourieur.
4 4 a teoria do imaginário, de Cornelius Castoriadis.

13. Sobre a Instituição Escolar, afirma-se que é uma instituição na qual devem ser desenvolvidas as atitudes ligadas ao pensamento, de forma que o indiví duo possa se situar no espaço e no tempo em que vive de maneira qualitativa para si e para o grupo que o cerca. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que a escola deve:
A) empreender prazerosamente o hábito de pensar, refletir e dialogar coletivamente bem como apresentar
fundamentos para a construção da cidadania dos indivíduos.
B) empreender o esforço para aprimorar, apenas, o caráter de individualidade em cada aluno.
C) incentivar apenas atividades que favoreçam a entrada do indivíduo no mercado de trabalho.
D) oferecer ao indivíduo apenas o exercício do aprendizado para a vida profissional.
E) incentivar, apenas, atividades de ensino para o exercício de atividades domésticas.

14. A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial, par a denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse índice é analisado a partir dos indicadores sociais, como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição do conhecimento e expectativa de vida. Sobre os organismos responsáveis pela avaliação dos dados desses países, são organizações internacionais:
A) ONU (Organizações das Nações Unidas) e UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
B) OEA (Organização dos Estados Americanos) e OMS (Organização Mundial de Saúde).
C) OIT (Organização Internacional do Trabalho) e OMT (Organização Mundial do Trabalho).
D) OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e OEA (Organização dos Estados Americanos).
E) FMI (Fundo Monetário Internacional) e OMC (Organização Mundial do Comércio).

15. Estratificação Social indica a existência de diferenças de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social:
A) Estratificação Econômica, Estratificação Política e Estratificação Profissional.
B) Estratificação por Status Social, Estratificação por Gênero e Estratificação Econômica.
C) Estratificação Política, Estratificação por Status Social e Estratificação Institucional.
D) Estratificação Instrucional, Estratificação Instrucional e Estratificação Econômica.
E) Estratificação por Gênero, Estratificação Política e Estratificação Institucional.

16. “Na Indústria Cultural, a perspectiva capitalista domina os “bens culturais”, os espectadores são vistos cada vez mais como consumidores. Consomem as ideias e os conceitos dominantes, veiculados pelos meios de comunicação de massa. Presa à necessidade de ser vendável, a cultura de massa se “normaliza”, se tecnifica e tende a apontar para um senso comum, uma “fórmula do sucesso”.

Segundo a afirmação acima, assinale a alternativa que identifica a finalidade da Indústria Cultural.
A) Proporcionar às pessoas necessidades do sistema vigente em consumir constantemente.
B) Criar valores irrefutáveis de vida simples e de lazer familiares.
C) Utilizar só os bens necessários para se ter uma vida feliz.
D) Garantir a continuidade dos produtos tradicionais que têm valor histórico.
E) Aumentar o nível social das pessoas através da otimização do uso dos bens duráveis.

17. Assinale a opção CORRETA a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A) A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno, e seus membros mantêm contato face a face.
B) A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se, ainda mais , ao longo da vida.
C) A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família pela opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.
E) família não tem influência na opção religiosa do indivíduo.

18. Os chamados novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da floresta amazônica, dentre outros. Sobre esses Movimentos, leia as proposições e conclua.

I II
0 0 São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
1 1 São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
2 2 São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
3 3 São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
4 4 São movimentos que querem restaurar o poder do Estado-Militarista.
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quarta-feira, novembro 24, 2010

Questões de Filosofia - UPE/SSA 2011

01. Apesar de toda modernidade presente na cultura atual, o mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana como uma das formas importantes do existir humano. Assim, o mito não é exclusividade de povos primitivos, mas continua, em todos os tempos, presente nas diversas sociedades. Sobre mito, é correto afirmar que:
I. tem como critério de verdade a sensibilidade.
II. é um conhecimento, um modo de compreender a realidade.
III. traz uma verdade instruída, sem exigir comprovação.
IV. é verdade que tem como critério a crença.
V. é verdade que tem como critério a evidência.

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.

02. Uma das perguntas fundamentais da filosofia, quem é o homem, tem na história muitos pressupostos teóricos que contribuem para entendê-la na sua complexidade. Algumas noções conhecidas afirmam que:
I. o homem nasce com alguns comportamentos e se humaniza pela educação.
II. o homem desenvolve comportamentos diversificados e se humaniza pela educação.
III. o homem, ao nascer, não recebe uma herança cultural e, por isso, aprende os símbolos que o torna capaz de agir e compreender a própria existência.
IV. o homem, ao nascer, recebe uma herança cultural, com a qual aprende os símbolos que o tornam capaz de agir e compreender a própria existência.
V. o homem desenvolve inteligência concreta presa à experiência de vida naquele momento.

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) IV e V.

03. As respostas que a humanidade consegue estabelecer ao desafio permanente da existência compreendem, em cada tempo, o processo de cultura. Sobre cultura, pode -se afirmar que:
I. é umconjunto amplo de conceitos, de símbolos, de valores e de atitudes que modelam a sociedade.
II. são características que alguns adquirem para se adaptarem à sociedade.
III. são verdades e valores presentes na pessoa em particular, em cada momento histórico.
IV. é uma resposta da humanidade ao desafio da existência humana, que se manifesta pela razão,
sentimento e ação.
V. quando me refiro à cultura do povo brasileiro, falo do conjunto de seus entendimentos, crenças e
conhecimentos.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, II, III e IV.
B) apenas I, IV e V.
C) apenas II e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas III e IV.

04. A condição do homem no mundo é uma questão recorrente na filosofia. Busca o homem, ao longo da história, compreender-se a si mesmo e sua existência no mundo. Diferentes são as tentativas de explicação.
Sobre isso, analise as proposições a seguir:
I. O homem é um ser guiado e determinado pelos seus semelhantes em sociedade. (Freire)
II. O homem na sua plenitude coincide com o aperfeiçoamento da razão. (Platão e Aristóteles)
III. São as condições econômicas que definem os modelos sociais de homem. (Marx)
IV. O homem é um ser aberto à possibilidade de construir sua existência. (Sartre)
V. A verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias. O homem é cópia imperfeita de um modelo ideal. (Platão).

Estão CORRETAS apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) II, III, IV e V.
E) I, II e V.

05. Escreveu Sartre: “No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprime-se a noção de Deus, mas não a ideia de que a essência precede a existência. Tal ideia encontramo-la nós um pouco em todo o lado: encontramo-la em Diderot, em Voltaire e, até mesmo, em Kant. O homem possui uma natureza humana; esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens, o que significa que cada homem é exemplo particular de um conceito universal – o homem; para Kant, resulta de tal universalidade que o homem da selva, o homem primitivo, como o burguês, estão adstritos à mesma definição e possuem as mesmas qualidades de base. Assim, pois, ainda aí, a essência do homem precede essa existência histórica que encontramos na natureza.”
(SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo).

A respeito da condição humana, Sartre afirma neste texto que
I. o homem primeiro existe, sendo responsável por aquilo que é.
II. o homem possui uma natureza humana, que existe em todos os homens.
III. a natureza humana é prática, sendo definida, por exemplo, a partir da prática do trabalho.
IV. o homem em primeiro é essência, depois existência.
V. o homem brasileiro é essencialmente cultural, alegre e trabalhador.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, II, III e IV.
B) apenas I, IV e V.
C) apenas II e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas I e III.


 
06. Analise o texto abaixo:
Foi embora igual uma criança.
Urrei na escuridão, com medo, com receio, magoado.
Eu chorei em vão.
Mas sorriu pra mim, de novo a esperança.
Vou continuar.
A busca desse mito que me faz sentir.
O que é amar
(Mito - Jorge e Mateus)

Neste verso da música MITO, os autores interpretam o amor como um algo inexplicável. Constatam que essa dolorosa experiência causa medo, receio, mágoa, choro, mas apesar de tudo, vale a pena buscá-lo. Chamam esse fenômeno, essa situação amorosa inexplicável, de mito.
Agora responda: Que funções podem ser atribuídas ao mito?

