quinta-feira, dezembro 30, 2010

"Os Estatutos do Homem" - do Poeta: Thiago Mello

  


Os Estatutos do Homem
(Acto Institucional Permanente)




 Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida e, de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III
Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.
Parágrafo único:
O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Artigo V
Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI
Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX
Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X
Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI
Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela. Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.


O Feliz 2011 para Todos!!

############################################################################################################















segunda-feira, dezembro 27, 2010

27 de Dezembro de 1987: Polícia Mata Garimpeiros em Serra Pelada.

Há 23 anos atrás, 133 garimpeiros foram mortos pela polícia em Serra Pelada. Eles faziam parte de um grupo de 4 mil garimpeiros de ouro que fizeram um levante para que a exploração do metal continuasse.

Serra Pelada é uma região localizada no estado do Pará, que se tornou o maior garimpo aberto do mundo, na década de 1980. E uma grande "Febre pelo Ouro" foi despertada e o local passou a atrair garimpeiros de todo o Brasil. Nos 10 primeiros anos de extração de ouro, cerca de 41 toneladas do metal foi retirado do enorme garimpo.

Entretanto, a medida que os trabalhos de extração continuavam, o Governo Federal passou a intervir mais na região, almejando evitar maiores contrabando de ouro pelos garimpeiros. E assim passou a registrar os trabalhadores na Receita Federal e obrigá-los a vender o ouro extraído a Caixa Econômica Federal que contruiu uma agência em Serra Pelada.

Esse controle estatal sobre o garimpo de Serra Pelada ocasionou prejuízos aos garimpeiros, uma vez que, devido a grande mobilidade financeira na região, o custo de vida aumentava cada vez mais, principalmente o preço dos alimentos, paralelo a isso, a Caixa Econômica comprava o ouro por um preço inferior ao que era vendido no início da década de 1980.

Uma figura muito atuante nesse período foi o militar Sebastião Francisco de Moura, figura conhecida dentro dos governos militares e que comandou a intervenção governamental na região. Sua presença junto aos garimpeiros o tornou popular, e consequentemente, em 1882 foi eleito Deputado Federal, defendendo a presença dos garimpeiros no local, que pertencia a Vale do Rio Doce e que tentava reaver a posse da terra. Assim, o major Sebastião Francisco de Moura, foi autor da famosa lei "Curió" favorecendo a permissão dos garimpeiros na exploraçao de ouro em Serra Pelada.
Historicamente, essa segunda corrida pelo ouro no Brasil foi muito semelhante aos primeiros anos de mineração no país nos tempos coloniais no século XVIII, uma vez que, as atividades mineradoras foram marcadas pela intervenção e controle do governo, apogeu e queda da extração, além da violência contra os trabalhadores.

Como foi dito, no século XX não foi diferente, após a queda da produção, as dificuldades aumentaram, e vários garimpeiros passaram a se manifestar contra o controle do governo, muitas vezes entrando em choque direto com a polícia.

Tendo em vista, todo o descaso das autoridades,  em 1987 os trabalhadores fecharam a ponte da PA-150 sobre o Rio Tocantins. A manifestação exigia melhores condições e segurança de trabalho, pediam caminhões, tratores e a remoção de 8 milhões de metros cúbicos de terra que estava impedindo um trabalho com maior segurança. Entretanto, as manifestações foram reprimidas pela ação policial ocasionando a morte e desaparecimentos de aproximadamente 133 garimpeiros.


Outras Informações Sobre o Assunto:
http://focodageografia2009.blogspot.com/2009/07/serra-pelada.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u43018.shtml

############################################################################################################
















Resumo Sobre O Golpe Militar de 1964.

Os governos Militares no Brasil.

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

O golpe militar de 1964: A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria. Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.

Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava. No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.

Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.

O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.


GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967):
Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária. 

Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova Constituição para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.


GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)
Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. 
Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários paralisam fábricas em protesto ao regime militar. 
A guerrilha urbana começa a se organizar. Formada por jovens idealistas de esquerda, assaltam bancos e seqüestram embaixadores para obterem fundos para o movimento de oposição armada.
No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)
Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica). 

Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN seqüestram o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Porém, em 18 de setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva". No final de 1969, o líder da ALN, Carlos Mariguella, foi morto pelas forças de repressão em São Paulo.


GOVERNO MEDICI (1969-1974)
Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como "anos de chumbo". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país. O DOI-CODI (Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna ) atua como centro de investigação e repressão do governo militar.
Ganha força no campo a guerrilha rural, principalmente no Araguaia. A guerrilha do Araguaia é fortemente reprimida pelas forças militares.

O Milagre Econômico: Na área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre Econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi.  Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.

GOVERNO GEISEL (1974-1979)
Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.
Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.
Os militares de linha dura, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-CODI em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.
Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.


GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985) 
A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bombas são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.
Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).

