domingo, outubro 30, 2011

31 de Outubro: Brasileiros Elegem a Primeira Presidenta da República.

O dia 31 de outubro de 2010 ficou para a história política e social do país, haja vista que, a data representa a eleição de Dilma Roussef como a primeira presidenta da república federativa do Brasil. Após o país ser governado por um ex-metalúrgico, fato que também se tornou histórico, os eleitores decidiram em eleger pela primeira vez, uma mulher para comandar o poder executivo federal.

Dilma foi eleita em segundo turno, com 56% dos votos válidos, após uma campanha bastante acirrada, na qual, entrou em pauta, questões ligadas ao machismo e reprodução humana. Dirigente do Partido dos Trabalhadores e histórica militante da esquerda brasileira, a atual presidenta será responsável pelo terceiro mandato consecultivo de seu partido no comando da presidência do país.

Exercício Sobre a República Velha.

1) O declínio da Monarquia e a propagação dos ideais republicanos, no final do século passado, ligam-se, sem dúvida, aos efeitos que a Guerra do Paraguai nos deixou como herança. Isto porque:
a) a vitória da Tríplice Aliança sobre o Paraguai implicou enormes prejuízos no campo diplomático, sobretudo em relação à Inglaterra.
b) a guerra acelerou as contradições internas, abalando a mais sólida base da Monarquia – a escravidão – e fazendo emergir um Exército com consciência de seu poder.
c) a derrota brasileira obrigou a Monarquia a concessões territoriais que abalaram a economia.
d) os partidos conservadores do Império opunham-se à guerra e defendiam a mudança das estruturas sociais internas.
e) embora nossa situação econômica se consolidasse com a guerra, a Monarquia não logrou reconciliar as duas facções de nossa política na época, o Partido Liberal e o Conservador.


2) Os últimos 19 anos da vida do Império brasileiro corresponderam, historicamente, à fase de decadência política do sistema instaurado em 1822 e que chegara a seu auge nas décadas de 1850 a 1860. Dentre os inúmeros fatos políticos que demonstraram essa situação de declínio, merecem destaque especial dois deles, não apenas pelas intensas repercussões que tiveram mas, principalmente, por ajudar a demolir as já instáveis bases de sustentação da Monarquia. Tratam-se das chamadas:
a) Questões Christie e Religiosa.
b) “polêmicas” queremista e civilista.
c) Questões Religiosa e Militar.
d) “salvações” militar e eleitoral.
e) Revoltas de Beckman e da Chibata.

3) O descontentamento do Exército, que culminou na Questão Militar no final do Império, pode ser atribuído:
a) às pressões exercidas pela Igreja junto aos militares para abolir a Monarquia.
b) à propaganda do militarismo sul-americano na imprensa brasileira.
c) às tendências ultra-democráticas das Forças Armadas, que desejavam conceder maior participação política aos analfabetos.
d) à ambição de iniciar um programa de expansão imperialista na América Latina.
e) à predominância do poder civil, que não prestigiava os militares e lhes proibia o debate político pela imprensa.

4) Em 15 de novembro de 1889, um golpe militar derrubou a Monarquia e proclamou a República no Brasil. Os principais líderes do movimento republicano eram os militares descontentes com a política do Império e os cafeicultores paulistas. Entre os fatores que determinaram a ocorrência e o triunfo do golpe republicano,
podemos anotar:

1- a influência de lideranças sindicais exercidas por estrangeiros de inspiração republicana e anarquista, vindos em massa para o Brasil após a Abolição da Escravatura, em 1888.
2- a relativa marginalização, durante o Império, dos representantes da cafeicultura paulista, que, apesar de serem responsáveis por uma das principais riquezas do país, não tinham equivalente prestígio político
junto à Coroa.
3- o desentendimento entre oficiais do Exército e a cúpula do Império e a desagregação dos laços entre a Coroa e a Igreja Católica.

Assinale:
a) se somente a afirmação 1 estiver correta.
b) se somente as afirmações 1 e 2 estiverem corretas.
c) se somente as afirmações 1 e 3 estiverem corretas.
d) se somente as afirmações 2 e 3 estiverem corretas.
e) se nenhuma delas estiver correta.

5) O chamado Encilhamento foi:
a) A política econômica empreendida por Rui Barbosa.
b) A Caixa de Conversão criada por Davi Campista.
c) A Caixa de Estabilização do governo Washington Luís.
d) “Funding Loan” assinado ainda no governo Prudente de Morais.
e) Instituição de uma bolsa de valores no hipódromo do Rio de Janeiro.


6) A chamada República da Espada corresponde:
a) À época do “tenentismo”, quando os jovens militares do exército contestavam as instituições da Primeira República ao governo do Marechal Hermes da Fonseca, que constituía um interregno militar dentro dos governos civis da “República da Oligarquia”.
b) Ao governo do Marechal Hermes da Fonseca, que constituía um interregno militar dentro dos governos civis da “República da Oligarquia”.
c) Ao período de consolidação das instituições republicanas, logo após a proclamação, quando o governo foi exercido pelos militares.
d) Ao regime republicano preconizado pelos militares positivistas liderados por Benjamin Constant.
e) Ao regime de Artur Bernardes, que governou durante quase todo o seu quadriênio sob estado de sítio.

7) Característica marcante da chamada República Velha, o “coronelismo” foi um fenômeno de dominação e reciprocidade que tinha por base:
a) O poder local dos proprietários de terra, que impunham a exigência do voto em troca de seus favores.
b) A dependência do poder local com os deputados da assembléia.
c) A frágil autonomia municipal, ante a característica centralizadora da Constituição de 1891.
d) Os poderes concentrados nas autoridades municipais, que controlavam o “voto aberto” em vista da ampla autonomia concedida pela Constituição.
e) A marginalidade em que viviam proprietários e lavradores na extensão territorial do país.

8) Os primeiros dois anos da República foram marcados pela institucionalização do novo regime e instabilidade política e econômica. Nesse clima surgiu:
a) Um forte setor industrial que, dirigido por alguns poucos empresários, imprimiu grandes transformações econômicas apoiadas pelos responsáveis pelo novo regime.
b) Uma política da retração geral dos créditos, a fim de recuperar as finanças do país abaladas pela inabilidade dos responsáveis pelo Império.
c) Um amplo grupo de políticos republicanos, que afastaram do poder os representantes do Exército.
d) Um confronto direto entre civis e militares, que se caracterizou por numerosos e sangrentos combates entre as facções em luta pelo poder.
e) Uma política emissionista que, concedendo largos créditos para estimular o surgimento de indústrias no país, acabou desencadeando uma inflação galopante e grandes especulações.

