01. (Cefet-PR) O surgimento, no Egito Antigo, do “espírito militarista” e do “sentimento nacionalista” foi despertado no povo pelos primeiros dominadores estrangeiros, que introduziram o cavalo, o uso do bronze e o carro de guerra. Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela que corresponde à primeira dominação estrangeira:
A) Persas, sob o comando de Cambises.
B) Gregos, sob o comando de Alexandre, o Grande.
C) Hicsos, sob o comando dos “reis pastores”.
D) Árabes, sob o comando dos “califas perfeitos”.
E) Romanos, sob o comando de Júlio César.
02. (PUC-PR) A agricultura de regadio marcou a economia dos antigos egípcios. Assinale a alternativa que contenha as características da agricultura egípcia:
A) Manutenção de uma produção agrícola com excedentes lucrativos.
B) Comércio dinâmico voltado para a exportação.
C) Produção voltada para a subsistência.
D) Produção técnica e dinâmica com rotatividade de produtos.
E) Produção agrícola exclusivamente para exportação.
03. (UEL-PR) No Novo Império egípcio (1580 a 525 a.C., aproximadamente), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Aquenaton) teve grande significado, porque consistiu na:
A) Expulsão dos hicsos, povos semitas que dominavam o Egito desde o Antigo Império.
B) Unificação das diferentes províncias – nomos – evitando, assim, a fragmentação do Estado.
C) Realização de modificações na estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias.
D) Promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses.
E) Introdução do monoteísmo religioso, a fim de controlar a influência política dos sacerdotes.
04. (UECE) Sobre o papel do Rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
A) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós;
B) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África;
C) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, na medida em que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada;
D) a capacidade e volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
05.Na Antiguidade Oriental, o modo de produção asiático caracterizou-se fundamentalmente pelo(a):
A) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real;
B) concentração do controle da produção num partido político;
C) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado;
D) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa;
E) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.
06. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
A) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades;
B) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviver, tiveram de desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras;
C) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade;
D) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade;
E) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso á escola e a outros saberes só permitidos à família real.
07. O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.
08. (UFRN – 2006) No vale do rio Nilo, situado no nordeste da África, formou-se o primeiro Estado unificado da história, o Egito. Tal Estado se alicerçava
A) na servidão coletiva, cabendo à população camponesa pagar impostos sob a forma de produtos ou trabalhos.
B) na agricultura familiar praticada em inúmeras aldeias, que exploravam as margens fertilizadas pelas enchentes.
C) na exploração da mão-de-obra de povos estrangeiros dominados e escravizados em conseqüência das campanhas imperialistas dos faraós.
D) na rede comercial que se estendia ao longo da bacia mediterrânica e era controlada pelo faraó, representante da classe mercantil.
09. Na Antiguidade, a civilização egípcia baseou a sua organização socioeconômica de acordo com:
A) o modo de produção escravista, no qual um governo despótico controlava a construção de obras hidráulicas, utilizando somente o trabalho escravo.
B) o modo de produção servil, resultante da imensa influência religiosa do faraó, o supremo sacerdote, que deveria ser adorado e servido por todos os seus súditos.
C) o modo de produção asiático, baseado no Estado despótico onde predominava a servidão coletiva, na qual o indivíduo trabalhava a terra como membro da comunidade e servia, dessa maneira, ao Estado.
D) o sistema de servidão coletiva, sendo os membros da comunidade submetidos aos trabalhos ligados à construção de sistemas hidráulicos, para a distribuição comunitária da produção agrícola resultante.
E) o modo de produção escravista, sendo os povos capturados em guerra transformados em escravos do faraó, proprietário das terras e cultuado como deus em todo o Egito.
10. No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias
de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia:
A) os felás.
B) os artesãos.
C) os escravos.
D) os sacerdotes.
E) nenhuma resposta está correta.
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01. (Cefet-PR) O surgimento, no Egito Antigo, do “espírito militarista” e do “sentimento nacionalista” foi despertado no povo pelos primeiros dominadores estrangeiros, que introduziram o cavalo, o uso do bronze e o carro de guerra. Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela que corresponde à primeira dominação estrangeira:
A) Persas, sob o comando de Cambises.
B) Gregos, sob o comando de Alexandre, o Grande.
C) Hicsos, sob o comando dos “reis pastores”.
D) Árabes, sob o comando dos “califas perfeitos”.
E) Romanos, sob o comando de Júlio César.
02. (PUC-PR) A agricultura de regadio marcou a economia dos antigos egípcios. Assinale a alternativa que contenha as características da agricultura egípcia:
A) Manutenção de uma produção agrícola com excedentes lucrativos.
B) Comércio dinâmico voltado para a exportação.
C) Produção voltada para a subsistência.
D) Produção técnica e dinâmica com rotatividade de produtos.
E) Produção agrícola exclusivamente para exportação.
03. (UEL-PR) No Novo Império egípcio (1580 a 525 a.C., aproximadamente), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Aquenaton) teve grande significado, porque consistiu na:
A) Expulsão dos hicsos, povos semitas que dominavam o Egito desde o Antigo Império.
B) Unificação das diferentes províncias – nomos – evitando, assim, a fragmentação do Estado.
C) Realização de modificações na estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias.
D) Promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses.
E) Introdução do monoteísmo religioso, a fim de controlar a influência política dos sacerdotes.
04. (UECE) Sobre o papel do Rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
A) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós;
B) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África;
C) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, na medida em que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada;
D) a capacidade e volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
05.Na Antiguidade Oriental, o modo de produção asiático caracterizou-se fundamentalmente pelo(a):
A) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real;
B) concentração do controle da produção num partido político;
C) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado;
D) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa;
E) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.
06. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
A) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades;
B) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviver, tiveram de desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras;
C) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade;
D) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade;
E) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso á escola e a outros saberes só permitidos à família real.
07. O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.
08. (UFRN – 2006) No vale do rio Nilo, situado no nordeste da África, formou-se o primeiro Estado unificado da história, o Egito. Tal Estado se alicerçava
A) na servidão coletiva, cabendo à população camponesa pagar impostos sob a forma de produtos ou trabalhos.
B) na agricultura familiar praticada em inúmeras aldeias, que exploravam as margens fertilizadas pelas enchentes.
C) na exploração da mão-de-obra de povos estrangeiros dominados e escravizados em conseqüência das campanhas imperialistas dos faraós.
D) na rede comercial que se estendia ao longo da bacia mediterrânica e era controlada pelo faraó, representante da classe mercantil.
09. Na Antiguidade, a civilização egípcia baseou a sua organização socioeconômica de acordo com:
A) o modo de produção escravista, no qual um governo despótico controlava a construção de obras hidráulicas, utilizando somente o trabalho escravo.
B) o modo de produção servil, resultante da imensa influência religiosa do faraó, o supremo sacerdote, que deveria ser adorado e servido por todos os seus súditos.
C) o modo de produção asiático, baseado no Estado despótico onde predominava a servidão coletiva, na qual o indivíduo trabalhava a terra como membro da comunidade e servia, dessa maneira, ao Estado.
D) o sistema de servidão coletiva, sendo os membros da comunidade submetidos aos trabalhos ligados à construção de sistemas hidráulicos, para a distribuição comunitária da produção agrícola resultante.
E) o modo de produção escravista, sendo os povos capturados em guerra transformados em escravos do faraó, proprietário das terras e cultuado como deus em todo o Egito.
10. No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias
de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia:
A) os felás.
B) os artesãos.
C) os escravos.
D) os sacerdotes.
E) nenhuma resposta está correta.
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