A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já!
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.

Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.

Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.

Houve grande comoção nacional, especialmente porque Tancredo Neves seria o primeiro presidente civil após o Golpe de 1964. O Brasil, que acompanhara tenso e comovido a agonia do político mineiro, promoveu um dos maiores funerais da história nacional. Calculou-se na época que, entre São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e São João del-Rei, mais de dois milhões de pessoas viram passar o esquife. Coração de Estudante, uma canção do cantor mineiro Milton Nascimento, marcou o episódio na memória nacional.


Discurso de Brizola sobre as Diretas Já.


Discurso de Lula sobre as Diretas Já.


Diretas Já! Fala Figueredo.
EXERCÍCIOS

1)Sabe-se que o golpe militar promovido em 1964 no Brasil foi uma manobra política promovida pelas elites e pelos militares do Brasil, que logo no seu início acarretou na deposição do presidente:

a)Juscelino Kubitschek.
b)Jânio Quadros.
c)João Goulart.
d)Rodrigues Alves.
e)Getúlio Vargas

2)Um instrumento muito notável na criação de leis federais elaboradas pelos governos militares foi:

a)As Emendas Constitucionais.
b)Os Atos Institucionais.
c)As Medidas Provisórias.
d)As Leis Extraordinárias.
e)Atos Secretos.

3)O principal país que apoiou as elites militares em realizar um golpe de estado no Brasil em 1964 foi:

a)Chile.
b)Cuba.
c)Japão.
d)Estados Unidos.
e)Argentina.

4)Dos presidentes listados abaixo, qual o que NÂO pertenceu ao Regime Militar:

a)Castelo Branco.
b)Costa e Silva.
c)Getúlio Vargas.
d)João Figueiredo
e)Venceslau Bras.

5)Em relação ao Regime Militar brasileiro é correto afirmar que:

a)Foi um momento político brasileiro que a democracia era totalmente respeitada.
b)O poder Legislativo Federal (senadores e deputados) tinha mais autonomia do que o poder Executivo Federal.
c)O Presidente do Brasil obrigava a população cumprir todas as suas decisões e havia um instrumento de censura muito grande.
d)Os Partidos que faziam oposição ao Regime Militar tinham total liberdade de se expressar.

6) Em 1977, cabeludos, barbudos e inconformados com o sistema político, jovens traziam novamente para as ruas, em várias cidades do Brasil, suas palavras de ordem e protesto. O crescimento dessa oposição traduzia-se na(s) no

0 - 0 Luta pelo estabelecimento do bipartidarismo político.
1 - 1 Lembranças de líderes, professores, religiosos mortos e exilados.
2 - 2 Luta pela construção da aliança com todos os setores democráticos.
3 - 3 Campanha para instituição da justiça do trabalho.
4 - 4 Combate à censura de entidades, como a Igreja Católica, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa.

7) O famoso “Milagre Brasileiro” foi, sobretudo, uma retórica do Estado autoritário, sustentado pela tecnoburocracia do aparelho civil-militar encastelado no poder. Vigorava o lema “Desenvolvimento com Segurança”, e a expressão “Segurança Nacional” era elástica, o bastante para reprimir toda e qualquer crítica ao modelo econômico implantado.

(Luiz Roberto Lopez, História do Brasil Contemporâneo, P. Alegre, Mercado Aberto, 1987, p. 130)
Nesse período, assistimos ao(aos)

0 - 0 Crescimento da atuação das multinacionais no país, especialmente, em áreas de exploração mineral e produção industrial importantes.
1 - 1 Aumento da concentração da propriedade agrícola, com a modernização do campo.
2 - 2 Envolvimento da classe média nas campanhas, vinculadas à imprensa, especialmente a TV, de protesto à violência que abatia os considerados subversivos.
3 - 3 Alimentos industrializados, destinados a uma faixa salarial que podia comprá-los, concorrerem com os naturais.
4 - 4 Grandes grupos econômicos nacionais investirem pesado na indústria de bens de consumo.

8) Apesar da repressão e da censura, os anos dos governos militares pós-1964 não impediram o surgimento de movimentos culturais e artísticos, que trouxeram renovação e polêmica. É possível destacar nesse período:

0 - 0 A realização dos festivais de músicas nos quais apareceram artistas importantes para renovação da cultura da época.
1 - 1 A organização do Movimento Armorial, preocupado, apenas, com o crescimento da chamada cultura popular.
2 - 2 A existência de imprensa atuante e crítica, participante de jornais, como Movimento, Opinião e Pasquim.
3 - 3 A produção de peças teatrais com linguagem renovadora, apresentando críticas contra a situação dominante.
4 - 4 A afirmação musical de Roberto Carlos e seu grupo, apresentando novos ritmos e alcançando muito sucesso na TV.