9) O governo provisório da República (1889/1890) foi marcado por um csérie de medidas modernizadoras, assinalando o rompimento comco período anterior. Dentre as alternativas abaixo, uma delas nãocapresenta o conjunto dessas medidas:
a) Manutenção das dívidas e acordos externos; grande naturalização.
b) Instituição do registro e casamento civis; voto universal aberto; secularização dos cemitérios.
c) Reforma financeira; estabelecimento de uma República Federalista e presidencialista; províncias transformadas em estados.
d) Adoção do tema “Ordem e Progresso”; separação Estado-Igreja.
e) Criação dos Ministérios da Educação e Saúde; voto feminino; instauração do parlamentarismo.

10)A política deflacionária implantada no governo de Campos Sales, caracterizada pela austeridade econômica, aumento de impostos e restrições dos créditos, provocou:
a) Intensa agitação social, que abalou profundamente a estabilidade de seu governo.
b) Tentativas de sublevação de várias unidades do exército para derrubálo do poder, como o levante da escola militar da Praia Vermelha.
c) Onda de desemprego e falências em numerosas firmas e indústrias, notadamente nos dois centros: Rio e São Paulo.
d) Queda das exportações de nossos produtos manufaturados.
e) Nenhuma das anteriores.
########################################################################################################## 

quinta-feira, outubro 27, 2011

27 de Outubro de 2002: Lula é Eleito Presidente do Brasil.

De fato, foi um fato histórico e esperado por milhões de brasileiros. Ver o ex-metalúrgico de São Bernardo, filho de nordestinos, sindicalista, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) como presidente da república era um sonho que movia a esperança de muita gente, em todas as regiões brasileiras.

E foi no dia 27 de outubro de 2002, ou seja, há nove anos atrás, que essa realidade foi concretizada. Luis Inácio "Lula" da Silva foi eleito após uma grande disputa contra o candidato José Serra que era apoiado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Após três derrotas eleitorais, Lula acumulou uma vasta experiência para ganhar as eleições; ampliou a base de partidos aliados à sua candidatura, moderou o discurso e foi às ruas dialogar com o povo brasileiro.

A vitória de Lula nessas eleições representa um grande marco na história republicana do país, uma vez que, mesmo não havendo uma ruptura geral na política econômica (fato que muitos setores temíam devido ao histórico sindicalista de Lula), o novo presidente tratou de incorporar na ordem do dia, a necessidade do desenvolvimento social em paralelo ao desenvolvimento econômico. O sucesso e aprovação do seu governo foi notório, pois, mesmo depois de alguns escândalos políticos envolvendo casos de corrupções nos ministérios, o presidente foi reeleito em 2006 e em 2010 conseguiu eleger a sua candidata, a atual presidenta, Dilma Roussef, como a primeira mulher a governar o Brasil.

Veja o Primeiro Discurso de Lula Após a Vitória em 2002:

Bem, eu quero dizer a todos vocês que amanhã, por volta da meio-dia, nós iremos fazer uma coletiva, onde eu irei fazer um pronunciamento. Hoje é apenas alguns agradecimentos.


Primeiro, eu quero dar parabéns ao povo brasileiro pelo extraordinário espetáculo de democracia que ele deu no dia 27 de outubro de 2002, escolhendo o seu presidente da República e seus governadores.


Segundo, eu queria agradecer e cumprimentar o comportamento das autoridades que cuidaram do processo eleitoral, pelo Tribunal Superior Eleitoral e o seu presidente, Nelson Jobim. Meus agradecimentos ao presidente Fernando Henrique Cardoso pelo fato de ter anunciado à sociedade brasileira que possivelmente tenhamos a mais sensata e a mais democrática transição já vista no nosso país.


Quero agradecer aos milhões e milhões de homens, mulheres e adolescentes que votaram em mim e no companheiros José Alencar e agradecer aos milhões e milhões de homens, mulheres e adolescentes que votaram no meu adversário, que se abstiveram de votar, porque eu acho que essa atitude, esse comportamento do povo é o que consolida a democracia no nosso país.


Quero dizer para vocês que esse resultado eleitoral me obriga a afirmar a todos vocês que, embora tenha sido eleito pelo meu partido e pelos aliados do PC do B, do PL, do PCB e do PMN, a partir do dia 1º de janeiro, eu serei presidente de 175 milhões de brasileiros.


Queria dizer para vocês que a responsabilidade de governar é muito grande. Eu e minha equipe iremos governar esse país, mas não seria exagero dizer pra vocês que apenas um presidente, o seu vice e a nossa equipe não será suficiente para que a gente governe o Brasil com os seus problemas, portanto nós vamos convocar toda a sociedade brasileira, todos os homens e mulheres de bem desse país, todos os empresários, todo os sindicalistas, todos os intelectuais, todos os trabalhadores rurais, toda a sociedade brasileira, enfim, para que a gente possa construir um país mais justo, mais fraterno e mais solidário.


Por último, eu quero me dirigir à comunidade internacional. Acho que o Brasil pode jogar um papel extraordinário nesse continente americano, para que possamos construir um mundo efetivamente de paz, onde os países possam crescer economicamente e possam crescer do ponto de vista social para todo o seu povo. E farei o que estiver ao alcance do presidente da República do Brasil para que a paz seja uma conquista definitiva do nosso continente.


Quero dizer ao meu querido companheiro Genoino que você não perdeu a eleição, porque você não era governador, você apenas deixou de ganhar.


Mas você vai perceber, meu companheiro Genoino, que, se você souber tirar proveito, uma derrota vai te deixar muito mais maduro, muito mais preparado e muito mais perto da próxima vitória. Para quem veio de Quixeramobim, ter 40 e poucos porcento de votos em São Paulo. Você, Genoino, foi um dos candidatos mais brilhantes que eu conheci. Se todo mundo tivesse o seu bom humor e a sua vontade, meu caro, o Brasil seria infinitamente melhor.


