sexta-feira, outubro 01, 2010

Sobre as Invasões Holandesas no Nordeste






O período que os holandeses invadiram o nordeste brasileiro (Bahia e Pernambuco) esteve relacionado a alguns pontos primordiais para a concepção desse fato histórico. O primeiro é que, Portugal naquele determinado momento do século XVII, estava sob o domínio da monarquia espanhola, período esse que ficara conhecido como a União Ibérica (1580 – 1640). Também é válido ressaltar que, a Holanda, até então, era parceira dos lusitanos no comércio do açúcar. No entanto, em 1605, por ordem da monarquia espanhola, essa parceria foi proibida. Tal decisão desagradou os comerciantes flamengos que em represália, decidiram invadir o nordeste da colônia portuguesa. Em maio 1624 os holandeses invadiram Salvador – Sede do Governo-Geral, no entanto, em março do ano seguinte a União Ibérica contra atacou e expulsou os holandeses.

A próxima invasão seria em 1630, quando a Companhia das Índias Ocidentais resolveu invadir Pernambuco, capitania essa que era governada por Matias de Albuquerque, dando início, assim ao Período Holandês no Brasil.

É válido ressaltar que, os holandeses tinham fortes motivos para conquistar o Brasil, pois eram responsáveis pelo refino de boa parte do açúcar comercializado na Europa, haja vista a existência de mais de 20 refinarias na Holanda e o consumo que o Brasil tinha em relação aos tecidos Holandeses.


ORGANIZAÇÃO DO BRASIL HOLANDES.


Para organizar seus domínios no Brasil, no ano de 1637 foi enviado conde João Maurício de Nassau-Siegen, que aqui permaneceu até 1644. seu governo passou a ser caracterizado pelos seguintes pontos:

* Reorganização e ampliação da economia açucareira.
*Conciliação com os Luso-brasileiros, favorecendo a liberdade religiosa (Cristão-Novos) e facilitando créditos a juros controlados.
* Criação de um Exercito.
* Ampliou o comércio com os Países Baixos.
* ampliação da produtividade da lavoura canavieira.
* Comércio de produtos brasileiros como o Pau-Brasil e o fumo.
Recife “A Cidade Maurícia” foi remodelada e também foi palco de manifestações intelectuais e artísticas (Franz Post, Albert Eckout, Willem Piso etc).

Durante o governo da Nassau, houve uma aproximação dos senhores de engenho e o governo holandês devido aos empréstimos que o governo concedia para a aristocracia açucareira para a ampliação e modernização dos engenhos. Essa atitude endividou a elite açucareira com o governo holandês.

Problemas internos motivaram conflitos entre Nassau e a própria Companhia das Índias Ocidentais, nesse contexto, Nassau deixa de ser a principal liderança do governo flamengo e a Companhia passa agora a instituir uma dominação mais dura e hostil no Brasil holandês, acirrando ainda mais as diferenças entre colônia e metrópole.

As cobranças das dívidas contraídas pelos senhores de engenho, causou uma impopularidade do governo flamengo. Percebendo que podiam perder suas propriedades, a elite colonial tratou de organizar uma rebelião visando expulsar os holandeses. Esses conflitos ficaram conhecidos como a Insurreição Pernambucana.

Tal revolta teve inicio em 1645 e só terminou em 1654 com a derrota dos holandeses. Os rebeldes pernambucanos reuniram-se em torno de André Vidal negreiros, João Fernandes Vieira, Antonio Dias Cardoso, Henrique Dias e Felipe Camarão. Os revoltosos acumularam vitórias: monte das Tabocas (1646) a primeira e a segunda batalha dos Guararapes (1648 e 1649).

Além de tais conflitos internos, a conjuntura internacional também manifestava algumas mudanças, como a restauração da monarquia portuguesa pela dinastia Bragança e também pelas derrotas dos holandeses em uma guerra contra os Ingleses.

A saída dos Holandeses acarretou na concretização de alguns fatos como:
1. Assinatura do Tratado de Haia.
2. Aliança entre as Coroas Inglesa e Portuguesa.
3. Crise na economia açucareira do Brasil.

