01. O historiador constrói sua pesquisa sobre o passado a partir de questões do tempo presente. Nas suas análises, estabelece um diálogo com os tempos históricos e procura compreender a cultura humana na sua diversidade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
a) o historiador deve montar sua pesquisa, utilizando-se da documentação escrita e desprezando os outros registros da cultura.
b) o diálogo entre os tempos históricos evidencia que o passado é o tempo do atraso e da barbárie.
c) a história é uma construção coletiva, cabendo ao historiador compreendê-la sem estabelecer hierarquias entre os diversos tempos históricos.
d) as velozes mudanças, que marcam a sociedade contemporânea, impedem uma melhor compreensão do passado, esvaziando o significado dos estudos históricos.
e) o historiador deve priorizar, apenas, aspectos da cultura que expressem mudanças radicais nas relações sociais.
02. A velocidade dos acontecimentos históricos, construções das contínuas mudanças tecnológicas, tem impressionado os tempos atuais. Diante dessa perspectiva, o historiador:
a) mudou o conceito de pesquisa histórica, valorizando os acontecimentos anteriores ao século XIX, sobretudo, os séculos da Reforma e da propagação das idéias renascentistas.
b) deu mais atenção à história cultural, usando também fontes produzidas pelas camadas populares e pelos povos de cultura não industrializada.
c) desprezou a história política da Europa, devido à sua subordinação aos Estados Unidos da América, a grande potência do século XX, divulgadora das práticas mais sofisticadas do capitalismo.
d) retomou a narrativa positivista, acreditando numa história política oficial e apologética dos grandes heróis e dos conflitos diplomáticos entre os europeus.
e) afirmou a necessidade de ampliar o uso de fontes de pesquisas, negando o interesse pela história do cotidiano devido à sua falta de consistência teórica e ao seu personalismo.
03. A construção da História está relacionada com a capacidade dos seres humanos de superar obstáculos. Desde os primeiros tempos, os homens e as mulheres lutaram contra as mais diversas dificuldades, buscando com suas invenções obter melhores condições de vida. Nessa construção, marcada também por inseguranças e incertezas, tivemos, no período Neolítico:
a) a superação de muitos obstáculos, mas nada que significasse mudanças culturais expressivas e trouxesse redefinições na vida social da época.
b) uma vida social baseada no sedentarismo dos grupos, trazendo dificuldades para uma maior exploração da natureza e melhoria das condições de alimentação.
c) invenções culturais expressivas, que levaram à superação de muitas dificuldades e a um maior domínio sobre a natureza.
d) a intensificação das guerras entre as tribos, que impediram o surgimento de uma organização social mais sedentária.
e) uma homogeneidade cultural, que aproximou os grupos sociais e ampliou o nomadismo e as atividades de caça e pesca.
04. Cada afirmativa abaixo caracteriza uma concepção de História, portanto, representa uma corrente historiográfica diferente.
I. A História é a ciência do passado, e o papel do historiador é o de mostrar esse passado como realmente aconteceu.
II. A História é o conhecimento dos homens no transcurso do tempo, e o historiador responde às questões do presente, fazendo e refazendo suas perguntas ao passado.
III. A História da humanidade é a história da luta de classes, e o papel do historiador é o de conhecê-la para transformar a sociedade.
As concepções descritas correspondem, respectivamente, às seguintes correntes historiográficas:
a) Positivismo, Nova História e Materialismo Histórico.
b) Materialismo Histórico, Positivismo e Nova História.
c) Nova História, Materialismo Histórico e Positivismo.
d) Positivismo, Materialismo Histórico e Nova História.
e) Nova História, Positivismo e Materialismo Histórico.
05. Marque a opção incorreta sobre a noção de documento para os positivistas.
a) Para os positivistas o documento era prova científica e falava por si só.
b) Todos os vestígios humanos manifestados em documento, fala, fotografia gravura,materiais eram tidos como documentos.
c) Cabia ao historiador tirar dos documentos tudo o que eles continham e não lhe acrescentar nada além.
d) A história não deveria somar aos seus estudos o trabalho da arqueologia, paleografia, numismática etc.
06. Na França, no final da década de 1920, surgiu a "Escola dos Annales", que provocou uma série de renovações na concepção de História. Analise as alternativas abaixo e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.
a) Os historiadores fundadores da Annales romperam com a narrativa dos feitos dos grandes homens e procuraram integrar a História com outras ciências.
b) A "Escola dos Annales" é conhecida por História Nova e foi fundada pelos historiadores Marc Bloch e Luciene Febvre.
c) A "Escola dos Annales" utiliza outras fontes históricas além do documento escrito nas investigações científicas.
d) A "Escola dos Annales" está fundamentada na História positivista e na interpretação dogmática e ortodoxa do Marxismo.
A seqüência correta, de cima para baixo é:
a) F - V - F - V
c) V - V - V - F
c) V - F - V - V
d) V - V - F - F
07. Para entender a História, é importante buscar meios, a fim de explicá-la e poder compreender melhor as relações sociais e os mistérios do mundo. Na Antigüidade, a filosofia grega muito contribuiu para a reflexão e, mesmo nos dias atuais, sua produção tem acentuado destaque no pensamento ocidental. Com relação à contribuição dos filósofos gregos, podemos afirmar que:
a) as teorias de Platão sedimentaram as bases do idealismo, pois defendiam o relativismo político e se contrapunham aos ensinamentos de Sócrates.
b) as reflexões dos sofistas causaram grande impacto na sociedade da época, com seu relativismo e seus questionamentos sobre a existência da verdade.
c) a filosofia de Aristóteles sintetizou o pensamento do mundo antigo, contribuindo para afirmar a possibilidade do relativismo e a necessidade de certezas absolutas.
d) as reflexões de Sócrates sobre a ética e a virtude não foram sistematizadas e eram totalmente contrárias às reflexões de Aristóteles.
e) a compreensão que os pré-socráticos tinham da formação do universo pouco significou para o pensamento filosófico, sobretudo as teorias de Demócrito e Parmênides.
08. Vivemos inseridos numa sociedade, na qual predominam o consumo e a propaganda, ampliados pelos meios de comunicação. Nesse contexto, o ofício do historiador:
a) perdeu totalmente o sentido, pois se tornou instrumento da mídia e das grandes empresas.
b) ainda é importante como caminho para reflexão e luta contra as injustiças sociais.
c) é um reflexo da sociedade em que vive, fazendo uma ciência apenas para ser vendida.
d) é tecnicamente ultrapassado, pois não utiliza recursos da tecnologia atual.
e) voltou-se para o estudo do passado remoto, desprezando os eventos do presente.
09.Leia o fragmento abaixo:
“As peripécias do historiador em arquivos e bibliotecas às vezes se assemelham ao trabalho do detetive em busca de pistas para desvendar um mistério”.
Fonte: De Decca, Edgar Salvadori. Território de Fronteira. Revista de História da
Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Ano II, n. 13, outubro de 2006, p 98.
A respeito da citação acima, considere as seguintes afirmativas:
I. Ela sugere que o trabalho de pesquisa do historiador se revela um verdadeiro quebra-cabeças, na descoberta e elucidação de documentos.
II. Ela destaca que indícios e sinais também compõem as pistas seguidas pelo historiador no trabalho de pesquisa histórica.
III. Ela insinua que o trabalho que o historiador realizava em arquivos e bibliotecas está obsoleto, modernamente, o historiador desenvolve seu ofício como um detetive, entrevistando, perguntando e ouvindo.