Eu quero aqui agradecer à minha companheira Benedita da Silva. A Benedita que, convencida pelo Zé Dirceu e por mim, foi cumprir um mandato de nove meses, numa situação extremamente difícil. Eu não tenho dúvida nenhuma que a Benedita fez o que era possível fazer no período que ela fez. Eu quero aproveitar e dizer aqui para vocês que o que mais me incentivou a convencer a Benedita a assumir o governo do Rio foi o fato de ela ser negra. E ela assumir o governo do Rio de Janeiro foi a maior conquista dos negros depois da libertação dos escravos neste país.


Por fim, eu quero dizer pra vocês que o Brasil está mudando em paz. E, mais importante, a esperança venceu o medo. E hoje eu posso dizer para vocês que o Brasil votou sem medo de ser feliz.


Por último, eu quero agradecer essa extraordinária figura. Eu não vou elogiar os meus dirigentes, que estão aí. Já conversei com meu adversário, José Serra, recebi um telefonema dele agora pouco. Já conversei com muitas outras pessoas pelo país afora. Já agradeci em púlbico à minha mulher durante muito tempo, durante a campanha. Mas acho que esse companheiro aqui não foi a única mas foi uma das coisas mais extraordinárias que aconteceram nessa campanha de 2002. Zé Alencar e eu não vamos ser um presidente e um vice. Nós vamos ser parceiros nos bons e nos maus momentos, vamos ser companheiros. E vocês sabem que, quando eu falo companheiro, falo companhiro com uma coisa muito forte no coração, porque nem todo irmão é um grande companheiro, mas todo companheiro é um grande irmão. E você é um grande companheiro, meu querido Zé Alencar.


É que eu não posso ficar com o microfone que eu tenho vontade de falar. Nós vamos ter que ir para a avenida Paulista, tem muita gente lá. Amanhã nós vamos ter uma coletiva, mas... que vou fazer um pronunciamento. Eu ainda tenho que cumprimentar algumas delegações de estrangeiros que estão aí.


Quero agradecer do fundo da minha alma a todos os companheiros que no primeiro turno e no segundo turno trabalharam de forma incansável. Quero agradecer à direção do meu partido e a direção dos partidos aliados. Quero dizer que sem vocês eu não seria o Lulinha paz e amor dessa campanha. Muito obrigado.


Veja Alguns Vídeos da Saga Eleitoral de Lula:












quarta-feira, outubro 26, 2011

CURIOSIDADES: De Onde Vem a Expressão "Jurar de Pés Juntos"?

A expressão, usada para enfatizar a veracidade de algo, teve origem em um ato que era um tipo de tortura executada pelos tribunais da Santa Inquisição, na Europa. Alguns suspeitos de heresias contra a igreja tinham suas mãos e pés amarrados - ou mesmo pregados em postes de madeira - ou eram suspensos no teto pelos pés. O objetivo era arrancar confissões de qualquer categoria.

Na posição em que estavam, os suspeitos prometiam rapidamente, claro, dizer nada além da verdade. Em Portugal é comum falar "jurar de pés juntos" e "negar a pés juntos". Na Espanha, a expressão é usada no sentido de acreditar cegamente em algo ("crer com pés juntos").

Fonte: Revista Aventuras na História.
por Bruno Vieira Feijó.

Elogiando as Utopias & Cortejando o Absurdo - São Gregório.



"Para mim não é sábio quem é sábio apenas nas palavras, senão quem é sábio nos feitos."
São Gregório Magno.


############################################################################################################














segunda-feira, outubro 24, 2011

Vamos Lutar Contra o Racismo.



24 de Outubro de 1945: ONU Reconhece a Igualdade Entre Gêneros.

No dia 24 de Outubro de 1945 a recém-criada Organização das Nações Unidas passa a reconhecer à igualdade de direitos entre homens e mulheres, em sua carta de princípios, representando assim um marco histórico para o debate sobre os Direitos Humanos e a emancipação social da mulher no planeta.

24 de Outubro: 81 Anos da Revolução de 1930.

A década de 1920 representou para a história brasileira um período de profundas mudanças no que diz respeito a conjuntura econômica, política e social. Haja vista a fundação do Partido Comunista do Brasil, o movimento tenentista, a Semana de Arte Moderna, a crise da exportação do café (em virtude da crise americana de 1929) e o surgimento da Aliança Liberal.

Após a derrota do então candidato, Getúlio Vargas que representava a Aliança Liberal, em um processo eleitoral típico da República do Café-com-Leite, ou seja, marcada por muitas fraudes eleitorais e pelo voto de cabresto, os setores antagônicos à política das oligarquias dominantes passam a apoiar o movimento liderado pelos estados da Paraíba e Rio Grande do Sul, com finalidade de por um fim a tão famosa aliança dos cafeicultores paulistas junto aos pecuarístas mineiros.

E assim, Getúlio Vargas, junto a outros líderes, como Juarez Távora, Ricardo Hall e João Alberto passam a disseminar a ideia revolucionária por várias regiões do país, tendo até o apoio do movimento tenentista. E no dia 24 de outubro, o presidente Washington Luís foi deposto do seu cargo e o executivo passou a ser gerido por uma junta pacificadora, que posteriormente passou o poder para Getúlio Vargas no mês seguinte.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Download: Diários de Motocicleta - Ernesto Che Guevara.


CHE GUEVARA, Ernesto. Diário de Motocicleta.
Download: 4 Shared

############################################################################################################











20 de Outubro de 1929: Crash na Bolsa de Valores de Nova Iorque,

Há exatamente 82 anos, o mundo se transformou em um espectador do grande processo de crise econômica iniciada no coração do mundo capitalista e que influenciou diretamente o surgimento de regimes nazi-fascistas e posteriormente a Segunda Grande Guerra. 

Marcado por um grande desenvolvimento econômico, os Estados Unidos ocupava a hegemonia mundial, após a Primeira Guerra (1914/1918). Contudo, com o processo de especulação financeira somado à reconstrução do parque industrial europeu, a economia americana sofreu uma superprodução, culminando em falência de bancos e empresas, gerando um grande contingente de desempregados e abalando diretamente a economia de outros países, inclusive o Brasil.

A crash na bolsa de valores americana causou um grande descontentamento e desconfiança sobre o capitalismo liberal, facilitando o surgimento de regimes políticos, dotados de controle estatal e centralização política e econômica, que posteriormente vamos denominar de nazi-fascismo, gerando assim mais um conflito bélico de escala mundial, que vai marcar a história da humanidade, principalmente, devido a ascensão de Adolf Hitler no governo alemão.

segunda-feira, outubro 17, 2011

Olinda Realiza a IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.


O evento, que acontece no município entre os dias 16 e 23 de outubro, contará com palestras, minicursos, exposições e muitas outras atividades

Por Carla Amaral

Acontece em Olinda, no período de 16 a 23 de outubro, a IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento está incluso nas atividades que englobam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aborda o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos e promoverá ações em todo o Estado. A solenidade de abertura será às 16h no Alto da Sé. Na ocasião haverá apresentação de orquestra de frevo e exposição da Caravana da Ciência.

O objetivo do evento é promover a discussão entre professores, estudantes, profissionais da área e interessados sobre as questões abordadas durante as palestras, exposições, minicursos e demais atividades inclusas na iniciativa. “Trata-se de um evento de grande importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, implicando na melhoria da qualidade dos serviços desenvolvidos de forma sustentável no município de Olinda”, explica Cláudio Nascimento, coordenador do evento na cidade.

Durante a iniciativa acontecem ainda, na Biblioteca Pública de Olinda, no período de 17 a 20, sempre no horário das 14h às 20h, uma exposição fotográfica, palestras e exibição de vídeos relativos ao tema. Já no dia 18, a partir da 8h, diversas escolas da rede municipal de ensino participam da Expolinda, uma mostra científica e cultural que acontece na Praça do Carmo e se estende até as 17h30. Na ocasião também serão realizadas atividades astronômicas no Planetário e uma oficina de Matemática organizada pela FUNESO.

Ainda incluso no calendário de atividades, será realizado também o 5º Viver FUNESO, evento que reúne palestras, oficinas e minicursos que abordam diversos temas que vão desde astronomia e questões ambientais até assuntos ligados à educação. As atividades acontecem no Centro de Convenções.

Fonte: Prefeitura de Olinda.

Programação:
Dia 16 (16h) – Abertura da Semana Estadual e Municipal de Ciência e Tecnologia
- Exposição da Caravana da Ciência
- Orquestra de frevo
Local: Alto da Sé (Olinda)

Dias 17 a 20 (14h às 20h) – Exposição de fotografias
- Exibição de vídeos
- Palestras
Local: Biblioteca Pública de Olinda (Carmo)

Dia 18 (8h às 17h30) – Expolinda
- Planetário de atividades astronômicas
- Oficina de Matemática: FUNESO
Local: Praça do Carmo – Olinda

Dias 19 e 20 (8h às 22h) – 5º Viver FUNESO
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
############################################################################################################
























Ação Viva Olinda - Focca.


############################################################################################################



























sábado, outubro 15, 2011

Novo Telecurso - Ensino medio História - Aula 12. (O Sacro Império Germânico e o Feudalismo).



Novo Telecurso - História - Aula 11 (A África Antes do Século XV).



Novo Telecurso - Sociologia - Aula 02.



15 de Outubro - Dia do Professor.


Ser Professor.
por Augusto César Petta.

Em 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Esta data é consagrada à educadora Santa Tereza D’ Ávila, que viveu na Espanha, no século XVI.

Em 15 de outubro de 1827, D.Pedro I baixou um decreto que criou o ensino elementar no Brasil. Mas, foi somente em 1947, que aconteceu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Na época, o segundo semestre letivo estendia-se de primeiro de junho a quinze de dezembro, tendo apenas 10 dias de férias. Os professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, resolveram estabelecer que, naquele segundo semestre de 1947, no dia 15 de outubro, as aulas não aconteceriam e que o dia seria reservado à comemoração e à reflexão sobre o trabalho do professor.

Trata-se de uma profissão da maior importância para a formação das novas gerações. Com raras exceções daqueles que não têm possibilidades de freqüentar escolas, os seres humanos têm na sua formação, a presença marcante dos professores, desde o nível da educação infantil até os níveis superiores de ensino.

No entanto, mesmo havendo socialmente – sobretudo dos trabalhadores – um reconhecimento considerável da importância do papel do professor, a profissão não está entre aquelas com melhor remuneração e nem entre aquelas com melhores condições de trabalho.

Ao contrário, a grande maioria dos professores recebe salários baixos e vivem condições de trabalho inadequadas. Para conseguir se manter e manter a sua família, muitos professores se submetem a uma jornada estafante, chegando a atingir 50 a 70 aulas semanais! Diferentemente de outras profissões, o professor mantem contatos com crianças, jovens e adultos, numa situação mais propícia para transmissão de conhecimentos e valores. Por isso, um professor consciente e engajado pode desempenhar um papel fundamental na formação das pessoas.

Iniciei meu trabalho no magistério em 1968, sendo professor do Colégio Progresso e da Escola Supletivo Evolução, ambos de Campinas. Lecionei também em várias instituições de ensino superior privado, até 1981, quando fui eleito Presidente do Sindicato dos Professores de Campinas. Assumi, posteriormente no movimento sindical, várias funções, entre elas a de Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE.

A partir de 2003, com muita satisfação , voltei a lecionar, desta vez para transmitir a experiência e os conhecimentos adquiridos para os sindicalistas, em cursos, palestras, seminários de Planejamentos Estratégicos Situacionais promovidos pelo Centro de Estudos Sindicais, com a CTB ou com outras entidades. Estas atividades de formação sindical acontecem em várias cidades do Brasil, nas 4 regiões. Transmito o que aprendi e tenho tomado conhecimento de muitas das peculiaridades, no que se refere às questões sociais e políticas, deste imenso país. É muito gratificante adquirir esta convicção – proporcionada pelo que dizem os próprios participantes dessas atividades – de estar contribuindo para a formação política e sindical dos sindicalistas.

Aqueles que, como eu, acreditam que é possível a construção de uma sociedade justa e fraterna, precisam trabalhar no sentido de contribuir para o processo de formação dos militantes e dirigentes sindicais, dos jovens e das mulheres, enfim de todos os trabalhadores. Para que haja uma mudança significativa em nossa sociedade, é imprescindível que os trabalhadores e as trabalhadoras compreendam o processo de exploração a que estão submetidos, fruto do modo de produção capitalista. E que se disponham a lutar rumo à conquista do socialismo.

Neste 15 de outubro, quero homenagear todos os professores e professoras, pelo árduo trabalho que desenvolvem na formação integral de crianças, jovens e adultos.

Fonte: Sinpro/PE

terça-feira, outubro 11, 2011

Elogiando as Utopias & Cortejando o Absurdo - De La Massa (Rapper Olindense).


############################################################################################################















segunda-feira, outubro 10, 2011

Haddad Volta a Defender Fim do Vestibular.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou hoje (10) que o primeiro passo para promover a reforma do ensino médio no país é extinguir o vestibular. Para ele, essa forma de selecionar os estudantes é um “grande mal”. Em outros momentos, no governo Lula, o ministro já defendeu o fim desse sistema de avaliação.


“O vestibular é um grande mal que se fez com a educação brasileira. Se fosse bom, outros países também teriam. Nós estamos em um processo de substituição do vestibular pelo que tem de mais moderno no mundo, o exame nacional”, disse o ministro, referindo-se ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Haddad participou hoje (10) do 1º encontro Pensando o Desenvolvimento do Brasil – Desafios e Perspectivas para a Educação Básica, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, ele contou que o ensino médio precisa ser alterado para atender melhor às expectativas do estudante. Essas mudanças, segundo explicou o ministro, vão ocorrer a partir de 2012. Já existem projetos piloto com “ensino inovador” em cerca de 600 escolas. “O objetivo é avançar para oferecer o ensino médio mais coerente com a trajetória e com as expectativas do estudante", afirmou.

Para Haddad, o Enem deve se tornar obrigatório em todo país. A decisão, no entanto, cabe aos secretários estaduais de educação. Com relação à adesão ao exame, ele mostrou dados de participação que apontam que o Enem está assumindo um papel de destaque. Para este ano, que acontecerá dias 22 e 23 de outubro, o número de inscritos bateu recorde com mais de cinco milhões de inscrições.

"À medida que o exame vai ganhando a importância com a adesão das instituições, com as múltiplas funções que ele tem hoje pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), com a certificação de ensino médio para quem tem mais de 18 anos, ele vai ganhando naturalmente a adesão dos estudantes", afirmou.

Haddad rebateu as críticas sobre os problemas ocorridos nas últimas edições – vazamento e os erros na impressão dos cadernos de prova. "Nós estamos somando inteligência ao processo, a cada nova edição se agregam novos atores para zelar por cada etapa do processo que é extremamente complexo. Conseguir colocar 5 milhões pessoas em sala de aula em um final de semana não é uma operação exatamente simples", ponderou.

Enem:
Nos dias 22 e 23 de outubro os mais de 5 milhões de inscritos comparecerão às 150 mil salas de aula, em 1.599 municípios, para realizar as provas do Enem. Essa será a maior edição desde sua criação, em 1998. As provas do sábado serão de ciências da natureza e humanas. No domingo, serão aplicados os cadernos de linguagens, matemática e redação, somando 180 questões nos dois dias de exame.

Para que isso ocorra, 350 mil pessoas estão envolvidas na aplicação da prova, como fiscais de sala, distribuição das provas, entre outros. O governo federal reforçou alguns pontos estratégicos do processo para evitar os erros de 2009 e 2010. A empresa Módulo, especializada em gestão de risco, e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que fará a certificação do exame, participam da operação.

Fonte: Vermelho

Exercício Sobre Mitologia.

01. Sabe-seque o Mito é um elemento bastante importante para a construção do conhecimento. Pois bem, sobre a essência do Mito é correto afirmar que:

a)O mito seria uma narrativa, ou melhor uma lenda sem mensagem reflexiva nenhuma.
b)A Origem do Mito se deu no início da Idade Contemporânea e está estritamente ligada ao homem contemporâneo.
c)Seria uma narração que geralmente trata sobre idéias que contemplam reflexões sobre o mundo e sobre o ser humano.
d)O Mito somente está ligado as histórias dos deuses da Grécia Antiga.
e)O mito não tem ligação nenhuma com o espírito religioso.

02. O mito nasce do desejo da humanidade de entender o mundo, para afugentar o medo e a insegurança. Está ligado à magia, ao desejo, ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo. Sobre as funções do mito, analise os itens abaixo.

I. Questionar os principais problemas da humanidade em cada tempo histórico.
II. Tranquilizar o ser humano diante de um mundo assustador, dandolhe a confiança de que, através de suas ações mágicas, o que acontece no mundo natural depende, em parte, dos seus atos.
III. Fixar modelos exemplares de condutamoral dos homens.
IV. Acomodar o ser humano ao mundo.
V. Explicar a realidade do mundo ao ser humano.

Qual alternativa abaixo contém os itens INCORRETOS?
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e V.
D) I, III e IV.
E) IV e V.

03. Tendo em vista o conhecimento teorico sobre mitologia, marque a alternativa correta:

a) O conjunto de mitos estudados pela mitologia são interpretados apenas textualmente.
b) Interpretar os mitos corretamente é procurar compreender o seu real sentido separando-o do seu contexto histórico.
c) A mensagem verdadeira dos mitos se encontram nas suas metáforas, entrelinhas e historicidade.
d) O mito é apenas uma história reflexiva e sua interpretação é feita de forma isolada da sua realidade.
e) Todas as alternativas se completam.

04. De acordo com a Filosofia, o Mito é uma ferramenta fundamental para a consolidação de formas elementares das manifestações religiosas. Pois bem, nesse contexto, entendermos a função do SAGRADO como:

a) Aquilo que desempenha uma função objetiva ou prática em todas as coisas que existem.
b) Todo elemento que foge das concepções concretas, tendo um significado abstrato e imaginário.
c) Todo elemento concreto que está ligado à vida material e cotidiana das pessoas.
d) Um elemento motivador de práticas milagrosas e de cura.
e) Todo elemento que se encontra dentro de templos religiosos.

05. Na mesma perspectiva da questão anterior, podemos assinalar que o conceito de PROFANO é:

a) Aquilo que desmente o elemento religioso.
b) A função prática das coisas e que está em paralelo as funções sagradas
c) Tudo que manifesta o pecado.
d) Algo relacionado à espiritualidade das pessoas.
e) As alternativas B e D estão corretas.

06. Segundo a Mitologia, podemos diferenciar os mitos em dois tipos:

a)O Mito Natural e o Mito Sobrenatural.
b)O Mito Científico e o Mito Religioso.
c)O Mito Teológico e o Mito Metafísico.
d)O Mito Cultural e o Mito Antrópico.
e)O Mito Natural e o Mito Cultural.

07. Sobre o Mito é INCORRETO afirmar que:

a)Seriam umas narrações, lendas dos tempos passados.
b)Imagem ou alegorias que traduz relações existentes no universo ou na vida.
c)Uma das formas de obtermos uma concepção do universo através de narrativas metafóricas.
d)Uma definição científica e acadêmica sobre a origem e formação do mundo e da humanidade.
e)Narrativa que nasce do desejo de se entender o mundo e as relações sociais da humanidade.

08. Sobre a importância da criação mítica nos dias atuais podemos afirmar que:

a)Os mitos modernos seria uma criação fantasiosa que reflete a própria realidade dos dias atuais.
b)Atualmente o mito não reflete nenhuma reflexão em nossa sociedade neoliberal.
c)Os mitos da atualidade têm a função de resgatar a história da humanidade.
d)Atualmente falar sobre mitologia é buscar o entendimento do principio da religiosidade.
e)Todas as alternativas estão corretas.

09. Nos dias atuais ainda temos um grande número de ferramentas que sintetizam narrativas míticas. Dentre as citadas abaixo a que não podemos assinalar como uma dessas ferramentas é:

a)As novelas.
b)As ficções.
c)Os telejornais.
d)Os filmes.
e)Os épicos.

10.O principal teórico que formulou estudos interpretativos sobre os mitos dos povos antigos foi:

a) José Ortega y Gasset.
b) Martim Heiddeger.
c) Joseph Campbell.
d) Rene Descartes.
e) Jean Paul Sartre.

11. Sabe-se que gralmente os mitos das socieades primitivas eram propagados por meio:

a) de textos escritos por sacerdotes
b) por meio de tradições ritualisticas.
c) por meio da comunicação oral.
d) por meio de festividades.
e) todas as alternativas estão corretas.

12.Desde a Pré-História e o surgimento do homem, os Mitos estiveram presentes no imaginário cultural do ser Humano. Nesse contexto, podemos afirmar que:

a)O Mito é uma criação humana que nasce do pressuposto de apenas se contar historias.
b)O Mito teria uma função apenas que festiva na Pré-História.
c)No processo da criação dos mitos, milênio antes da era cristã existia uma necessidade de se compreender os fenômenos naturais.
d)O mito nunca se enquadrou como uma verdade aceita, em nenhum tempo histórico.
e)A mitologia não é objeto de estudos nos tempos atuais.

13. A vivência humana, desde os tempos mais remotos, sempre foi marcada pela crença em mitos. A Filosofia também se ocupa do estudo das relações do homem com os mitos por ele produzidos. Sobre os mitos, avalie as afirmações abaixo.

0 0 A palavra “mito” vem do grego mythos e significa “fábula”.
1 1 Os mitos demonstram, através das palavras, a existência do homem no mundo.
2 2 Os mitos, pelo fato de serem simples invenções aleatórias, não possuem importância filosófica.
3 3 A produção de mitos se restringia à cultura da Grécia Antiga.
4 4 Os mitos são um sistema simbólico institucionalizado.

14. Sobre a criação dos Mitos é INCORRETO afirmar que:

a)Os mitos geralmente são passados por meio de uma cultura oral.
b)São histórias criadas a partir de um sentimento de inferioridade do homem diante os fenômenos naturais.
c)Estão ligados a emoções humanas que motivam a imaginação do homem que cria os mitos.
d)Mito em grego significa: narrativa, história ou conversa.
e)São ficções que raramente envolve temáticas contemporâneas dos homens.

15. Uma dos mitos ocidentais mais famosos explica que a origem de todos os males que paíram sobre a existência humana, como a discórdia, a guerra e todas as doenças do corpo e da mente se deu devido a desobediência humana em relação a ordem divina. Dentre as alternativas abaixo marque a que corresponde corretamente a esse mito:

a) Mito da Caverna.
b) Mito de Orfeu.
c) Mito da Medusa.
d) Mito da Caixa de Pandora.
e) Mito dos Pecados.

16. (UEL- 2003) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. 
a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. 
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades. c) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica. 
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

17. As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis que protagonizam a poesia de Homero, e os romanos, aos irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, eternizados no relato do historiador Tito Livio. Essas explicações lendárias: 

a) Alteram ou reinventaram fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens. 
b) Sempre se basearam em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado. 
c) Confirmaram que as civilizações, em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário, denominado idade das trevas. d) Afirmam uma reação inconsciente de todos os povos, que tem por fundamento o ideal religioso, desligado de qualquer interesse político. 
e) São apenas formas artísticas ou literárias independentes dos interesses políticos, por serem estéticas. 

##########################################################################################################





















  

domingo, outubro 09, 2011

CURIOSIDADES: Como Surgiu o Termo "Escravo".

A escravidão é uma prática de dominação humana instituída pela humanidade ao longo da história, desde os remotos tempos neolíticos, com o surgimento das primeiras tribos primitvas. No entanto, a palavra "escravo" surgiu no dicionário português após de uma longa viagem linguística, iniciada pelos alemães.

Os alemães, durante o século XI estavam atraídos com a vontade de dominar o território dos povos eslavosm que eram denominados de sloveninu, que era interpretado como pessoas predestinadas a servir, que derivaria da palavra alemã, sklave. Posteriormente os ingleses passaram a utilizar a palavra slave, para denominar o indíduo na condição de escravo. A Itália passou a usar esse termo com a palavra schiavo e a França com o termo, esclave. Contudo foi o termo esclavo, criado pelos espanhóis que vai influenciar diretamente o surgimento da palavra escravo, na linguagem portuguêsa.

sábado, outubro 08, 2011

08 de Outubro de 1967: 44 Anos da Morte de Che Guevara.

Dia 8 de outubro marca aniversário da morte do ícone da rebeldia e da revolução da América Latina.

Homem de personalidade forte, orador inteligente, hábil estrategista e, acima de tudo, extremamente voluntarioso e decidido. Não se adaptou à burocracia castrista e, em 1965, deixou o cargo de ministro da Economia de Cuba porque "outros países do mundo clamavam por revoluções". Na Bolívia isolado em território desconhecido e sem apoio do partido comunista local, foi perseguido pelo exército e levado para o povoado de La Higuera, onde foi assassinado no dia seguinte.