EXERCÍCIOS

1)(Fuvest – SP) Foram respectivamente, fatores importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão:
a)O envolvimento da Holanda no tráfico de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau com a Companhia das Índias Ocidentais.
b)A participação da Holanda na economia do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias Ocidentais.
c)O interesse da Holanda na economia do ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população.
d)A tentativa da Holanda de monopolizar o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal.
e)A exclusão da Holanda da economia açucareira e a mudança de interesses da Companhia das Índias Ocidentais.

2)Com a expulsão dos holandeses em 1645, Brasil e Portugal apresentaram:
a)Grande crescimento econômico e expansão do mercado açucareiro.
b)Estabilidade econômica e política.
c)Grave crise econômica devido à concorrência do açúcar produzido nas Antilhas.
d)Flexibilidade no pacto colonial, promovendo, consequentemente, as colônias de povoamento no Brasil.

3)(FGV – SP) Com relação ao domínio holandês no nordeste brasileiro, pode-se afirmar que:
a)Os limites das suas conquistas foram restritos a Pernambuco, então a capitania que mais produzia açúcar na colônia.
b)O governo de Nassau, de acordo com a Companhia das Índias Ocidentais, procurou, com os produtores locais, incrementar ainda mais a produção de açúcar.
c)A partir de suas bases no Nordeste, os holandeses ampliaram o raio de dominação, chegando em 1645, a conquistar a Amazônia peruana.
d)Oriundo de uma Holanda dividida pelas guerras de religião, o protestante Nassau fez de seu governo, em Pernambuco, um regime teocrático de protestantismo radical
e)Nas regiões em que dominaram, os holandeses transformaram a economia numa atividade igualmente lucrativa para Portugal e Espanha.


4)(PUC – RS) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido:
a)Pela política de monopólio comercial da Coroa portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) Pelos interesses ingleses que dominavam o comercio entre o Brasil e Portugal.
c)Pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia com apoio dos ingleses.
d)Pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
e)Pela Guerra de Independência dos países Baixos contra a Espanha, e seus conseqüentes reflexos na colônia portuguesa, devido a União Ibérica.

5)(UFPE) A presença holandesa no Brasil colonial é tema que se destaca nos estudos historiográficos. Sobre o governo de Nassau (1637-44) e sua época, sempre surgem comentários e debates; porém, podemos afirmar que:
a) a recuperação da autonomia política de Portugal, nesse período, deu mais condições para este país desenvolver relações com os holandeses no Brasil.
b) Nassau não teve qualquer conflito com os nativos; apenas se desentendeu com o comando europeu da Companhia das Índias.
c) a atuação de Nassau em nada modificou as relações dos holandeses com os senhores de engenho, fracassando, porém, na expansão militar e na exportação de açúcar.
d) sua administração se restringiu a fazer benefícios à parte central do Recife, onde habitava com a sua família e onde construiu as obras mais importantes.
e) não houve na sua administração nenhuma preocupação com as conquistas militares; seus interesses se voltavam sobretudo para a arte renascentista.

6) É característica da economia holandesa, na primeira metade do século XVII:
a) A preponderância das atividades comerciais e financeiras com a formação de importante frota naval.
b) O predomínio do setor industrial na economia, em detrimento das atividades comerciais.
c) A formação de companhias de comércio, dando inicio ao liberalismo econômico.
d) O aproveitamento exclusivo de rotas fluviais, consolidando a hegemonia econômica na Europa Oriental.
e) A inexistência de agricultura e pesca, conduzindo à dependência dos países fornecedores.

7) acerca da presença dos holandeses no Brasil, durante o período colonial, assinale a alternativa correta.
a) Garantiram a manutenção do direito e liberdade de culto, tabelaram os juros e financiaram plantações.
b) Perseguiram judeus e católicos através do Tribuna do Santo Ofício.
c) Aceleraram o processo de unificação política entre Espanha e Portugal.
d) Criaram, no Brasil, instituições de Crédito, financiando a industrialização contra os interesses ingleses.
e) visavam à ocupação política do Nordeste.

9) Sobre a restauração pernambucana e o fim do domínio holandês podemos afirmar que:

0-0) A substituição de Nassau na administração da Nova Holanda, em 1644, pelo Supremo Conselho, acirrou conflitos entre devedores (luso-brasileiros) e credores (holandeses).