9) Os governos pós-1964 foram importantes para a modernização da economia brasileira, mesmo com a presença do autoritarismo e da censura. Na época do governo do general Ernesto Geisel, o Brasil:

0 - 0 Conviveu com um forte e crescente esquema repressivo, deixando a imprensa marcada por censuras diárias.
1 - 1 Sofreu com a falta de renovação política, pois houve o fechamento do Congresso Nacional por um período longo.
2 - 2 Instalou um clima de distensão política, apesar do famoso pacote de abril de 1977.
3 - 3 Superou os anos de inflação anteriores, equilibrando a economia e evitando os escândalos políticos.
4 - 4 Manteve a atuação de órgãos repressivos, que resultou em mortes que chocaram os grupos defensores da democracia.

10) O movimento político-militar de 1964 contou com o apoio de uma parte importante da sociedade brasileira, apesar de ter enfrentado resistências e conflitos. Nesse contexto, houve, em Pernambuco:

0 - 0 Uma significativa radicalização da luta política.
1 - 1 Uma forte repressão aos adversários desse movimento.
2 - 2 Uma atuação marcante dos anticomunistas.
3 - 3 Uma grande apatia política por parte dos sindicatos urbanos.
4 - 4 Uma resistência ao movimento que repercutiu nacionalmente.

11) O general Garrastazu Médici foi presidente do Brasil, apoiado em um sistema de segurança que manteve, de forma violenta, a censura política contra os adversários. Na época de Médici, houve:

a) perdas econômicas marcantes, com a fuga constante de capitais para o exterior e com aumento da inflação.
b) planos sociais de modernização elaborados por Delfim Neto, com apoio geral da população.
c) exploração econômica de capitais estrangeiros, mas fracasso nas políticas de modernização.
d) grandes greves no campo, em favor da reforma agrária, mesmo no enfrentamento da repressão.
e) manifestações de euforia incentivadas pela propaganda política oficial e a defesa da idéia do crescimento econômico.
############################################################################################################
























  

Formulário Nerd para Nova Namorada.

############################################################################################################















sábado, dezembro 25, 2010

20 Maneiras de Irritar um Professor!

◦Na hora da chamada, quando o professor falar seu nome, responda: Morreu!

◦Quando o professor mandar você parar de conversar, fale: “Calma professor… o papo é sério!”

◦Quando tiver todo mundo quieto diga: “Béééh” (imitando uma ovelha).

◦Quando for trocar de professor, molhe um giz e risque o quadro inteiro. Ai quando ele tentar apagar num vai conseguir.

◦Antes de começar a prova, combine com todos de dar as mãos e rezar o Pai Nosso.

◦Derrube a caneta perto dele e quando ele for pegar grite: “Hey! É minha!”

◦Quando te xingarem perto dele diga “Ao menos eu não sou professor!”

◦Diga a ele durante a prova que quer socializar conhecimento com seus colegas.

◦Encha a hélice do ventilador de pó de giz na hora do intervalo e peça para o professor ligar quando estiver chegando.

◦Junte uma galera, e na hora que você for jogar algo no lixo, faça todo mundo ir junto.

◦Bote o seu celular para carregar na tomada da sala.

◦Quando o professor tiver fazendo chamada, peça para ele falar seu nome todo pra ver se é você mesmo.

◦No meio da aula levanta e vai abrir a porta, depois pergunta se ninguém ouviu alguém bater na porta, repita isso 5 vez durante a mesma aula

◦Na prova coloca o nome de pessoas famosas ou os nicks de jogos no lugar de por o seu nome, por exemplo: Jesus, Santo Antônio, Pelé, Negão 38cm_cam, etc.

◦Fique fazendo barulho de carro e quando o professor mandar parar, pare, mas sem esquecer o barulho do freio!

◦Coloque o celular com um barulho irritante em um lugar bem escondido da sala. Aí quando estiver silencioso pede pra alguém ligar.

◦Fale que esqueceu o livro, ou o caderno e quando estiver no final da aula grite: “Achei!” e depois mostre para ele.

◦Ligue e desligue a luz umas 5 vezes, e depois fale bem alto: “Agora entendi!”


Fonte: http://www.naosalvo.com.br/vc/page/4/

############################################################################################################
















Eleições 2.0 e a revolução nas Redes Sociais em 2010



############################################################################################################















E se Jesus Nascesse nos Tempos das Redes Sociais.



############################################################################################################















quarta-feira, dezembro 22, 2010

22 de Dezembro de 1988: Chico Mendes é Assassinado por Larifundiários.

A data de hoje relembra um dos mais tristes episódios vividos pela sociedade acreana. O assassinato do líder sindical Chico Mendes, 44 anos, há 22 de dezembro de 1988 com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, quando saía de casa para tomar banho.