I II
0 0 Fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.
1 1 Afirmar o ser humano real que existe em determinado contexto histórico-social.
2 2 Sustentar que a verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias.
3 3 Acomodar e tranquilizar o homem em um mundo assustador e desconhecido.
4 4 Rejeitar explicitamente a concepção de uma natureza humana universal.

07. O conhecimento filosófico, como outros, é essencialmente um trabalho intelectual. A filosofia distingue-se da ciência por ser mais teórica e não condicionar seu objeto à experimentação em laboratório.
Quais ações abaixo se pode afirmar uma atitude filosófica?
I. Perguntar sobre a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir.
II. Afirmar sempre “eu acho que” e/ou “eu gosto de”.
III. Aceitar como verdade resultados de pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa.
IV. Compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
V. Estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) I, III e IV.
E) IV.

08.A consciência é uma das mais significativas características humanas. É a consciência que permite à pessoa humana não só estar no mundo mas também agir sobre ele com algum saber. A consciência permite ao homem:
I. relacionar-se consigo e com o mundo.
II. concentrar-se no sujeito, de modo a alcançar a dimensão da interioridade que se manifesta através do processo de falar, criar, propor e inovar.
III. refletir os acontecimentos que ainda não foram pensados.
IV. indeferir relações indesejadas.
V. concentrar-se no objeto, de modo a alcançar a dimensão da alteridade, que se manifesta através do processo de escutar, absorver, reformular, rever e renovar.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e IV.
D) I, II e V.
E) IV.

09. A distinção fundamental entre homens e animais se dá por meio da cultura. Ela se revela no modo como os homens elaboram sua vida material. É a cultura que dá origem à organização da vida espiritual e das relações sociais. Cultura é assim diferenciada de natureza pela linguagem simbólica. Ainda sobre cultura, analise as afirmativas abaixo:
I. Abrange conhecimento, crença, artes, normas e outros elementos que pelos homens em sociedade.
II. Refere-se àquilo que aprendemos na escola.
III. É a herança oferecida pelos grupos mais antigos ao homem de hoje.
IV. É o modo como os homens constroem sua vida material.
V. Refere-se à ideia básica de desenvolvimento, formação e realização.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas I, IV e V.
B) Apenas II, IV e V.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III, IV e V.

10. A questão do conhecimento esteve na pauta dos filósofos desde o começo da Filosofia. Es se interesse deve -se ao fato de que foi sempre presente a discussão em torno da questão da verdade. Nesse sentido, ao tratar do conhecimento, a filosofia pretende:
I. afirmar que nosso pensamento parece seguir certas leis ou regras para conhecer as coisas.
II. defender que há uma diferença entre perceber e pensar.
III. indagar a capacidade humana de conhecer.
IV. dizer que não existe conhecimento, se o sujeito só consegue representá-lo mentalmente.
V. defender que o conhecimento se confunde com a relação entre o pensamento e as coisas.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E) I, II, III e V.

11. A busca da verdade, principal ocupação do conhecimento, utiliza-se de algumas regras, também chamadas de
lógica ou regras do raciocínio. Leia o texto a seguir.

Alerta para a epidemia de acidentes sobre duas rodas.

Em 238 dias, 2.007 motociclistas foram atendidos no Hospital da Restauração, a maior emergência pública do Recife. Se transformássemos este número em motocicletas e colocássemos todas as 2.007 uma atrás da outra, seria possível formar uma fila indiana com cerca de quatro quilômetros. Suficiente para ocupar toda a extensão de uma das principais avenidas da cidade, a Conde da Boa Vista, nos sentidos de ida e volta. [...] Em 1998, 396.386 motos circulavam na região. Número que saltou para 3.393.873 em maio deste ano. O crescimento foi de 756,2%, muito acima da média nacional, que foi de 445,8%. Uma avalanche que continua avançando.
(D.P.29.08.10).

A conclusão a que chegou este texto foi apoiada pelo raciocínio:
A) lógico dedutivo.
B) lógico indutivo.
C) analógico.
D) dialético.
E) lógico dedutivo – indutivo.