1-1) André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, senhores de engenho e aliados dos
holandeses, apoiaram a nova política financeira do Supremo Conselho.

2-2) Vários combates foram travados pelas tropas luso-brasileiros e holandesas. Os mais
importantes foram: o do Monte das Tabocas, o da Convenção de Beriberi e o do Monte Guararapes.

3-3) A partir de 1551, a guerra naval entre Inglaterra e Holanda possibilitou a diminuição do
auxílio dos Estados Gerais aos holandeses em Pernambuco.

4-4) Os ingleses que haviam excluído a Holanda do seu comércio, auxiliaram os luso brasileiros
na restauração.

10) “Motivos por que a Companhia das Índias Ocidentais deve tentar tirar ao rei da Espanha a
terra do Brasil e lista de tudo o que o Brasil pode produzir anualmente”.
Este título de livro da época nos dá uma visão do espírito que norteou o movimento das
invasões holandesas. Sobre estas podemos afirmar que

a) a política de invasões dos holandeses visava restabelecer o protecionismo ao comércio colonial,
porque os produtos brasileiros só podiam ser comprados pelos comerciantes espanhóis.
b) a criação da Companhia das Índias Ocidentais visava romper o bloqueio econômico
português que impedia o livre comércio do açúcar.
c) os planos dos holandeses visavam à reapropriação dos lucros da distribuição e venda do
açúcar brasileiro, prejudicados pela dominação filipina sobre Portugal.
d) a hegemonia holandesa já estava estabelecida na Europa e era necessário agora ocupar a
área açucareira com trabalhadores livres.
e) os espanhóis, ao dominarem o Brasil, pretendiam desenvolver uma colonização fora do
sistema mercantilista, e isto era lesivo aos interesses da Companhia das Índias Ocidentais.

11) No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os lusos se liberarem da dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes interesses no comércio do açúcar.
e) Portugal era tradicionalmente rival dos holandeses nas guerras européias.
 ############################################################################################################

























  





O período que os holandeses invadiram o nordeste brasileiro (Bahia e Pernambuco) esteve relacionado a alguns pontos primordiais para a concepção desse fato histórico. O primeiro é que, Portugal naquele determinado momento do século XVII, estava sob o domínio da monarquia espanhola, período esse que ficara conhecido como a União Ibérica (1580 – 1640). Também é válido ressaltar que, a Holanda, até então, era parceira dos lusitanos no comércio do açúcar. No entanto, em 1605, por ordem da monarquia espanhola, essa parceria foi proibida. Tal decisão desagradou os comerciantes flamengos que em represália, decidiram invadir o nordeste da colônia portuguesa. Em maio 1624 os holandeses invadiram Salvador – Sede do Governo-Geral, no entanto, em março do ano seguinte a União Ibérica contra atacou e expulsou os holandeses.

A próxima invasão seria em 1630, quando a Companhia das Índias Ocidentais resolveu invadir Pernambuco, capitania essa que era governada por Matias de Albuquerque, dando início, assim ao Período Holandês no Brasil.

É válido ressaltar que, os holandeses tinham fortes motivos para conquistar o Brasil, pois eram responsáveis pelo refino de boa parte do açúcar comercializado na Europa, haja vista a existência de mais de 20 refinarias na Holanda e o consumo que o Brasil tinha em relação aos tecidos Holandeses.


ORGANIZAÇÃO DO BRASIL HOLANDES.


Para organizar seus domínios no Brasil, no ano de 1637 foi enviado conde João Maurício de Nassau-Siegen, que aqui permaneceu até 1644. seu governo passou a ser caracterizado pelos seguintes pontos:

* Reorganização e ampliação da economia açucareira.
*Conciliação com os Luso-brasileiros, favorecendo a liberdade religiosa (Cristão-Novos) e facilitando créditos a juros controlados.
* Criação de um Exercito.
* Ampliou o comércio com os Países Baixos.
* ampliação da produtividade da lavoura canavieira.
* Comércio de produtos brasileiros como o Pau-Brasil e o fumo.
Recife “A Cidade Maurícia” foi remodelada e também foi palco de manifestações intelectuais e artísticas (Franz Post, Albert Eckout, Willem Piso etc).