Chico Mendes (nome completo: Francisco Alves Mendes Filho) foi um dos mais importantes ambientalistas (pessoas que lutam em defesa da preservação do meio ambiente) brasileiros. Nasceu na cidade de Xapuri (estado do Acre) no dia 15 de dezembro de 1944. Trabalhou na região da Amazônia, desde criança, com seu pai, como seringueiro (produzindo borracha). Tornou-se vereador e sindicalista.

(Ler Matéria na Íntegra)

############################################################################################################















terça-feira, dezembro 21, 2010

A 13 anos Atrás o Papa João Paulo II visita Cuba.



"No dia 21 de dezembro de 1997, o papa João Paulo II visita a Cuba, elogia a figura heróica do Che Guevara e condena o bloqueio imposto pelos Estados Unidos".



############################################################################################################















segunda-feira, dezembro 20, 2010

Nem Mesmo o Mário Escapou da Evolução.

"Quem nunca jogou Mario Bros do Super Nitendo (SNES), efetivamente não teve infância"!

Eis uma frase que ja foi proferida por uma porção de pessoas que viveram sua infância e/ou adolescência curtindo as novidades tecnológicas surgidas no Brasil, durante as décadas de 1980 e 1990.  Lembranças essas que vez ou outra aparecem em nossas caixas de e-mails, através de mensagens repassadas por outros amigos, relembrando os velhos brinquedos e aparelhos eletrônicos que faziam parte da diversão de vários jovens daquela época. E quando o assunto é sobre Video Game, de fato, temos que reconher que o jogo Mario Bros é um excelente exemplo de diversão que marcou notávelmente várias gerações.

Sabendo disso, preparei uma pequena seleção de vídeos que demonstram a evolução do "Mario Bros" ao longo de todos esses anos. E por fim, também vou demonstrar o excelente trabalho de animação feito por um fã dos famosos irmãos: Mario e Luigi

 










############################################################################################################















sábado, dezembro 18, 2010

Elogiando as Utopias & Cortejando o Absurdo - Confúcio.




"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade".
Confúcio.



############################################################################################################















Hino Nacional Brasileiro.

A versão do Hino Nacional do Brasil tocada por diversos artistas ao som da vários rítmos diferentes, permite a nós, termos uma grande reflexão sobre a notória pluralidade cultural presente no cotidiano de nosso país.

É válido ressaltar que a letra donosso Hino Nacional Brasileiro,  foi escrita pelo Joaquim Osório Duque Estrada e a música é de autoria do Francisco Manuel da Silva. O hino tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.

Assim como Brasão Nacional, o Hino também é um símbolo da pátria, e justamente por isso que, algumas regras devem ser seguidas pelos cidadãos brasileiros, no momento de sua execução, como por exemplo: colocar a mão no peito e ficar em continência à Bandeira Nacional.



############################################################################################################















I.D.H: Brasil Ocupa a Posição 73 no Ranking.


Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil ocupa a posição 73º (0,699)  no ranking que mede o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. Apesar dos números, o Brasil no presente momento esta situado entre as nações com um maior grau de desenvolvimento humano. È válido ressaltar que de todos os 169 países pesquisados, o Brasil foi o que mais cresceu, e superou a média mundial (0,624), entretanto seu IDH ainda está com a média abaixo da América Latina (0,704).

 O Indíce de Desenvolvimento Humano é calculado a partir dos seguintes aspectos:
1) Grau de Escolaridade de População - Educação.
2) Expectativa de Vida da População - Saúde.
3) Padrão de Vida Econômica (Renda per Capita) - Economia.

O país que lidera essa lista é a Noruega (0,938), enquanto as últimas posições são os países Africanos: República Democrática do Congo (0,239) e o Zimbábue (0,140).



############################################################################################################















quarta-feira, dezembro 15, 2010

Where the Hell is Matt...

33 Anos da Criação do MOBRAL - 15/12/1967.

A exatamente 33 anos, foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização, visando a alfabetização funcional de jovens e adultos. Tal projeto foi criado por meio da Lei de Nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967, em pleno Regime Militar no Brasil.

O Mobral,  tinha a função específica de ensinar apenas as técnicas necessárias para a leitura, escrita e de cálculos para pessoas analfabetas, sem a menor preocupação pedagógica, no que se refere a formação do senso crítico e cidadão  das pessoas atendidas pelo programa. Ou seja, era uma ação governamental, executada pelos militares que se "lambuzavam no farto banquete do poder", que apenas visava o letramento dos brasileiros analfabetos.

Devido as crises econômicas ocorridas no Brasil, durante a década de 1980 os investimentos no Mobral tornaram-se inviáveis, devido aos altíssimos custos para a manutenção do programa que era mantido por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação,  de 2% do Imposto de Renda e também um percentual da Loteria Esportiva.



############################################################################################################