Depois de intenso tiroteio, com sua arma avariada e com a perna ferida por uma bala, Che Guevara rendeu-se. Naquelas alturas a aparência dele era assustadora. Parecia um mendigo, magro, sujo e esfarrapado. Levaram-no para um casebre em La Higuera que servia como escola rural. Lá, ele tinha a companhia dos cadáveres de dois jovens guerrilheiros cubanos, com quem passou sua última noite.

Foi interrogado pelo tenente André Selich, quem arrancou de Che a frase "eu fracassei, está tudo terminado e é por essa razão que me vê neste estado". Depois de muitas tentativas de interrogatório também do Coronel Joaquin Zenteno Anaya e do agente cubano-americano da CIA, Félix Rodrigues, chega então pelo rádio, ao meio-dia e meia, a ordem final do general René Barrientos, do alto comando boliviano de La Paz, que segundo Selich era "proceder a eliminação do Senhor Guevara".

Apesar de nenhum deles concordarem com a execução, pois Che valia muito mais vivo do que morto, para o expor derrotado e exigir de Cuba uma indenização para cobrir os gastos deixados pelas guerrilhas e colaborar com os familiares de bolivianos mortos. Mas, a ordem teve de ser cumprida. Mário Terán o homen que executou Che disse que as últimas palavras dele foram " É melhor assim (...). Eu nunca deveria ter sido capturado vivo."

A única ordem dada a Terán sobre a execução foi de livrar o rosto e que só atirasse do pescoço para baixo. Terán puxou o gatilho e atirou nos braços e nas pernas e enquanto Che se contorcia de dor e mordia os pulsos na tentativa de evitar gritar, uma outra rajada foi disparada. A bala fatal penetrou no tórax de Che, eram 13h10, quando Rodriguez olhou no relógio ao ouvir o último disparo. Che morre no dia 09 de outubro de 1967 aos 39 anos de idade, com 11 tiros.

Che foi jogado no concreto de uma lavanderia com a cabeça apoiada na pia e os olhos abertos. Dois dias depois jogaram seu corpo com as mãos decapitadas numa cova secreta próximo a Vallegrande. Ele e mais sete outros foram enterrados nesse lugar num segredo que duraria quase três décadas. O exército boliviano temia que se o sepultassem seu túmulo virasse centro turístico devido à fama que Guevara tinha na América Latina.

Desde então, o dia 8 de outubro é o "Dia do Guerrilheiro Heróico" na ilha de Cuba, durante o qual são prestadas homenagens a Che Guevara.
Fonte: http://www.latinoamericano.jor.br/
############################################################################################################

























sexta-feira, outubro 07, 2011

08 de Outubro - Dia do Nordestino.

Enquanto alguns setores definem como mais uma data hipócrita presente em nosso vasto calendário de comemorações indevidas, outros segmentos afirmam que o dia 08 de outubro é uma homenagem bastante merecida para os milhares de nordestinos espalhados por todos os cantos do país. Contudo, podemos afirmar que, independente da forma de interpretação sobre a essência desse data, ainda falta muita discussão para chegarmos, de fato, a um consenso sobre a importância do povo nordestino na história do Brasil.

Infelizmente, o nordeste brasileiro, ainda é cenário de relevantes índices de exclusão social, miséria e subdesenvolvimento. E são por esses e outros motivos que o processo de emigração se tornou um acontecimento constante, principalmente no século XX, período em que vários nordestinos abandonaram suas casas, para "arriscar" uma vida mais dígna em outros estados brasileiros, principalmente em São Paulo e no Distrito Federal.


No entanto, também podemos concordar que, devido a essa onda migratória, as cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tiveram uma grande oferta de mão-de-obra disponível e consequentemente, se desenvolveram, tornando-se grandes centros econômicos, porém esse desenvolvimento veio acompanhado por muita miséria e exploração, e as vítimas normalmente eram as famílias nordestinas que se viam abandonados em uma terra estranha e distante de suas verdadeiras origens.

Mais uma vez, o suor do povo nordestino contribuiu para o crescimento econômico da nação, assim como ocorrera nos remotos tempos coloniais, onde o nordeste era o grande centro econômico e político da América lusitana, e devido as lavouras de cana-de açúcar, o Brasil torna-se o maior produtor mundial de açúcar nos séculos XVI e XVII. Além disso, não podemos deixar de ressaltar a grande relevância política que a região teve para o processo de emancipação brasileira, tanto com os anseios da Revolução de 1817, quanto pela gloriosa Confederação do Equador de 1824, onde os verdadeiros heróis de nossa história denunciaram o autoritarismo imperial.

E nesse contexto, nos deparamos com um grande dilema: protesto ou homenagem? Como podemos explicar o dia 08 de outubro? Segundo um estudo do governo federal, aproximadamente 30% da população paulista é composta por nordestinos que são remunerados com os menores salários, além de ter a maior jornada de trabalho. E são por questões como essas que precisamos repensar o nordeste brasileiro, ora, se a história do Brasil se confunde com a própria história do nordeste, se importantes cidades foram e ainda são construídas pelo sangue, suor e lágrimas dos nordestinos, porque ainda prevalece tamanha desvalorização e desrespeito ao povo nordestino?

Diante disso, não podemos deixar de concordar que tal homenagem cívica, somente se tornará válida, quando a realidade social do país for mais favorável, não somente para o nordestino, mas para o povo brasileiro, pois é esse que detém o poder originário sobre as diversas instituições públicas que regem os rumos na nação.

terça-feira, outubro 04, 2011

Exercício Sobre História do Brasil - República.

01. Em 1977, cabeludos, barbudos e inconformados com o sistema político, jovens traziam novamente para as ruas, em várias cidades do Brasil, suas palavras de ordem e protesto. O crescimento dessa oposição traduzia-se na(s) no:

I II
0 0 luta pelo estabelecimento do bipartidarismo político.
1 1 lembranças de líderes, professores, religiosos mortos e exilados.
2 2 luta pela construção da aliança com todos os setores democráticos.
3 3 campanha para instituição da justiça do trabalho.
4 4 combate à censura de entidades, como a Igreja Católica, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa.