Durante o governo da Nassau, houve uma aproximação dos senhores de engenho e o governo holandês devido aos empréstimos que o governo concedia para a aristocracia açucareira para a ampliação e modernização dos engenhos. Essa atitude endividou a elite açucareira com o governo holandês.

Problemas internos motivaram conflitos entre Nassau e a própria Companhia das Índias Ocidentais, nesse contexto, Nassau deixa de ser a principal liderança do governo flamengo e a Companhia passa agora a instituir uma dominação mais dura e hostil no Brasil holandês, acirrando ainda mais as diferenças entre colônia e metrópole.

As cobranças das dívidas contraídas pelos senhores de engenho, causou uma impopularidade do governo flamengo. Percebendo que podiam perder suas propriedades, a elite colonial tratou de organizar uma rebelião visando expulsar os holandeses. Esses conflitos ficaram conhecidos como a Insurreição Pernambucana.

Tal revolta teve inicio em 1645 e só terminou em 1654 com a derrota dos holandeses. Os rebeldes pernambucanos reuniram-se em torno de André Vidal negreiros, João Fernandes Vieira, Antonio Dias Cardoso, Henrique Dias e Felipe Camarão. Os revoltosos acumularam vitórias: monte das Tabocas (1646) a primeira e a segunda batalha dos Guararapes (1648 e 1649).

Além de tais conflitos internos, a conjuntura internacional também manifestava algumas mudanças, como a restauração da monarquia portuguesa pela dinastia Bragança e também pelas derrotas dos holandeses em uma guerra contra os Ingleses.

A saída dos Holandeses acarretou na concretização de alguns fatos como:
1. Assinatura do Tratado de Haia.
2. Aliança entre as Coroas Inglesa e Portuguesa.
3. Crise na economia açucareira do Brasil.

EXERCÍCIOS

1)(Fuvest – SP) Foram respectivamente, fatores importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão:
a)O envolvimento da Holanda no tráfico de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau com a Companhia das Índias Ocidentais.
b)A participação da Holanda na economia do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias Ocidentais.
c)O interesse da Holanda na economia do ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população.
d)A tentativa da Holanda de monopolizar o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal.
e)A exclusão da Holanda da economia açucareira e a mudança de interesses da Companhia das Índias Ocidentais.

2)Com a expulsão dos holandeses em 1645, Brasil e Portugal apresentaram:
a)Grande crescimento econômico e expansão do mercado açucareiro.
b)Estabilidade econômica e política.
c)Grave crise econômica devido à concorrência do açúcar produzido nas Antilhas.
d)Flexibilidade no pacto colonial, promovendo, consequentemente, as colônias de povoamento no Brasil.

3)(FGV – SP) Com relação ao domínio holandês no nordeste brasileiro, pode-se afirmar que:
a)Os limites das suas conquistas foram restritos a Pernambuco, então a capitania que mais produzia açúcar na colônia.
b)O governo de Nassau, de acordo com a Companhia das Índias Ocidentais, procurou, com os produtores locais, incrementar ainda mais a produção de açúcar.
c)A partir de suas bases no Nordeste, os holandeses ampliaram o raio de dominação, chegando em 1645, a conquistar a Amazônia peruana.
d)Oriundo de uma Holanda dividida pelas guerras de religião, o protestante Nassau fez de seu governo, em Pernambuco, um regime teocrático de protestantismo radical
e)Nas regiões em que dominaram, os holandeses transformaram a economia numa atividade igualmente lucrativa para Portugal e Espanha.


4)(PUC – RS) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido:
a)Pela política de monopólio comercial da Coroa portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) Pelos interesses ingleses que dominavam o comercio entre o Brasil e Portugal.
c)Pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia com apoio dos ingleses.
d)Pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
e)Pela Guerra de Independência dos países Baixos contra a Espanha, e seus conseqüentes reflexos na colônia portuguesa, devido a União Ibérica.

