domingo, fevereiro 26, 2012

Exercício de História - Mundo Pós- Guerra Fria.

01. “Afirmamos nossa determinação de prosseguir com a Intifada até o fim da ocupação e pedimos (...) ao novo governo que resistam às pressões americanas e sionistas que pretendem liquidar com nosso direito à luta”, declarou o Hamas. (FOLHA DE S. PAULO, 28.09.2003).
O texto acima nos remete ao(à):

a)Atentado de 11 de Setembro.
b)Questão Curda.
c)Questão Palestina.
d)Invasão do Iraque pelos EUA.
e)Invasão do Afeganistão pelos EUA.

02. Sobre conflitos vividos na América Latina, é incorreto afirma:

a) Hugo Chavez fechou um canal de televisão na Venezuela, provocando protestos naquele país.
b) No Chile, Augusto Pinochet liderou um golpe que pôs fim ao governo democraticamente eleito de Salvador Allende.
c) A Argentina teve uma das mais violentas ditaduras, e externamente se envolveu na Guerra das Malvinas, em 1982, contra a Inglaterra.
d) O escândalo chamado Irã-Contras mostrou a interferência do governo norteamericano nos destinos da Nicarágua .
e) Entre as ditaduras sul-americanas, o governo de Alfredo Stroessner, no Paraguai, destacou-se com a Guerra ao Contrabando , que transformou aquele país em potência produtiva mundial.

03. Em 2008 tivemos 90 anos do final da Primeira Guerra Mundial. Sobre esse conflito, é correto afirmar:

a) A Liga das Nações foi criada apenas depois da Segunda Guerra.
b) O movimento Jovem Bósnia foi um dos grandes suportes do império Austro-Húngaro contra os Sérvios.
c) A instável situação na Península Balcânica, aliada às políticas expansionistas dos países europeus, levou a efeito à Guerra.
d) No Tratado de Versalhes a Alemanha foi muito prestigiada.
e) As políticas nazista e fascista não se relacionam com o final da Primeira Guerra.

04. O governo dos EUA resolveu reativar, desde o dia 1.° de julho de 2008, a IV Frota voltada para operações navais na América Latina, marcando uma nova etapa nas suas relações com esta região. Na primeira metade do século XIX, essa relação foi caracterizada por idéias que defendiam a liberdade comercial e o princípio da não intervenção de nações estrangeiras, sintetizado pelo lema América para os americanos. Como foi denominada essa política?

a) Doutrina do Big Stick.
b) Aliança para o Progresso.
c) Pan-americanismo.
d) New Deal.
e) Doutrina Monroe.

04. Depois de 32 dias de conflito entre Israel e a milícia xiita libanesa, a ordem de cessar fogo entrou em vigor, sob a égide de uma resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU. A organização política e militar, formada por muçulmanos radicais que enfrentou o poderoso exército de Israel, no sul do Líbano, de 12 de julho a 14 de agosto de 2006, chama-se:

a) AI Qaeda.
b) Hezbollah.
c) Taleban.
d) Hamas.

05. É incorreto afirmar, em relação à América Latina:

a) O Mercosul tem sido eficiente na consolidação de uma autêntica América Latina.
b) Existem novos movimentos sociais, de caráter urbano e também rural, comuns em quase todos os países latino-americanos.
c) Existe um inchaço das metrópoles, nos países da América Latina, e grandes dificuldades em relação à habitação e à saúde, nas grandes cidades.
d) Em relação às ações sociais, cresce o número de organizações de caráter não governamental que buscam alternativas para enfrentar problemas sociais comuns aos países latino-americanos.
e) Mesmo se admitindo que houve um crescimento das idéias de democracia e de liberdade de expressão na América Latina, ainda precisamos amadurecê-las.

06. A seqüência dos atos terroristas recentes tem amedrontado o mundo contemporâneo, pela sua violência desmedida. Numa análise histórica, podemos afirmar que esse terrorismo:

a) é resultado de choques religiosos, não tendo, pois, ressonância política na comunidade internacional.
b) revela as dificuldades de uma época, marcada pela valorização da tecnociência e do capital.
c) aumenta as tensões entre os povos, ameaçando referências históricas e éticas importantes.
d) coloca em perigo a convivência pacífica entre as nações, trazendo uma insegurança militar.
e) tende a se enfraquecer, na medida em que a globalização se aprofunde em todas as regiões do mundo ocidental.

07. No final do século passado, a falência do socialismo real na Europa, o fim da Guerra Fria e a emergência dos blocos econômicos internacionais (NAFTA, UE etc.) principiaram uma nova ordem mundial que ficou conhecida como globalização. Sobre esta nova ordem mundial, é correto afirmar que:

a) foi bloqueada pelo imperialismo associado ao capital financeiro.
b) esgotou-se na revolução comercial mercantilista durante o Antigo Regime.
c) trouxe uma nova dinâmica para a economia, tornando mais fluida a circulação do capital financeiro.
d) acabou com as fronteiras nacionais, dando total liberdade de locomoção às pessoas e mercadorias.
e) tornou-se inevitável em decorrência do avanço de novas tecnologias de armazenamento e veiculação da informação.

08. A chamada guerra ao narcotráfico é um dos mais recentes capítulos de uma História marcada por intervenções dos Estados Unidos em assuntos de países da América Latina. Ao longo dos séculos XIX e XX, um conjunto de ações políticas e militares caracterizou relações tensas e desiguais. Com base nas relações entre EUA e América Latina, assinale a alternativa INCORRETA.

a)A Área de Livre Comércio das Américas visa à criação de um bloco econômico que terá a liderança dos Estados Unidos como principal economia da região.
b) A revolução Cubana de 1959 representou uma ruptura do domínio dos Estados Unidos sobre a América Central e o Caribe.
c) Em 1973, a deposição do Presidente chileno Salvador Allende, por um golpe de Estado, foi apoiada pelo Presidente Richard Nixon, dos Estados Unidos.
d) A Revolução Sandinista, em 1979, derrubou o ditador nicaragüense Anastácio Somoza, que tinha amplo apoio do governo norte-americano.
e) A chamada Doutrina Monroe, de 1823, proclamava “a América para os americanos”, defendendo a autodeterminação dos povos latino-americanos.

09. Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampliava a pobreza das massas populares oprimidas (...) A América Latina logo teve suas constituições burguesas, muito envernizadas pelo liberalismo (...) As burguesias dessas terras nasceram como simples instrumentos do capitalismo internacional. (Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina.)
A partir do texto, é possível afirmar:

a) as indústrias da América Latina independente tornaram-se competitivas em relação às britânicas no mercado internacional.
b) a América Latina independente caracterizou-se pela igualdade, pelas leis autoritárias e pelo desenvolvimento nacional autônomo.
c) os Estados nacionais independentes criaram leis baseadas nos princípios democráticos e na autonomia econômica em relação ao capital externo.
d) na América Latina, a independência preservou a economia colonial dependente do mercado externo e aprofundou as desigualdades sociais.
e) as burguesias latino-americanas lutaram pela sua autonomia política e econômica em relação ao capital internacional.

10. Sobre o Tratado do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é correto afirmar:

a) O MERCOSUL é o único projeto que não tem nenhuma relação com a globalização.
b) O MERCOSUL visa fundamentalmente acabar com a circulação de bens, serviços, capital e força de trabalho entre países como Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
c) O MERCOSUL é um projeto de grande alcance que afetará, em maior ou menor grau, o conjunto das populações dos países envolvidos, com impactos diferenciados sobre os vários setores da economia, política, cultural e nos diversos segmentos sociais de cada país que venha a participar do Tratado.
d) Havendo uma constante e crescente competição entre os países do MERCOSUL todos concordam que apenas o meio ambiente deva estar protegido.

11. "A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. Um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais economias e sociedades , culturas e civilizações". (IANNI, Octávio. "Globalização e a nova ordem internacional". IN: REIS FILHO. Daniel Aarão, FERREIRA. Jorge e ZENHA, Celeste. (org) o século XX. O tempo das certezas: da formação do capitalismo à primeira grande guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 207, vol. 03).
Segundo a afirmação de Octávio Ianni, não é possível afirmar que a globalização:

a) É um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.
b) É uma articulação via mercado, de vários modos de produção, tais como o escravismo, servidão, a encomienda, a parceria, o arrendamento e o assalariamento.
c) É o surgimento de novos pólos de poder com o declínio das superpotências mundiais.
d) É uma nova divisão internacional do trabalho com a redistribuição das empresas, corporações e conglomerado em todo mundo.