02. O Movimento de 1930 emergiu da ruptura interna das oligarquias e do crescimento das pressões populares. O Getulismo consistiu na primeira grande modalidade de política populista no Brasil. Na prática, essa política traduzia-se no (na):

I II
0 0 tipo de ideologia e de estilo de ação, determinado por Vargas, garantindo, ao mesmo tempo, o perfil de liderança carismática, paternalista e personalista.
1 1 criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
2 2 apoio dos assalariados à “Revolução de 1930” que foi uniforme e incondicional.
3 3 intervenção na vida econômica e nas relações de trabalho, apoiando o Partido Comunista.
4 4 criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

03. O famoso “Milagre Brasileiro” foi, sobretudo, uma retórica do Estado autoritário, sustentado pela tecnoburocracia do aparelho civil-militar encastelado no poder. Vigorava o lema “Desenvolvimento com Segurança”, e a expressão “Segurança Nacional” era elástica, o bastante para reprimir toda e qualquer crítica ao modelo econômico implantado. (Luiz Roberto Lopez, História do Brasil Contemporâneo, P. Alegre, Mercado Aberto, 1987, p. 130)

Nesse período, assistimos ao(aos):

I II
0 0 crescimento da atuação das multinacionais no país, especialmente, em áreas de exploração mineral e produção industrial importantes.
1 1 aumento da concentração da propriedade agrícola, com a modernização do campo.
2 2 envolvimento da classe média nas campanhas, vinculadas à imprensa, especialmente a TV, de protesto à violência que abatia os considerados subversivos.
3 3 alimentos industrializados, destinados a uma faixa salarial que podia comprá-los, concorrerem com os naturais.
4 4 grandes grupos econômicos nacionais investirem pesado na indústria de bens de consumo.


04. As mudanças políticas e sociais dialogam com as transformações culturais na construção da história. No Brasil, no decorrer dos anos 1920, houve

I II
0 0 - a renovação na cultura nacional com o movimento modernista, atingindo a maior parte da população urbana.
1 1 - a queda das oligarquias rurais com uma alteração radical nas relações entre os governos dos Estados.
2 2 - a ascensão política dos sindicatos trabalhistas socialistas com vitórias importantes nas grandes greves operárias.
3 3 - a busca de novas formas de expressões artísticas e literárias ligadas ao movimento modernista europeu.
4 4 - o fim das inquietações políticas nas cidades mais populosas com a consolidação de práticas democráticas.

05. A liderança de Getúlio Vargas marcou um período político da sociedade brasileira e trouxe mudanças históricas consideradas importantes. Analisando as práticas políticas dos governos varguistas, registramos:

I II
0 0 - a prevalência do autoritarismo, apesar da autonomia dos sindicatos populares.
1 1 - as transformações na economia com modernização da produção industrial.
2 2 - o fim das alianças políticas conservadores e dos partidos oligárquicos.
3 3 - a prática de políticas populistas, evitando um maior avanço democrático.
4 4 - a modernização do sistema partidário, seguindo o modelo francês.

06. Apesar da repressão e da censura, os anos dos governos militares pós-1964 não impediram o surgimento de movimentos culturais e artísticos, que trouxeram renovação e polêmica. É possível destacar nesse período:

I II
0 0 a realização dos festivais de músicas nos quais apareceram artistas importantes para renovação da cultura da época.
1 1 - a organização do Movimento Armorial, preocupado, apenas, com o crescimento da chamada cultura popular.
2 2 - a existência de imprensa atuante e crítica, participante de jornais, como Movimento, Opinião e Pasquim.
3 3 - a produção de peças teatrais com linguagem renovadora, apresentando críticas contra a situação dominante.
4 4 - a afirmação musical de Roberto Carlos e seu grupo, apresentando novos ritmos e alcançando muito sucesso na TV.


07. Os governos pós-1964 foram importantes para a modernização da economia brasileira, mesmo com a presença do autoritarismo e da censura. Na época do governo do general Ernesto Geisel, o Brasil:

I II
0-0 conviveu com um forte e crescente esquema repressivo, deixando a imprensa marcada por censuras diárias.
1-1 sofreu com a falta de renovação política, pois houve o fechamento do Congresso Nacional por um período longo.
2-2 instalou um clima de distensão política, apesar do famoso pacote de abril de 1977.
3-3 superou os anos de inflação anteriores, equilibrando a economia e evitando os escândalos políticos.
4-4 manteve a atuação de órgãos repressivos, que resultou em mortes que chocaram os grupos defensores da democracia.

08. Com o fim das grandes guerras mundiais, as relações entre nações sofreram transformações. No Brasil, com a deposição de Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra é eleito para o cargo de Presidente. O governo Dutra:

I II
0-0 recuperou a economia, fazendo alianças com os Estados Unidos e implementando a exploração do petróleo.
1-1 criou uma política salarial de cunho populista, seguindo as mesmas estratégias de Vargas e evitando o arrocho salarial.
2-2 favoreceu o crescimento da burguesia industrial, como também fez intervenções no comércio internacional.
3-3 possibilitou o descontrole na balança comercial, com prejuízos econômicos importantes para o Brasil.
4-4 limitou a atuação política dos sindicatos, mantendo-se um arrocho salarial que trouxe perdas para os trabalhadores.

09. Chico Buarque, Tom Zé, Gilberto Freyre, Elis Regina, Capiba, Gilberto Gil, Gláuber Rocha, Caju e Castanha, Clarice Lispector e tantos outros são exemplos dos vários caminhos da produção cultural no Brasil moderno. A diversidade cultural existente no país:

I II
0-0 Facilita, em relação à arte, a construção de experiências históricas renovadoras.
1-1 mostra a falta de originalidade da produção brasileira, limitada e colonizada.
2-2 abre espaço para ampliar a presença da cultura no cotidiano da sociedade.
3-3 é significativa, mas anula as possibilidades de criar e de manter uma identidade nacional.
4-4 consolida a prevalência da cultura tradicional, pouco ligada às mudanças.

10. O movimento político-militar de 1964 contou com o apoio de uma parte importante da sociedade brasileira, apesar de ter enfrentado resistências e conflitos. Nesse contexto, houve, em Pernambuco:

I II
0-0 uma significativa radicalização da luta política.
1-1 uma forte repressão aos adversários desse movimento.
2-2 uma atuação marcante dos anticomunistas.
3-3 uma grande apatia política por parte dos sindicatos urbanos.
4-4 uma resistência ao movimento que repercutiu nacionalmente.

##########################################################################################################