01. Leia o fragmento textual e marque a alternativa correta em relação ao tema trabalhado:
"Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade sensível e intelectual dotada do poder de análise, síntese e representação. É o sujeito. Reconhece-se como diferente dos objetos, cria e descobre significações, institui sentidos, elabora conceitos, idéias, juízos e teorias. É dotado de capacidade para conhecer-se a si mesmo no ato do conhecimento, ou seja, é capaz de reflexão. É saber de si e saber sobre o mundo, manifestando-se como sujeito percebedor, imaginante, memorioso, falante e pensante. É o entendimento propriamente dito".
(Marilena Chauí - Convite à Filosofia).
a) Podemos dizer que a atividade racional dos seres humanos permitem que os mesmos consigam ter consciência sobre realidade somente pelo aspecto intelectual.
b) O poder de análise, síntese e representação que o texto se refere seria a capacidade humana de refletir racionalmente sobre si e sobre o mundo externo.
c) Segundo o texto, a nossa consciência racional não permite o auto-reconhecimento, nem a capacidade de atribuição de sentidos e conceitos.
d) A consciência seria algo apenas abstrato que nos trás subsídios para desenvolvermos a capacidade de entendermos apenas a nossa própria essência.
e) A consciência reflexiva e racional das pessoas é capaz de unificar todas as opiniões subjetivas em classificações universais e absolutas a respeito da realidade exterior.
02. Analise as afirmativas que tratam sobre a Consciência Reflexiva dos sujeitos e marque a alternativa correta:
I - A consciência reflexiva forma-se como atividade de análise e síntese, de representação e de significação voltadas para a explicação, descrição e interpretação da realidade.
II - A possibilidade de reflexão apóia-se em métodos de conhecer e buscar a verdade por meio do aspecto racional.
III - O sujeito do conhecimento não é uma vivência individual, mas aspira à universalidade, ou seja, à capacidade de conhecimento que seja idêntica em todos os seres humanos e com validade para todos os seres humanos, em todos os tempos e lugares.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas a afirmativa II.
c) Apenas a afirmativa III.
d) As afirmativas I e III.
e) As afirmativas I, II e III.
03. Sobre a capacidade de reflexão e produção do conhecimento dos seres humanos analise as afirmativas e avalie se verdadeiro ou falso:
0 - 0
A vivência é singular (minha), já o conhecimento é universal (nosso, de todos os humanos).
1 - 1
A Consciência é a capacidade humana para conhecer, para saber que conhece e para saber o que sabe que conhece. A consciência é um conhecimento (das coisas e de si) e um conhecimento desse conhecimento (reflexão).
2 - 2
A filosofia propriamente dita tem condições de surgir no momento em que o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexao.
3 - 3
O homem comum, no cotidiano da vida, é levado a momentos de parada, a fim de retomar o significado de seus atos e pensamentos, e nessa hora é solicitado a refletir.
4 - 4
Refletir filosoficamente é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece.
04. Segundo o professor Flermeval Saviani, a reflexão filosófica é radical, rigorosa e de conjunto.A respeito dessas três propriedades, relacione as colunas:
I - Reflexão Radical.
II - Reflexão Rigorosa.
III - Reflexão de Conjunto.
a) ( ) É quando o indivíduo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica.
b) ( ) Seria a conduta racional globalizante, ou seja, a que examina os problemas sob a perspectiva global, em sua totalidade e até de maneira interdisciplinar.
c) ( ) Seria a busca pelos os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir, ou seja, é a pretensão de se obter o entendimento real de algo, analisando primeiramente os seus pressupostos, as suas bases teóricas ou até mesmo a sua formação inicial.
05. (UPE) A atitude filosófica inicia-se indagando "O que é?", "Como é?", "Por que é?", "Para que é?", dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. Estas são perguntas sobre:
a) A essência, a significação, a origem e a finalidade de todas as coisas;
b) O conhecer, o falar, o pensar e o agir, próprios dos seres humanos;
c) A capacidade, a finalidade, o conceito e a origem do mundo;
d) Os motivos, as razões, as causas e os interesses para pensarmos;
e) O conteúdo, o sentido, a intenção e a finalidade do que pensamos.
06. (UPE) A consciência é uma das mais significativas características humanas. É a consciência que permite à pessoas humana não só estar no mundo mas também agir sobre ele com algum saber. A consciência permite ao homem:
I. relacionar-se consigo e com o mundo.
II. concentrar-se no sujeito, de modo a alcançar a dimensão da interioridade que se manifesta através do processo de falar, criar, propor e inovar.
III. refletir os acontecimentos que ainda não foram pensados.
IV. indeferir relações indesejadas.
V. concentrar-se no objeto, de modo a alcançar a dimensão da alteridade, que se manifesta através do processo de escutar, absorver, reformular, rever e renovar.
Somente está CORRETO o que se afirma em:
a) II e III.
b) II, IV e V.
c) I e IV.
d) I, II e V.
e) IV.
07.(UPE) O conhecimento filosófico, como outros, é essencialmente um trabalho intelectual. A filosofia distingue-se da ciência por ser mais teórica e não condicionar seu objeto à experimentação em laboratório.
Quais ações abaixo se pode afirmar uma atitude filosófica?
I. Perguntar sobre a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir.
II. Afirmar sempre “eu acho que” e/ou “eu gosto de”.
III. Aceitar como verdade resultados de pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa.
IV. Compreender o que são as coisas, de modo a fornecer a chave de compreensão da realidade.
V. Estranhar a realidade cotidiana e buscar seus fundamentos.
Somente está CORRETO o que se afirma em:
a) II e III.
b) II, IV e V.
c) I e V.
d) I, III e IV.
e) IV.
08. (UPE) A questão do conhecimento esteve na pauta dos filósofos desde o começo da Filosofia. Es se interesse deve -se
ao fato de que foi sempre presente a discussão em torno da questão da verdade. Nesse sentido, ao tratar do conhecimento, a filosofia pretende:
I. afirmar que nosso pensamento parece seguir certas leis ou regras para conhecer as coisas.
II. defender que há uma diferença entre perceber e pensar.
III. indagar a capacidade humana de conhecer.
IV. dizer que não existe conhecimento, se o sujeito só consegue representá-lo mentalmente.
V. defender que o conhecimento se confunde com a relação entre o pensamento e as coisas.
Somente está CORRETO o que se afirma em:
a) II e III.
b) II, IV e V.
c) I e III.
d) I, III e IV.
e) I, II, III e V.
############################################################################################################