5)(UFPE) A presença holandesa no Brasil colonial é tema que se destaca nos estudos historiográficos. Sobre o governo de Nassau (1637-44) e sua época, sempre surgem comentários e debates; porém, podemos afirmar que:
a) a recuperação da autonomia política de Portugal, nesse período, deu mais condições para este país desenvolver relações com os holandeses no Brasil.
b) Nassau não teve qualquer conflito com os nativos; apenas se desentendeu com o comando europeu da Companhia das Índias.
c) a atuação de Nassau em nada modificou as relações dos holandeses com os senhores de engenho, fracassando, porém, na expansão militar e na exportação de açúcar.
d) sua administração se restringiu a fazer benefícios à parte central do Recife, onde habitava com a sua família e onde construiu as obras mais importantes.
e) não houve na sua administração nenhuma preocupação com as conquistas militares; seus interesses se voltavam sobretudo para a arte renascentista.

6) É característica da economia holandesa, na primeira metade do século XVII:
a) A preponderância das atividades comerciais e financeiras com a formação de importante frota naval.
b) O predomínio do setor industrial na economia, em detrimento das atividades comerciais.
c) A formação de companhias de comércio, dando inicio ao liberalismo econômico.
d) O aproveitamento exclusivo de rotas fluviais, consolidando a hegemonia econômica na Europa Oriental.
e) A inexistência de agricultura e pesca, conduzindo à dependência dos países fornecedores.

7) acerca da presença dos holandeses no Brasil, durante o período colonial, assinale a alternativa correta.
a) Garantiram a manutenção do direito e liberdade de culto, tabelaram os juros e financiaram plantações.
b) Perseguiram judeus e católicos através do Tribuna do Santo Ofício.
c) Aceleraram o processo de unificação política entre Espanha e Portugal.
d) Criaram, no Brasil, instituições de Crédito, financiando a industrialização contra os interesses ingleses.
e) visavam à ocupação política do Nordeste.

9) Sobre a restauração pernambucana e o fim do domínio holandês podemos afirmar que:

0-0) A substituição de Nassau na administração da Nova Holanda, em 1644, pelo Supremo Conselho, acirrou conflitos entre devedores (luso-brasileiros) e credores (holandeses).

1-1) André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, senhores de engenho e aliados dos
holandeses, apoiaram a nova política financeira do Supremo Conselho.

2-2) Vários combates foram travados pelas tropas luso-brasileiros e holandesas. Os mais
importantes foram: o do Monte das Tabocas, o da Convenção de Beriberi e o do Monte Guararapes.

3-3) A partir de 1551, a guerra naval entre Inglaterra e Holanda possibilitou a diminuição do
auxílio dos Estados Gerais aos holandeses em Pernambuco.

4-4) Os ingleses que haviam excluído a Holanda do seu comércio, auxiliaram os luso brasileiros
na restauração.

10) “Motivos por que a Companhia das Índias Ocidentais deve tentar tirar ao rei da Espanha a
terra do Brasil e lista de tudo o que o Brasil pode produzir anualmente”.
Este título de livro da época nos dá uma visão do espírito que norteou o movimento das
invasões holandesas. Sobre estas podemos afirmar que

a) a política de invasões dos holandeses visava restabelecer o protecionismo ao comércio colonial,
porque os produtos brasileiros só podiam ser comprados pelos comerciantes espanhóis.
b) a criação da Companhia das Índias Ocidentais visava romper o bloqueio econômico
português que impedia o livre comércio do açúcar.
c) os planos dos holandeses visavam à reapropriação dos lucros da distribuição e venda do
açúcar brasileiro, prejudicados pela dominação filipina sobre Portugal.
d) a hegemonia holandesa já estava estabelecida na Europa e era necessário agora ocupar a
área açucareira com trabalhadores livres.
e) os espanhóis, ao dominarem o Brasil, pretendiam desenvolver uma colonização fora do
sistema mercantilista, e isto era lesivo aos interesses da Companhia das Índias Ocidentais.

11) No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os lusos se liberarem da dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes interesses no comércio do açúcar.
e) Portugal era tradicionalmente rival dos holandeses nas guerras européias.
 ############################################################################################################

























  

5 comentários:

Anônimo disse...

não tem o gabarito com as respostas dos exercicios não?

Anônimo disse...

cade o gabarito?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito Boom o Conteúdo Cara ... Salvou Meu Trabalho , Vlww , Muito Obrigado !!