sexta-feira, setembro 02, 2016

Exercícios de Filosofia - Os Mitos




01. Os mitos gregos são narrativas sobre a origem de alguma coisa (da terra, das plantas, do bem e do mal, da doença, da morte, da chuva,...). Sobre mito, analise as afirmativas abaixo.

I. É um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra.
II. É uma narrativa feita em público, baseada na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
III. É uma narrativa inventada pelos gregos, baseada na razão sistemática.
IV. É uma narrativa, que encontra a origem de tudo o que existe somente a partir das relações sexuais entre forças divinas e pessoais.
V. É uma narrativa, que toma sempre como base situações de rivalidade ou de aliança entre deuses para explicar a origem de alguma coisa no mundo.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e II.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.

02. Sabe-seque o Mito é um elemento bastante importante para a construção do conhecimento. Pois bem, sobre a essência do Mito é correto afirmar que:
a) O mito seria uma narrativa, ou melhor uma lenda sem mensagem reflexiva nenhuma.
b) A Origem do Mito se deu no início da Idade Contemporânea e está estritamente ligada ao homem contemporâneo.
c) Seria uma narração que geralmente trata sobre idéias que contemplam reflexões sobre o mundo e sobre o ser humano.
d) O Mito somente está ligado as histórias dos deuses da Grécia Antiga.
e) O mito não tem ligação nenhuma com o espírito religioso.

03. Sobre o Mito é incorreto afirmar que:
a) Seriam umas narrações, lendas dos tempos passados.
b) Imagem ou alegorias que traduz relações existentes no universo ou na vida.
c) Uma das formas de obtermos uma concepção do universo através de narrativas metafóricas.
d) Uma definição científica e acadêmica sobre a origem e formação do mundo e da humanidade.
e) Narrativa que nasce do desejo de se entender o mundo e as relações sociais da humanidade.

04. O principal teórico que formulou estudos interpretativos sobre os mitos dos povos antigos foi:
a) José Ortega y Gasset.
b) Martim Heiddeger.
c) Joseph Campbell.
d) Rene Descartes.
e) Jean Paul Sartre.

05. A mente humana é naturalmente inquiridora: quer conhecer as razões das coisas; basta ver uma criança fazendo perguntas aos pais. Mas às mesmas perguntas podem ser dadas diversas respostas: míticas, científicas, filosóficas. MONDIN, Batista. Curso de filosofia. São Paulo: Paulus, 1981. (Adaptado)

O pensamento mítico na atualidade reflete-se naquelas respostas que estão repletas de explicações valorativas sobre a personalidade do super-herói, a exaltação do cientificismo, valorando o ‘desejo desenfreado’ e dando primazia ao poder midiático. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.
a) A verdadeira função do mito, na atualidade, é orientar a ação humana.
b) O papel atual do mito é dar sentido ao mundo humano.
c) O pensamento mítico, no mundo atual, identifica-se como uma resistência às invenções científicas e tecnológicas.
d) Nos dias atuais, a função fabuladora presente nos contos e nas estórias populares remetem aos valores arquetípicos.
e) O mito, na atualidade, promove o desenvolvimento do homem no seu cotidiano, pela eficácia na linguagem das formas ideológicas.

06. Sobre a mitologia é incorreto afirmar que:
a) Os poemas gregos e romanos estão repletos de personagens míticos;
b) O mito na antiguidade lida com um passado distante e imemorial no qual todas as coisas se formaram e vieram a existir;
c) a filosofia debruça-se sobre os conteúdos da consciência mítica tentando dar-lhes interpretações teóricas;
d) As narrativas míticas explicavam as origens das coisas;
e) o processo de diferenciação entre mito e filosofia aconteceu rapidamente na passagem do século VII para o VI a.C. quando nasceu o pensamento filosófico;

07. Marque a alternativa que retrata corretamente duas funções dos mitos:
a) fixar modelos e fornecer um relato factual dos acontecimentos;
b) acomodar a humanidade e descrever de forma lógica e racional a origem das coisas;
c) situar os homens entre os seres divinos e fixar modelos exemplares das atividades humanas;
d) Acomodar o homem e fixar modelos para as funções e atividades humanas;
e) explicar a origem das coisas e construir um conhecimento empírico e cientificista;

08.Sobre a mitologia é certo afirmar que:
a) foi a primeira tentativa de explicação racional e empírica criada;
b) predominou nas sociedades complexas e industrializadas;
c) não exerce influência no mundo atual;
d) não se estabelece como uma forma de explicação sobre a origem de uma dada realidade/sociedade;
e) deve ser descartada por não ser um modo de conhecimento científico;

09. Embora alguns tenham detratado o mito considerando-o irracional ou absurdo, existem outras abordagens menos extremadas sobre as narrativas míticas. Sobre essas abordagens, marque a opção correta:
a) Afirma-se que o mito é uma expressão importante para o viver humano;
b) Ensina-se que o mito é o unico modo de saber sobre uma realidade;
c) Enfatiza-se apenas o aspecto sexual dos mitos;
d) Afirmam que o mito é apenas ligado às comunidades primitivas;

10. (UPE) Apesar de toda modernidade presente na cultura atual, o mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana como uma das formas importantes do existir humano. Assim, o mito não é exclusividade de povos primitivos, mas continua, em todos os tempos, presente nas diversas sociedades. Sobre mito, é correto afirmar que:

I. tem como critério de verdade a sensibilidade.
II. é um conhecimento, um modo de compreender a realidade.
III. traz uma verdade instruída, sem exigir comprovação.
IV. é verdade que tem como critério a crença.
V. é verdade que tem como critério a evidência.

