terça-feira, junho 28, 2011

Professores se Sentem Inseguros com Tecnologia.

Termos como: uso de tecnologias em sala de aula, interdisciplinaridade e contextualização são vocábulos que, de uma maneira superficial, pode aparentar atitudes que simbolizam uma prática pedagógica satisfatória para os professores, no entanto, a realidade não pode ser desenhada dessa forma. Educação, ao meu ver, é algo superior a esses novos recursos e práticas impostos de forma iracional por certos educadores de plantão. 

Sabendo disso, selecionei um dos textos que me serviu como motivação a escrever um estudo sobre as novas práticas da (des)educação contemporânea (breve será publicado). que trata sobre a relação entre os docentes e o uso de tecnologias em suas vivências didáticas.


Um estudo de doutorado da Unicamp mostra que 85% dos professores de ensino médio de escolas públicas estaduais de Campinas ainda não se sentem confiantes para utilizar tecnologias na sala de aula com os alunos.

Os professores com menos tempo de formação e de experiência docente acreditam mais nas novas tecnologias, diz a tese. A pedagoga Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga, autora do estudo, investigou a autoconfiança do professor frente às tecnologias de informação e comunicação no ensino escolar - mais especificamente o computador e seus recursos. A pesquisa foi realizada pela em 27 escolas do município entre 2009 e 2010 com 253 docentes.

Fonte: http://noticias.r7.com
Termos como: uso de tecnologias em sala de aula, interdisciplinaridade e contextualização são vocábulos que, de uma maneira superficial, pode aparentar atitudes que simbolizam uma prática pedagógica satisfatória para os professores, no entanto, a realidade não pode ser desenhada dessa forma. Educação, ao meu ver, é algo superior a esses novos recursos e práticas impostos de forma iracional por certos educadores de plantão. 

Sabendo disso, selecionei um dos textos que me serviu como motivação a escrever um estudo sobre as novas práticas da (des)educação contemporânea (breve será publicado). que trata sobre a relação entre os docentes e o uso de tecnologias em suas vivências didáticas.


Um estudo de doutorado da Unicamp mostra que 85% dos professores de ensino médio de escolas públicas estaduais de Campinas ainda não se sentem confiantes para utilizar tecnologias na sala de aula com os alunos.

Os professores com menos tempo de formação e de experiência docente acreditam mais nas novas tecnologias, diz a tese. A pedagoga Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga, autora do estudo, investigou a autoconfiança do professor frente às tecnologias de informação e comunicação no ensino escolar - mais especificamente o computador e seus recursos. A pesquisa foi realizada pela em 27 escolas do município entre 2009 e 2010 com 253 docentes.

Fonte: http://noticias.r7.com

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