PRECISA-SE DE PROFESSORES

A figura do docente, com conhecimento dos fundamentos didático-pedagógicos voltados para o ensino de
conteúdos específicos, parece que vem sendo desprestigiado nos concursos para professores das universidades federais. Recentemente, acompanhei dois concursos para o cargo de professor da UFRPE e fiquei impressionado com o pouco valor dado pelas bancas de avaliação aos candidatos, de fato, professores, aqueles formados tanto pela licenciatura como pela prática docente. [...] Fica o meu apelo para que os dirigentes universitários deem a devida valorização à boa didática, à formação inicial do professor e aos saberes docentes.
(JC. Opinião, 29.08.10)

12. O autor do texto acima diz que ficou impressionado com o pouco valor dado à formação didática dos professores e faz um apelo para a valorização da boa didática e dos saberes docentes.
Segundo a filosofia, valor significa:

I II
0 0 a necessidade de fusão com o ser e, ao mesmo tempo, a necessidade de individualização.
1 1 uma experiência humana de escolha de vida.
2 2 uma relação de igualdade e de justiça entre as pessoas do mesmo modo.
3 3 uma experiência sobre o que é e uma orientação para o que deve ser.
4 4 atribuir importância a alguma coisa e não ficar indiferente a ela.


13. A questão da Ética está no apelo popular, sendo utilizada até por políticos como mote de campanha. Veja alguns trechos:

ARMANDO MONTEIRO FILHO COBRA ÉTICA NA POLÍTICA, AO FAZER CAMPANHA PARA DILMA.

“Na política, o que precisa avançar é a questão ética”, disse. (Armando Filho). [...] O anfitrião, José Humberto, também ressaltou a ética e lembrou que “a política é para servir e não para que nos sirvamos dela. Este é o combustível da política: servir”.
(Blog do Jamildo, 22/08/10).

Desde os primórdios, a filosofia tem-se ocupado da questão ética. Que razões alimentamesse debate?
I. A necessidade de refletir criticamente sobre a experiência moral.
II. A necessidade de compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
III. A necessidade de estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.
IV. A necessidade de discutir as noções e os princípios que fundamentam nossa conduta.
V. A necessidade de pautar os atos humanos de forma refletida.

Somente está CORRETO o que se afirma em.
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I, IV e V.
D) I, III e IV.
E) IV.

As entrevistas realizadas pelo “Jornal Nacional” com Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra provocaram três tipos principais de avaliação: se a performance midiática do candidato foi boa ou não, se falou bobagens ou não e, especialmente, se os dois apresentadores do noticiário agiram bem ou mal como entrevistadores.

O primeiro tipo de avaliação não é mais novidade há muito tempo. Eleição é um exercício de convencimento, não de discussão de ideias – saber vender o peixe é muito mais importante do que o peixe em si. Se o candidato foi simpático ou não, se olhou para a câmera ou para os entrevistadores, se parecia calmo ou nervoso, se escolheu as cores certas para a roupa – tudo isso é mais importante do que suas ideias e propostas.

A atenção que se dá aos erros, exageros e mentiras dos candidatos seria útil, se ajudasse o eleitor a formar uma opinião sobre o grau de preparo e o caráter de quem pede o voto. Mas, bem adestrados, eles cometem cada vez menos deslizes, o que explica o destaque desproporcional dado a certas bobagens (caso da confusão que Dilma fez ao colocar a Baixada Santista no Estado do Rio).

Mais peculiar e interessante é a preocupação geral com a performance de William Bonner e Fátima Bernardes. Para a Globo, dado o seu passivo, é fundamental demonstrar isenção. Isso começa pelo enfoque adotado para as entrevistas. “Vamos abordar aqui temas polêmicos das candidaturas e também confrontar os candidatos com as suas realizações em cargos públicos”, avisou Bonner no dia da entrevista com Dilma.

(Blog do Jamildo,11.08.10)

14. A política é uma importante dimensão da vida humana em sociedade. Mesmo sem saber ou sem querer, o ser humano está envolvido totalmente na política. A filosofia discute a atividade política nos seguintes termos:
I. Refere-se às decisões que realizamos ao longo da vida para garantia dos bens privados.
II. É o conjunto de atividades humanas que se refere à cidade e às coisas de interesse público.
III. É uma atividade que se realiza em continuação da Ética aplicada à vida pública. (Aristóteles).
IV. Política é a dimensão humana que se preocupa com questões de interesse individual no exercício do poder na esfera pública.
V. É o processo de formação do sujeito em sociedade. (Lasswell e Kaplan).

Somente está CORRETO o que se afirma em.
A) II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e IV.
D) I, II e IV.
E) IV.

15. O autor do comentário anterior acusa que a entrevista realizada pelo Jornal Nacional não aprofundou dimensões políticas que se espera à qualidade do gestor público. Sobre essas qualidades, identifique-as abaixo:
I. Capacidade de gerir seus negócios particulares.
II. Capacidade de gerir a educação pública.
III. Capacidade de convencimento.
IV. Capacidade de gerir o transporte público.
V. Capacidade de gerir a saúde pública.

Estão CORRETAS:
A) apenas I, III, IV e V.
B) apenas II, IV e V.
C) apenas I e V.
D) I, II, III, IV e V.
E) apenas IV e V.

16. No âmbito da ação humana, põe-se, com frequência, dúvidas acerca da liberdade e das condições que a determinam. Alguns defendem que o homem é um ser de consciência e liberdade, o que lhe permite agir de modo transformador. Acerca da liberdade, analise as proposições abaixo:
I. Expressa-se na ação daquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é
causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. (Aristóteles).
II. É uma escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. (Sartre).
III. Não somos livres, porque não escolhemos nascer numa determinada época, num determinado país,
numa determinada família, com um corpo determinado. (Platão).
IV. A liberdade é determinada pela razão ou pela inteligência e causada pelo raciocínio ou pelo pensamento.
V. Não sou livre, porque sou determinado pelo momento, pelo meio e pela raça. (Comte).

Estão CORRETAS:
A) apenas II e III.
B) apenas II, IV e V.
C) apenas I, II e IV.
D) apenas I, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

17. Leia a reportagem a seguir:

Crueldade sem fim

Regime iraniano mantém 19 mulheres no corredor da morte, à espera do apedrejamento. Ativistas denunciam estupros, torturas e execuções secretas, sem que a família da condenada seja avisada. [...] As pedras não devem ser grandes o bastante para matar o acusado com um ou dois golpes nem devem ser pequenas o bastante que não possam ser definidas como pedras.
(D.P. 28.08.10).
A violência em diversas modalidades é um fenômeno presente em todas as culturas. Es sa questão é abordada pela filosofia, conferindo-lhe os seguintes sentidos:
I. Uma ação provocada pelo desconhecimento do sujeito às diretrizes da moral.
II. Uma ação contra a pessoa, percebida como exercício da força física e da coação psíquica, para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos, como a morte, a loucura, a autoagressão.
III. Uma ação do indivíduo contra o grupo, isto é, quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vício.
IV. Uma violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém.
V. Tudo aquilo que reduz um sujeito à condição de objeto.

Estão CORRETAS apenas
A) II e III.
B) II, IV e V.
C) I e III.
D) II e IV.
E) II, III, IV e V.


18. Na filosofia moderna, o tema da existência humana tornou-se o ponto de partida e o objeto fundamental. Filósofos traçam uma visão dramática acerca do homem. São traços que caracterizam as filosofias existenciais. Leia as sentenças a seguir e conclua.

I II
0 0 O ser humano atribui importância a alguma coisa e não fica indiferente a ela.
1 1 O ser humano é representado como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada, que foi “lançada” ao mundo e vive sob riscos e ameaças.
2 2 A vida humana não é um caminho linear em direção ao progresso, ao êxito. É marcada por situações de sofrimento, como a doença, a dor, as injustiças, a luta pela sobrevivência, o fracasso, a velhice e a morte.
3 3 No decorrer da vida, experimentamos uma relação de igualdade e de justiça entre as pessoas do mesmo modo.
4 4 A vida é uma experiência sobre o que é e uma orientação para o que deve ser.
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