Estão corretas apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.
############################################################################################################





























01. Os mitos gregos são narrativas sobre a origem de alguma coisa (da terra, das plantas, do bem e do mal, da doença, da morte, da chuva,...). Sobre mito, analise as afirmativas abaixo.

I. É um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra.
II. É uma narrativa feita em público, baseada na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
III. É uma narrativa inventada pelos gregos, baseada na razão sistemática.
IV. É uma narrativa, que encontra a origem de tudo o que existe somente a partir das relações sexuais entre forças divinas e pessoais.
V. É uma narrativa, que toma sempre como base situações de rivalidade ou de aliança entre deuses para explicar a origem de alguma coisa no mundo.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I e II.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.

02. Sabe-seque o Mito é um elemento bastante importante para a construção do conhecimento. Pois bem, sobre a essência do Mito é correto afirmar que:
a) O mito seria uma narrativa, ou melhor uma lenda sem mensagem reflexiva nenhuma.
b) A Origem do Mito se deu no início da Idade Contemporânea e está estritamente ligada ao homem contemporâneo.
c) Seria uma narração que geralmente trata sobre idéias que contemplam reflexões sobre o mundo e sobre o ser humano.
d) O Mito somente está ligado as histórias dos deuses da Grécia Antiga.
e) O mito não tem ligação nenhuma com o espírito religioso.

03. Sobre o Mito é incorreto afirmar que:
a) Seriam umas narrações, lendas dos tempos passados.
b) Imagem ou alegorias que traduz relações existentes no universo ou na vida.
c) Uma das formas de obtermos uma concepção do universo através de narrativas metafóricas.
d) Uma definição científica e acadêmica sobre a origem e formação do mundo e da humanidade.
e) Narrativa que nasce do desejo de se entender o mundo e as relações sociais da humanidade.

04. O principal teórico que formulou estudos interpretativos sobre os mitos dos povos antigos foi:
a) José Ortega y Gasset.
b) Martim Heiddeger.
c) Joseph Campbell.
d) Rene Descartes.
e) Jean Paul Sartre.

05. A mente humana é naturalmente inquiridora: quer conhecer as razões das coisas; basta ver uma criança fazendo perguntas aos pais. Mas às mesmas perguntas podem ser dadas diversas respostas: míticas, científicas, filosóficas. MONDIN, Batista. Curso de filosofia. São Paulo: Paulus, 1981. (Adaptado)

O pensamento mítico na atualidade reflete-se naquelas respostas que estão repletas de explicações valorativas sobre a personalidade do super-herói, a exaltação do cientificismo, valorando o ‘desejo desenfreado’ e dando primazia ao poder midiático. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.
a) A verdadeira função do mito, na atualidade, é orientar a ação humana.
b) O papel atual do mito é dar sentido ao mundo humano.
c) O pensamento mítico, no mundo atual, identifica-se como uma resistência às invenções científicas e tecnológicas.
d) Nos dias atuais, a função fabuladora presente nos contos e nas estórias populares remetem aos valores arquetípicos.
e) O mito, na atualidade, promove o desenvolvimento do homem no seu cotidiano, pela eficácia na linguagem das formas ideológicas.

06. Sobre a mitologia é incorreto afirmar que:
a) Os poemas gregos e romanos estão repletos de personagens míticos;
b) O mito na antiguidade lida com um passado distante e imemorial no qual todas as coisas se formaram e vieram a existir;
c) a filosofia debruça-se sobre os conteúdos da consciência mítica tentando dar-lhes interpretações teóricas;
d) As narrativas míticas explicavam as origens das coisas;
e) o processo de diferenciação entre mito e filosofia aconteceu rapidamente na passagem do século VII para o VI a.C. quando nasceu o pensamento filosófico;

07. Marque a alternativa que retrata corretamente duas funções dos mitos:
a) fixar modelos e fornecer um relato factual dos acontecimentos;
b) acomodar a humanidade e descrever de forma lógica e racional a origem das coisas;
c) situar os homens entre os seres divinos e fixar modelos exemplares das atividades humanas;
d) Acomodar o homem e fixar modelos para as funções e atividades humanas;
e) explicar a origem das coisas e construir um conhecimento empírico e cientificista;

08.Sobre a mitologia é certo afirmar que:
a) foi a primeira tentativa de explicação racional e empírica criada;
b) predominou nas sociedades complexas e industrializadas;
c) não exerce influência no mundo atual;
d) não se estabelece como uma forma de explicação sobre a origem de uma dada realidade/sociedade;
e) deve ser descartada por não ser um modo de conhecimento científico;

09. Embora alguns tenham detratado o mito considerando-o irracional ou absurdo, existem outras abordagens menos extremadas sobre as narrativas míticas. Sobre essas abordagens, marque a opção correta:
a) Afirma-se que o mito é uma expressão importante para o viver humano;
b) Ensina-se que o mito é o unico modo de saber sobre uma realidade;
c) Enfatiza-se apenas o aspecto sexual dos mitos;
d) Afirmam que o mito é apenas ligado às comunidades primitivas;

10. (UPE) Apesar de toda modernidade presente na cultura atual, o mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana como uma das formas importantes do existir humano. Assim, o mito não é exclusividade de povos primitivos, mas continua, em todos os tempos, presente nas diversas sociedades. Sobre mito, é correto afirmar que:

I. tem como critério de verdade a sensibilidade.
II. é um conhecimento, um modo de compreender a realidade.
III. traz uma verdade instruída, sem exigir comprovação.
IV. é verdade que tem como critério a crença.
V. é verdade que tem como critério a evidência.

Estão corretas apenas:
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I, II, IV e V.
E) IV e V.
############################################################################################################


























0 comentários: