domingo, janeiro 01, 2012

Coluna: Manuel Correia de Andrade.

O General das Massas.
Publicado em 23.07.2006 e em 30.07.2006.

A próxima implantação de uma destilaria de petróleo em Suape colocou em evidência uma das mais importantes figuras da história Pernambucana, o famoso “general das massas”, José Ignácio de Abreu e Lima, homem notável por sua inquietação, pelo seu destemor diante os perigos, por seu amor à pátria e por sua dedicação à literatura. 

Nascido no Recife em 1794, filho do famoso padre Roma, revolucionário de 1817, fez seus estudos preparatórios em Olinda e depois seguiu para o Rio de Janeiro, a fim de fazer curso na Real Escola Militar, em que se diplomou e voltou a sua terra como capitão de artilharia em 1816. Logo envolveu-se em distúrbios políticos e foi preso e remetido para Salvador, onde o governador da Bahia, o Conde dos Arcos, o encarcerou no Forte de São Pedro. No ano seguinte o seu pai foi enviado a Salvador como representante de revolução que fora vitoriosa em março do mesmo ano de 1817, devendo fazer contato com simpatizantes da república na Bahia e expandir o território revolucionário. 

Preso ao chegar a Salvador, foi conduzido para a fortaleza em que se achava o filho e submetido a julgamento sumário que o condenou a morte por arca-buzamento. O filho assistiu à morte trágica do pai e, se já era homem devotado às idéias liberais, tornou-se um ardoroso revolucionário e, conseguindo fugir da prisão, com apoio da maçonaria, conseguiu chegar aos Estados Unidos, então apontado como país campeão da liberdade. Ali, não conseguiu o apoio desejado, mas conseguiu viajar para a Venezuela, onde se alistou no exército de Simão Bolívar, que lutava pela independência dos países andinos. 

Participou de numerosas batalhas ao lado do libertador Bolívar. Chegaram a forma um país de certa expressão territorial e populacional, a Gran Colômbia, e a influenciar na independência do Peru e da Bolívia. Mas as diferenças entre os generais libertadores e as rivalidades regionais levaram o país à dissolução e Bolívar ao desânimo, dando margem ao esfacelamento da América Latina de língua espanhola. 

Divergências políticas e dizem que um caso amoroso levou Abreu e Lima, que fizera carreira militar brilhante – de capitão de artilharia a general – a desistir da “aventura” e a regressar ao Brasil, depois de passar pela Europa. Lá permaneceu de 1830 a 1832 e teve contato com o rei dom Pedro IV de Portugal, que fora o Imperador Pedro I do Brasil e, ao retornar ao País estabeleceu-se no Rio de Janeiro até 1840, quando retornou ao Recife, voltando de forma moderada à atividade política, liderando os seus irmãos João, Luís e Francisco Roma. Interessante é que, ao voltar ao Brasil, filiou-se ao partido Caramuru que defendia a volta de dom Pedro I ao trono. Apesar disso, deu apoio ao partido praieiro na revolta chefiada por Nunes Machado e Pedro Ivo, tendo em 1849 sido, após a derrota da praieira, condenado à prisão em Fernando de Noronha.

Vê-se assim que faltou ao “general das massas” uma certa coerência, de vez que, republicano na juventude, tornou-se simpatizante do absolutismo monárquico – restaurador e inimigo da regência – na maturidade para defender os princípios de uma monarquia parlamentarista e federalista com a revolta praieira.

Ao lado de sua ação militar, Abreu e Lima foi também um escritor fluente e versátil, de vez que produziu muitos textos em áreas diversas do saber. Entre os seus livros podem ser destacados Bosquejo Histórico e Literário do Brasil, de 1844, uma resposta ao cônego Januário da Cunha Barbosa e, em 1855, O socialismo, possivelmente o primeiro publicado e divulgado no Brasil, em favor de uma sociedade igualitária. Idéias que foram comuns ao escritor e filósofo Antonio Pedro de Figueiredo, que nas páginas de sua revista, O progresso, fez sérias críticas nos meados do século 19 à sociedade oligárquica dos senhores de engenho da Mata. Sociedade que foi qualificada por Tobias Barreto como “assucocracia”. Convém lembrar que, apesar de escrito em 1855, em O socialismo de Abreu e Lima não se observa nenhuma influência de Karl Marx, que lançara, com Frederico Engels, sete anos antes, o famoso Manifesto Comunista. Assim o socialismo de Abreu e Lima não poderia ser classificado como científico. 

Outro grande movimento intelectual de que Abreu e Lima participou foi de ordem religiosa, quando divulgou os livros As Bíblias falsificadas e O Deus dos judeus e o Deus dos cristãos, em 1867, quando manteve forte polêmica com o Monsenhor Pinto de Campos, político eminente, sacerdote de grande cultura, com livros sobre as relações entre o Estado e a Igreja, bibliografias e relatos de viagem. Além disso, Pinto de Campos, homem muito erudito, foi o tradutor para o português da Divina comédia. A polêmica entre os dois políticos e eruditos teve a maior repercussão e, como se tratavam de dois homens ilustres e aguerridos, desceu a fortes ataques de ordem pessoal.

Finalmente Abreu e Lima também foi um precursor do movimento ambiental, tão em voga nos dias de hoje, de vez que de sua permanência como prisioneiro em Fernando de Noronha, após a revolta praieira, resultou um artigo sobre o famoso arquipélago no qual faz grandes observações de ordem ecológica, que foi publicado na revista do Instituto Arqueológico, em uma fase áurea.

O debate acalorado entre Abreu e Lima e Pinto de Campos foi de tal ordem que, ao falecer, o general das massas teve a interdição do seu sepultamento no cemitério de Santo Amaro, (então sobre controle eclesiástico) pelo bispo dom Francisco Cardoso Aires, que possuía posições muito conservadoras. Diante da situação vexatória em que ficou a família, o general foi sepultado em Santo Amaro, no cemitério dos ingleses, que era reservado à comunidade britânica estabelecida no Recife. Seus restos mortais lá se encontram até hoje, à margem da Avenida Cruz Cabugá.
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O General das Massas.
Publicado em 23.07.2006 e em 30.07.2006.

A próxima implantação de uma destilaria de petróleo em Suape colocou em evidência uma das mais importantes figuras da história Pernambucana, o famoso “general das massas”, José Ignácio de Abreu e Lima, homem notável por sua inquietação, pelo seu destemor diante os perigos, por seu amor à pátria e por sua dedicação à literatura. 

Nascido no Recife em 1794, filho do famoso padre Roma, revolucionário de 1817, fez seus estudos preparatórios em Olinda e depois seguiu para o Rio de Janeiro, a fim de fazer curso na Real Escola Militar, em que se diplomou e voltou a sua terra como capitão de artilharia em 1816. Logo envolveu-se em distúrbios políticos e foi preso e remetido para Salvador, onde o governador da Bahia, o Conde dos Arcos, o encarcerou no Forte de São Pedro. No ano seguinte o seu pai foi enviado a Salvador como representante de revolução que fora vitoriosa em março do mesmo ano de 1817, devendo fazer contato com simpatizantes da república na Bahia e expandir o território revolucionário. 

Preso ao chegar a Salvador, foi conduzido para a fortaleza em que se achava o filho e submetido a julgamento sumário que o condenou a morte por arca-buzamento. O filho assistiu à morte trágica do pai e, se já era homem devotado às idéias liberais, tornou-se um ardoroso revolucionário e, conseguindo fugir da prisão, com apoio da maçonaria, conseguiu chegar aos Estados Unidos, então apontado como país campeão da liberdade. Ali, não conseguiu o apoio desejado, mas conseguiu viajar para a Venezuela, onde se alistou no exército de Simão Bolívar, que lutava pela independência dos países andinos. 

Participou de numerosas batalhas ao lado do libertador Bolívar. Chegaram a forma um país de certa expressão territorial e populacional, a Gran Colômbia, e a influenciar na independência do Peru e da Bolívia. Mas as diferenças entre os generais libertadores e as rivalidades regionais levaram o país à dissolução e Bolívar ao desânimo, dando margem ao esfacelamento da América Latina de língua espanhola. 

Divergências políticas e dizem que um caso amoroso levou Abreu e Lima, que fizera carreira militar brilhante – de capitão de artilharia a general – a desistir da “aventura” e a regressar ao Brasil, depois de passar pela Europa. Lá permaneceu de 1830 a 1832 e teve contato com o rei dom Pedro IV de Portugal, que fora o Imperador Pedro I do Brasil e, ao retornar ao País estabeleceu-se no Rio de Janeiro até 1840, quando retornou ao Recife, voltando de forma moderada à atividade política, liderando os seus irmãos João, Luís e Francisco Roma. Interessante é que, ao voltar ao Brasil, filiou-se ao partido Caramuru que defendia a volta de dom Pedro I ao trono. Apesar disso, deu apoio ao partido praieiro na revolta chefiada por Nunes Machado e Pedro Ivo, tendo em 1849 sido, após a derrota da praieira, condenado à prisão em Fernando de Noronha.

Vê-se assim que faltou ao “general das massas” uma certa coerência, de vez que, republicano na juventude, tornou-se simpatizante do absolutismo monárquico – restaurador e inimigo da regência – na maturidade para defender os princípios de uma monarquia parlamentarista e federalista com a revolta praieira.

Ao lado de sua ação militar, Abreu e Lima foi também um escritor fluente e versátil, de vez que produziu muitos textos em áreas diversas do saber. Entre os seus livros podem ser destacados Bosquejo Histórico e Literário do Brasil, de 1844, uma resposta ao cônego Januário da Cunha Barbosa e, em 1855, O socialismo, possivelmente o primeiro publicado e divulgado no Brasil, em favor de uma sociedade igualitária. Idéias que foram comuns ao escritor e filósofo Antonio Pedro de Figueiredo, que nas páginas de sua revista, O progresso, fez sérias críticas nos meados do século 19 à sociedade oligárquica dos senhores de engenho da Mata. Sociedade que foi qualificada por Tobias Barreto como “assucocracia”. Convém lembrar que, apesar de escrito em 1855, em O socialismo de Abreu e Lima não se observa nenhuma influência de Karl Marx, que lançara, com Frederico Engels, sete anos antes, o famoso Manifesto Comunista. Assim o socialismo de Abreu e Lima não poderia ser classificado como científico. 

Outro grande movimento intelectual de que Abreu e Lima participou foi de ordem religiosa, quando divulgou os livros As Bíblias falsificadas e O Deus dos judeus e o Deus dos cristãos, em 1867, quando manteve forte polêmica com o Monsenhor Pinto de Campos, político eminente, sacerdote de grande cultura, com livros sobre as relações entre o Estado e a Igreja, bibliografias e relatos de viagem. Além disso, Pinto de Campos, homem muito erudito, foi o tradutor para o português da Divina comédia. A polêmica entre os dois políticos e eruditos teve a maior repercussão e, como se tratavam de dois homens ilustres e aguerridos, desceu a fortes ataques de ordem pessoal.

Finalmente Abreu e Lima também foi um precursor do movimento ambiental, tão em voga nos dias de hoje, de vez que de sua permanência como prisioneiro em Fernando de Noronha, após a revolta praieira, resultou um artigo sobre o famoso arquipélago no qual faz grandes observações de ordem ecológica, que foi publicado na revista do Instituto Arqueológico, em uma fase áurea.

O debate acalorado entre Abreu e Lima e Pinto de Campos foi de tal ordem que, ao falecer, o general das massas teve a interdição do seu sepultamento no cemitério de Santo Amaro, (então sobre controle eclesiástico) pelo bispo dom Francisco Cardoso Aires, que possuía posições muito conservadoras. Diante da situação vexatória em que ficou a família, o general foi sepultado em Santo Amaro, no cemitério dos ingleses, que era reservado à comunidade britânica estabelecida no Recife. Seus restos mortais lá se encontram até hoje, à margem da Avenida Cruz Cabugá.
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