São corretas:
a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas I e III
d) I, II e III
10. A relação com a natureza é uma das mais definidoras dos caminhos seguidos da construção do fazer histórico. O trabalho humano é significativo para entender essas relações, pois:
a) favorece uma contínua luta por melhores condições, aumentando a competição entre as pessoas.
b) promove a expansão da cultura, exercitando a criatividade e a capacidade de superar obstáculos.
c) ajuda o crescimento do capitalismo, com a consolidação do individualismo produtivo e enriquecedor.
d) realiza mudanças significativas nos espaços da natureza, trazendo sempre benefícios para a cultura.
e) oferece condições para firmar a exploração da natureza, proporcionando um equilíbrio social definitivo.
11. Leia o diálogo abaixo:
"- E essa história universal, sobre a qual te interroguei já faz um bom
tempo? Continuo esperando tua resposta.
- Que desejais saber exatamente?
- O que pensais da história universal em geral e da história geral em
particular? Dize-me: o Concílio de Basiléia é história universal?
- É... é história universal em geral.
- E os meus canhões?
- História geral em particular.
- E o casamento das minhas filhas?
- Apenas história factual..."
Fonte: REVEL, Jacques. Jogos de Escalas. Rio de Janeiro:
Fundação Getúlio Vargas, 1998. pp. 5-6.
O diálogo acima relata uma consulta do duque d'Alge, de partida para a guerra, ao seu capelão. Tal fragmento sugere ao leitor uma concepção de História. No que compete a essa concepção, marque a alternativa correta:
a) Os historiadores contemporâneos compartilham a convicção de que existe uma grande e uma pequena história que se opõem em função de uma hierarquia espontânea.
b) Hoje, a historiografia pauta sua análise na hierarquia, nos reis e nos grandes generais, sugerindo que grandes homens defendem grandes causas.
c) Mais recentemente, há um campo da historiografia que, em ampla sintonia com a concepção positivista, colocou as massas e os processos anônimos como os grandes atores da História.
d) O fragmento acima sugere que a importância de um fenômeno histórico é, de certa maneira, proporcional às suas dimensões.
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01. O historiador constrói sua pesquisa sobre o passado a partir de questões do tempo presente. Nas suas análises, estabelece um diálogo com os tempos históricos e procura compreender a cultura humana na sua diversidade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
a) o historiador deve montar sua pesquisa, utilizando-se da documentação escrita e desprezando os outros registros da cultura.
b) o diálogo entre os tempos históricos evidencia que o passado é o tempo do atraso e da barbárie.
c) a história é uma construção coletiva, cabendo ao historiador compreendê-la sem estabelecer hierarquias entre os diversos tempos históricos.
d) as velozes mudanças, que marcam a sociedade contemporânea, impedem uma melhor compreensão do passado, esvaziando o significado dos estudos históricos.
e) o historiador deve priorizar, apenas, aspectos da cultura que expressem mudanças radicais nas relações sociais.
02. A velocidade dos acontecimentos históricos, construções das contínuas mudanças tecnológicas, tem impressionado os tempos atuais. Diante dessa perspectiva, o historiador:
a) mudou o conceito de pesquisa histórica, valorizando os acontecimentos anteriores ao século XIX, sobretudo, os séculos da Reforma e da propagação das idéias renascentistas.
b) deu mais atenção à história cultural, usando também fontes produzidas pelas camadas populares e pelos povos de cultura não industrializada.
c) desprezou a história política da Europa, devido à sua subordinação aos Estados Unidos da América, a grande potência do século XX, divulgadora das práticas mais sofisticadas do capitalismo.
d) retomou a narrativa positivista, acreditando numa história política oficial e apologética dos grandes heróis e dos conflitos diplomáticos entre os europeus.
e) afirmou a necessidade de ampliar o uso de fontes de pesquisas, negando o interesse pela história do cotidiano devido à sua falta de consistência teórica e ao seu personalismo.
03. A construção da História está relacionada com a capacidade dos seres humanos de superar obstáculos. Desde os primeiros tempos, os homens e as mulheres lutaram contra as mais diversas dificuldades, buscando com suas invenções obter melhores condições de vida. Nessa construção, marcada também por inseguranças e incertezas, tivemos, no período Neolítico:
a) a superação de muitos obstáculos, mas nada que significasse mudanças culturais expressivas e trouxesse redefinições na vida social da época.
b) uma vida social baseada no sedentarismo dos grupos, trazendo dificuldades para uma maior exploração da natureza e melhoria das condições de alimentação.
c) invenções culturais expressivas, que levaram à superação de muitas dificuldades e a um maior domínio sobre a natureza.
d) a intensificação das guerras entre as tribos, que impediram o surgimento de uma organização social mais sedentária.
e) uma homogeneidade cultural, que aproximou os grupos sociais e ampliou o nomadismo e as atividades de caça e pesca.
04. Cada afirmativa abaixo caracteriza uma concepção de História, portanto, representa uma corrente historiográfica diferente.
I. A História é a ciência do passado, e o papel do historiador é o de mostrar esse passado como realmente aconteceu.
II. A História é o conhecimento dos homens no transcurso do tempo, e o historiador responde às questões do presente, fazendo e refazendo suas perguntas ao passado.
III. A História da humanidade é a história da luta de classes, e o papel do historiador é o de conhecê-la para transformar a sociedade.
As concepções descritas correspondem, respectivamente, às seguintes correntes historiográficas:
a) Positivismo, Nova História e Materialismo Histórico.
b) Materialismo Histórico, Positivismo e Nova História.
c) Nova História, Materialismo Histórico e Positivismo.
d) Positivismo, Materialismo Histórico e Nova História.
e) Nova História, Positivismo e Materialismo Histórico.
05. Marque a opção incorreta sobre a noção de documento para os positivistas.
a) Para os positivistas o documento era prova científica e falava por si só.
b) Todos os vestígios humanos manifestados em documento, fala, fotografia gravura,materiais eram tidos como documentos.
c) Cabia ao historiador tirar dos documentos tudo o que eles continham e não lhe acrescentar nada além.
d) A história não deveria somar aos seus estudos o trabalho da arqueologia, paleografia, numismática etc.
06. Na França, no final da década de 1920, surgiu a "Escola dos Annales", que provocou uma série de renovações na concepção de História. Analise as alternativas abaixo e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.
a) Os historiadores fundadores da Annales romperam com a narrativa dos feitos dos grandes homens e procuraram integrar a História com outras ciências.
b) A "Escola dos Annales" é conhecida por História Nova e foi fundada pelos historiadores Marc Bloch e Luciene Febvre.
c) A "Escola dos Annales" utiliza outras fontes históricas além do documento escrito nas investigações científicas.
d) A "Escola dos Annales" está fundamentada na História positivista e na interpretação dogmática e ortodoxa do Marxismo.
A seqüência correta, de cima para baixo é:
a) F - V - F - V
c) V - V - V - F
c) V - F - V - V
d) V - V - F - F
07. Para entender a História, é importante buscar meios, a fim de explicá-la e poder compreender melhor as relações sociais e os mistérios do mundo. Na Antigüidade, a filosofia grega muito contribuiu para a reflexão e, mesmo nos dias atuais, sua produção tem acentuado destaque no pensamento ocidental. Com relação à contribuição dos filósofos gregos, podemos afirmar que:
a) as teorias de Platão sedimentaram as bases do idealismo, pois defendiam o relativismo político e se contrapunham aos ensinamentos de Sócrates.
b) as reflexões dos sofistas causaram grande impacto na sociedade da época, com seu relativismo e seus questionamentos sobre a existência da verdade.
c) a filosofia de Aristóteles sintetizou o pensamento do mundo antigo, contribuindo para afirmar a possibilidade do relativismo e a necessidade de certezas absolutas.
d) as reflexões de Sócrates sobre a ética e a virtude não foram sistematizadas e eram totalmente contrárias às reflexões de Aristóteles.
e) a compreensão que os pré-socráticos tinham da formação do universo pouco significou para o pensamento filosófico, sobretudo as teorias de Demócrito e Parmênides.
08. Vivemos inseridos numa sociedade, na qual predominam o consumo e a propaganda, ampliados pelos meios de comunicação. Nesse contexto, o ofício do historiador:
a) perdeu totalmente o sentido, pois se tornou instrumento da mídia e das grandes empresas.
b) ainda é importante como caminho para reflexão e luta contra as injustiças sociais.
c) é um reflexo da sociedade em que vive, fazendo uma ciência apenas para ser vendida.
d) é tecnicamente ultrapassado, pois não utiliza recursos da tecnologia atual.
e) voltou-se para o estudo do passado remoto, desprezando os eventos do presente.
09.Leia o fragmento abaixo:
“As peripécias do historiador em arquivos e bibliotecas às vezes se assemelham ao trabalho do detetive em busca de pistas para desvendar um mistério”.
Fonte: De Decca, Edgar Salvadori. Território de Fronteira. Revista de História da
Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Ano II, n. 13, outubro de 2006, p 98.
A respeito da citação acima, considere as seguintes afirmativas:
I. Ela sugere que o trabalho de pesquisa do historiador se revela um verdadeiro quebra-cabeças, na descoberta e elucidação de documentos.
II. Ela destaca que indícios e sinais também compõem as pistas seguidas pelo historiador no trabalho de pesquisa histórica.
III. Ela insinua que o trabalho que o historiador realizava em arquivos e bibliotecas está obsoleto, modernamente, o historiador desenvolve seu ofício como um detetive, entrevistando, perguntando e ouvindo.
São corretas:
a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas I e III
d) I, II e III
10. A relação com a natureza é uma das mais definidoras dos caminhos seguidos da construção do fazer histórico. O trabalho humano é significativo para entender essas relações, pois:
a) favorece uma contínua luta por melhores condições, aumentando a competição entre as pessoas.
b) promove a expansão da cultura, exercitando a criatividade e a capacidade de superar obstáculos.
c) ajuda o crescimento do capitalismo, com a consolidação do individualismo produtivo e enriquecedor.
d) realiza mudanças significativas nos espaços da natureza, trazendo sempre benefícios para a cultura.
e) oferece condições para firmar a exploração da natureza, proporcionando um equilíbrio social definitivo.
11. Leia o diálogo abaixo:
"- E essa história universal, sobre a qual te interroguei já faz um bom
tempo? Continuo esperando tua resposta.
- Que desejais saber exatamente?
- O que pensais da história universal em geral e da história geral em
particular? Dize-me: o Concílio de Basiléia é história universal?
- É... é história universal em geral.
- E os meus canhões?
- História geral em particular.
- E o casamento das minhas filhas?
- Apenas história factual..."
Fonte: REVEL, Jacques. Jogos de Escalas. Rio de Janeiro:
Fundação Getúlio Vargas, 1998. pp. 5-6.
O diálogo acima relata uma consulta do duque d'Alge, de partida para a guerra, ao seu capelão. Tal fragmento sugere ao leitor uma concepção de História. No que compete a essa concepção, marque a alternativa correta:
a) Os historiadores contemporâneos compartilham a convicção de que existe uma grande e uma pequena história que se opõem em função de uma hierarquia espontânea.
b) Hoje, a historiografia pauta sua análise na hierarquia, nos reis e nos grandes generais, sugerindo que grandes homens defendem grandes causas.
c) Mais recentemente, há um campo da historiografia que, em ampla sintonia com a concepção positivista, colocou as massas e os processos anônimos como os grandes atores da História.
d) O fragmento acima sugere que a importância de um fenômeno histórico é, de certa maneira, proporcional às suas dimensões.
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6 comentários:
Boa tarde!
Você teria o gabarito das questões? =)
Abraço
Priscila
Boa noite!
Essas questões são muito boas, gostaria de conferir minhas respostas...Você tem o gabarito dessas questões?
Agradeço desde ja!
Fernanda
Cadêeee o gabarito?! O.o
Cadêeee o gabarito?! O.o
E onde está o gabarito ?
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