01. “Afirmamos nossa determinação de prosseguir com a Intifada até o fim da ocupação e pedimos (...) ao novo governo que resistam às pressões americanas e sionistas que pretendem liquidar com nosso direito à luta”, declarou o Hamas. (FOLHA DE S. PAULO, 28.09.2003).
O texto acima nos remete ao(à):

a)Atentado de 11 de Setembro.
b)Questão Curda.
c)Questão Palestina.
d)Invasão do Iraque pelos EUA.
e)Invasão do Afeganistão pelos EUA.

02. Sobre conflitos vividos na América Latina, é incorreto afirma:

a) Hugo Chavez fechou um canal de televisão na Venezuela, provocando protestos naquele país.
b) No Chile, Augusto Pinochet liderou um golpe que pôs fim ao governo democraticamente eleito de Salvador Allende.
c) A Argentina teve uma das mais violentas ditaduras, e externamente se envolveu na Guerra das Malvinas, em 1982, contra a Inglaterra.
d) O escândalo chamado Irã-Contras mostrou a interferência do governo norteamericano nos destinos da Nicarágua .
e) Entre as ditaduras sul-americanas, o governo de Alfredo Stroessner, no Paraguai, destacou-se com a Guerra ao Contrabando , que transformou aquele país em potência produtiva mundial.

03. Em 2008 tivemos 90 anos do final da Primeira Guerra Mundial. Sobre esse conflito, é correto afirmar:

a) A Liga das Nações foi criada apenas depois da Segunda Guerra.
b) O movimento Jovem Bósnia foi um dos grandes suportes do império Austro-Húngaro contra os Sérvios.
c) A instável situação na Península Balcânica, aliada às políticas expansionistas dos países europeus, levou a efeito à Guerra.
d) No Tratado de Versalhes a Alemanha foi muito prestigiada.
e) As políticas nazista e fascista não se relacionam com o final da Primeira Guerra.

04. O governo dos EUA resolveu reativar, desde o dia 1.° de julho de 2008, a IV Frota voltada para operações navais na América Latina, marcando uma nova etapa nas suas relações com esta região. Na primeira metade do século XIX, essa relação foi caracterizada por idéias que defendiam a liberdade comercial e o princípio da não intervenção de nações estrangeiras, sintetizado pelo lema América para os americanos. Como foi denominada essa política?

a) Doutrina do Big Stick.
b) Aliança para o Progresso.
c) Pan-americanismo.
d) New Deal.
e) Doutrina Monroe.

04. Depois de 32 dias de conflito entre Israel e a milícia xiita libanesa, a ordem de cessar fogo entrou em vigor, sob a égide de uma resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU. A organização política e militar, formada por muçulmanos radicais que enfrentou o poderoso exército de Israel, no sul do Líbano, de 12 de julho a 14 de agosto de 2006, chama-se:

a) AI Qaeda.
b) Hezbollah.
c) Taleban.
d) Hamas.

05. É incorreto afirmar, em relação à América Latina:

a) O Mercosul tem sido eficiente na consolidação de uma autêntica América Latina.
b) Existem novos movimentos sociais, de caráter urbano e também rural, comuns em quase todos os países latino-americanos.
c) Existe um inchaço das metrópoles, nos países da América Latina, e grandes dificuldades em relação à habitação e à saúde, nas grandes cidades.
d) Em relação às ações sociais, cresce o número de organizações de caráter não governamental que buscam alternativas para enfrentar problemas sociais comuns aos países latino-americanos.
e) Mesmo se admitindo que houve um crescimento das idéias de democracia e de liberdade de expressão na América Latina, ainda precisamos amadurecê-las.

06. A seqüência dos atos terroristas recentes tem amedrontado o mundo contemporâneo, pela sua violência desmedida. Numa análise histórica, podemos afirmar que esse terrorismo:

a) é resultado de choques religiosos, não tendo, pois, ressonância política na comunidade internacional.
b) revela as dificuldades de uma época, marcada pela valorização da tecnociência e do capital.
c) aumenta as tensões entre os povos, ameaçando referências históricas e éticas importantes.
d) coloca em perigo a convivência pacífica entre as nações, trazendo uma insegurança militar.
e) tende a se enfraquecer, na medida em que a globalização se aprofunde em todas as regiões do mundo ocidental.

07. No final do século passado, a falência do socialismo real na Europa, o fim da Guerra Fria e a emergência dos blocos econômicos internacionais (NAFTA, UE etc.) principiaram uma nova ordem mundial que ficou conhecida como globalização. Sobre esta nova ordem mundial, é correto afirmar que:

a) foi bloqueada pelo imperialismo associado ao capital financeiro.
b) esgotou-se na revolução comercial mercantilista durante o Antigo Regime.
c) trouxe uma nova dinâmica para a economia, tornando mais fluida a circulação do capital financeiro.
d) acabou com as fronteiras nacionais, dando total liberdade de locomoção às pessoas e mercadorias.
e) tornou-se inevitável em decorrência do avanço de novas tecnologias de armazenamento e veiculação da informação.

08. A chamada guerra ao narcotráfico é um dos mais recentes capítulos de uma História marcada por intervenções dos Estados Unidos em assuntos de países da América Latina. Ao longo dos séculos XIX e XX, um conjunto de ações políticas e militares caracterizou relações tensas e desiguais. Com base nas relações entre EUA e América Latina, assinale a alternativa INCORRETA.

a)A Área de Livre Comércio das Américas visa à criação de um bloco econômico que terá a liderança dos Estados Unidos como principal economia da região.
b) A revolução Cubana de 1959 representou uma ruptura do domínio dos Estados Unidos sobre a América Central e o Caribe.
c) Em 1973, a deposição do Presidente chileno Salvador Allende, por um golpe de Estado, foi apoiada pelo Presidente Richard Nixon, dos Estados Unidos.
d) A Revolução Sandinista, em 1979, derrubou o ditador nicaragüense Anastácio Somoza, que tinha amplo apoio do governo norte-americano.
e) A chamada Doutrina Monroe, de 1823, proclamava “a América para os americanos”, defendendo a autodeterminação dos povos latino-americanos.

09. Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampliava a pobreza das massas populares oprimidas (...) A América Latina logo teve suas constituições burguesas, muito envernizadas pelo liberalismo (...) As burguesias dessas terras nasceram como simples instrumentos do capitalismo internacional. (Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina.)
A partir do texto, é possível afirmar:

a) as indústrias da América Latina independente tornaram-se competitivas em relação às britânicas no mercado internacional.
b) a América Latina independente caracterizou-se pela igualdade, pelas leis autoritárias e pelo desenvolvimento nacional autônomo.
c) os Estados nacionais independentes criaram leis baseadas nos princípios democráticos e na autonomia econômica em relação ao capital externo.
d) na América Latina, a independência preservou a economia colonial dependente do mercado externo e aprofundou as desigualdades sociais.
e) as burguesias latino-americanas lutaram pela sua autonomia política e econômica em relação ao capital internacional.

10. Sobre o Tratado do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é correto afirmar:

a) O MERCOSUL é o único projeto que não tem nenhuma relação com a globalização.
b) O MERCOSUL visa fundamentalmente acabar com a circulação de bens, serviços, capital e força de trabalho entre países como Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
c) O MERCOSUL é um projeto de grande alcance que afetará, em maior ou menor grau, o conjunto das populações dos países envolvidos, com impactos diferenciados sobre os vários setores da economia, política, cultural e nos diversos segmentos sociais de cada país que venha a participar do Tratado.
d) Havendo uma constante e crescente competição entre os países do MERCOSUL todos concordam que apenas o meio ambiente deva estar protegido.

11. "A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. Um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais economias e sociedades , culturas e civilizações". (IANNI, Octávio. "Globalização e a nova ordem internacional". IN: REIS FILHO. Daniel Aarão, FERREIRA. Jorge e ZENHA, Celeste. (org) o século XX. O tempo das certezas: da formação do capitalismo à primeira grande guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 207, vol. 03).
Segundo a afirmação de Octávio Ianni, não é possível afirmar que a globalização:

a) É um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.
b) É uma articulação via mercado, de vários modos de produção, tais como o escravismo, servidão, a encomienda, a parceria, o arrendamento e o assalariamento.
c) É o surgimento de novos pólos de poder com o declínio das superpotências mundiais.
d) É uma nova divisão internacional do trabalho com a redistribuição das empresas, corporações e conglomerado em todo mundo.

0 comentários: