quinta-feira, agosto 05, 2010

Exercícios- História do Brasil

1) (UFMG) O Mercantilismo foi um sistema de política econômica, em vigor entre os séculos XV e XVIII, no qual os meios econômicos conduziam a fins de natureza política, Estes fins se resumiam:
A) Na tomada do poder político pela nobreza.
B) Na centralização e no fortalecimento do Estado nacional.
C) Na defesa de entidades supranacionais como o papado.
D) No expansionismo europeu, incorporando novas áreas.
E) No estímulo à livre competição e à livre iniciativa.

2) O mercantilismo foi um conjunto de idéias e de práticas econômicas dominantes na Europa,entre os séculos XIV e XVIII, que variou de Estado para Estado. Sobre o mercantilismo, assinale a alternativa correta.
A) Foi uma forma de exploração da natureza, empregada aos recursos minerais, vegetais, animais e humanos que obedecia a interesses imediatistas, sem preocupação com o futuro.
B) A Holanda praticava um tipo de mercantilismo conhecido como metalista e industrial que veio a desenvolver em parceria com a Espanha no século XVIII.
C) Portugal desenvolveu apenas o mercantilismo de plantagem, baseado na produção tropical destinada ao mercado internacional.
D) As refinarias de açúcar de Sevilha substituíram as refinarias de Portugal, na fase do desenvolvimento do mercantilismo industrial de Castela.
E) Companhias de comércio foram instaladas por todos os Estados mercantilistas européias, para reforçar a política comercial ou o colbertismo (referência a Colbert, ministro francês, que defendia o comércio de produtos baratos vendidos mais caros nos mercados coloniais).


3) As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:
A) a feitoria foi uma forma de colonização, empregada por portugueses na África, na Ásia e no Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola.
B) as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo Geral de Mem de Sá, como proposta mais moderna de administração colonial.
C) as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu.
D) tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas
Índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares.
E) o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das capitanias hereditárias.

4) Sobre a formação da sociedade brasileira, analise as alternativas abaixo.
1) A mulher gentia, além da base física da família brasileira, foi um valioso elemento da cultura material.
2) Os curumins e as cunhatãs foram, ao mesmo tempo, discípulos e mestres dos jesuítas.
3) O colonizador português, familiarizado com valores tropicais da Ásia e da África, amenizou a imposição de hábitos estranhos ao clima e à terra.
4) A presença negra na formação social brasileira deve-se unicamente ao grupo nigeriano, responsável pelo desenvolvimento da agricultura no Brasil.
5) Os bantos e sudaneses foram os principais grupos de africanos que participaram da formação social brasileira.
Está(ão) correta(s) apenas:
A) 1, 2, 4 e 5
B) 2, 3 e 4
C) 1, 2, 3 e 4
D) 5
E) 1, 2, 3 e 5

5) A Constituição de 1824, elaborada por "homens probos e amantes da dignidade imperial e da liberdade dos povos", segundo o Imperador Pedro I, continha uma novidade em relação ao projeto de constituição de 1823: a criação do Poder Moderador. Assinale a alternativa que melhor define este Poder.
A) Com base no Poder Moderador, o Imperador restringiu os poderes dos regentes unos - Padre
Diogo Feijó e Araújo Lima.
B) O Poder Moderador conferia à Câmara de Deputados a prerrogativa de vetar decisões do
Imperador.
C) A Constituição de 1824 conferia ao Poder Moderador, que era exercido pelo Senado, nomear e demitir livremente os ministros de estado, conceder anistia e perdoar dívidas públicas.
D) O Poder Moderador era o quarto poder do Império e era exercido pelo Imperador Pedro I. Com base neste Poder, o Imperador poderia dissolver a câmara dos deputados, aprovar e suspender resoluções dos conselhos provinciais e suspender os magistrados, entre outras prerrogativas.
E) O Poder Moderador de invenção maquiavélica, atribuído a Benjamin Constant, foi responsável pelo golpe da maioridade em 1840.

6) Sobre o papel dos militares no cenário que antecedeu a Proclamação da República no Brasil, analise as afirmações abaixo.
1) Mudanças na estrutura social do exército, ao longo do século XIX, deixaram a liderança dessa instituição e a elite aristocrática brasileira afastadas. Dessa forma, faltou à monarquia o apóio do exército.
2) Os baixos salários, as péssimas condições em que atuavam os militares brasileiros, nas guerras que o Império promoveu, e questões ideológicas relativas à escravidão levaram os militares a apoiar os ideais republicanos.
3) Militares do Exército fundaram o Clube Militar, que era uma associação corporativista permanente, para defender a abolição, o fim da Guerra do Paraguai e a República.
4) Os militares liderados por Caxias, o mais bem sucedido dos generais brasileiros, organizaram um ataque, pela imprensa, às instituições monárquicas, com vistas à proclamação da República.
5) As crises entre os militares e o governo brasileiro, a partir de 1883, foram conseqüência de uma insatisfação geral, em relação à participação daqueles militares na vida social e política do Brasil: os militares estavam proibidos de se pronunciarem através da imprensa e eram transferidos de uma região para outra, por questões políticas.
Estão corretas apenas:
A) 3, 4 e 5
B) 1, 2 e 5
C) 1, 2, 4 e 5
D) 1, 3 e 5
E) 2, 3 e 4

7) Assinale abaixo a alternativa que apresenta as ações desenvolvidas pelo governo brasileiro, durante o período do "milagre econômico" (1969 - 1973).
A) Grande plano rodoviário abertura ao capital estrangeiro, taxa média anual de crescimento do PIB de 8,0% e tolerância aos partidos políticos de oposição.
B) Combate à agitação social e à formação de grupos políticos radicais, retração do capital estrangeiro e taxa média anual de crescimento do PIB de 4,5%.
C) Início da política de distensão e abertura, combate à crise política e social, agravada pelas greves, e taxa média anual de crescimento do PIB de 11%.
D) Extinção dos partidos políticos, criação da Arena e do MDB e taxa média anual de crescimento do PIB de 8%.
E) Abertura ao capital estrangeiro, endividamento externo, repressão política e taxa média anual de crescimento do PIB de 11,1%.

8) As condições de vida dos escravos nos engenhos de açúcar eram precárias, marcadas pela violência e por constantes punições. É importante afirmar que a existência de escravos na sociedade colonial brasileira contribuiu para sedimentar desigualdades e dificultar a luta contra a metrópole portuguesa. Assim, a escravidão nesse período:
A) serviu de base para a sustentação econômica da colônia, embora se restringisse apenas à zona rural.
B) não se estendeu à pecuária, onde o trabalho indígena foi aproveitado com grande eficiência.
C) não apresentou resistência à prática violenta dos senhores; muitos escravos fugiam ou praticavam o suicídio.
D) serviu, como mão-de-obra, para consolidar o patriarcalismo e o desprezo pelo trabalho manual.
E) foi praticada apenas nas regiões onde houve grande produção agrícola para exportação.

9) Considerando a presença estrangeira no Brasil colonial, assinale a alternativa correta.
A) Os franceses conseguiram fundar a França Antártica no Rio de Janeiro, o que constituiu uma
ameaça para o poder dos portugueses.
B) A presença holandesa no Brasil está relacionada com a produção do açúcar, não tendo,
assim, nenhum conteúdo político.
C) O domínio holandês em Pernambuco contribuiu para recuperar, definitivamente, a economia
açucareira e diminuir a escravidão.
D) As capitanias hereditárias em algumas regiões contribuiu para a ocupação das terras brasileiras,
garantindo mais proteção contra estrangeiros.
E) A presença de europeus no território do Brasil está apenas relacionada com motivos religiosos
e políticos.

10) Sobre a produção cultural brasileira no século XX, analise as afirmativas abaixo.
1) A produção cinematográfica conseguiu projeção internacional com os filmes dirigidos por
Glauber Rocha, Nélson Pereira dos Santos, Walter Salles, entre outros.
2) Na segunda metade do século XX, os festivais da música popular brasileira contribuíram para renovar o meio artístico, destacando-se compositores como Geraldo Vandré, Chico Buarque de
Holanda e Caetano Veloso.
3) O surgimento da bossa nova trouxe novas perspectivas para a música brasileira, na década de 50, com a atuação destacada de Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Gilberto, entre outros.
4) A atuação da televisão ampliou o mercado de trabalho para os artistas e ajudou na massificação da produção cultural.
5) Na década de 60, o movimento tropicalista renovou a produção musical da época e contribuiu para se repensar a identidade nacional.
Estão corretas:
A) 1, 2, 3, 4 e 5
B) 2, 3, 4 e 5 apenas
C) 4 apenas
D) 3 e 5 apenas
E) 1 e 4 apenas
 ############################################################################################################
























  
1) (UFMG) O Mercantilismo foi um sistema de política econômica, em vigor entre os séculos XV e XVIII, no qual os meios econômicos conduziam a fins de natureza política, Estes fins se resumiam:
A) Na tomada do poder político pela nobreza.
B) Na centralização e no fortalecimento do Estado nacional.
C) Na defesa de entidades supranacionais como o papado.
D) No expansionismo europeu, incorporando novas áreas.
E) No estímulo à livre competição e à livre iniciativa.

2) O mercantilismo foi um conjunto de idéias e de práticas econômicas dominantes na Europa,entre os séculos XIV e XVIII, que variou de Estado para Estado. Sobre o mercantilismo, assinale a alternativa correta.
A) Foi uma forma de exploração da natureza, empregada aos recursos minerais, vegetais, animais e humanos que obedecia a interesses imediatistas, sem preocupação com o futuro.
B) A Holanda praticava um tipo de mercantilismo conhecido como metalista e industrial que veio a desenvolver em parceria com a Espanha no século XVIII.
C) Portugal desenvolveu apenas o mercantilismo de plantagem, baseado na produção tropical destinada ao mercado internacional.
D) As refinarias de açúcar de Sevilha substituíram as refinarias de Portugal, na fase do desenvolvimento do mercantilismo industrial de Castela.
E) Companhias de comércio foram instaladas por todos os Estados mercantilistas européias, para reforçar a política comercial ou o colbertismo (referência a Colbert, ministro francês, que defendia o comércio de produtos baratos vendidos mais caros nos mercados coloniais).


3) As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:
A) a feitoria foi uma forma de colonização, empregada por portugueses na África, na Ásia e no Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola.
B) as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo Geral de Mem de Sá, como proposta mais moderna de administração colonial.
C) as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu.
D) tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas
Índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares.
E) o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das capitanias hereditárias.

4) Sobre a formação da sociedade brasileira, analise as alternativas abaixo.
1) A mulher gentia, além da base física da família brasileira, foi um valioso elemento da cultura material.
2) Os curumins e as cunhatãs foram, ao mesmo tempo, discípulos e mestres dos jesuítas.
3) O colonizador português, familiarizado com valores tropicais da Ásia e da África, amenizou a imposição de hábitos estranhos ao clima e à terra.
4) A presença negra na formação social brasileira deve-se unicamente ao grupo nigeriano, responsável pelo desenvolvimento da agricultura no Brasil.
5) Os bantos e sudaneses foram os principais grupos de africanos que participaram da formação social brasileira.
Está(ão) correta(s) apenas:
A) 1, 2, 4 e 5
B) 2, 3 e 4
C) 1, 2, 3 e 4
D) 5
E) 1, 2, 3 e 5

5) A Constituição de 1824, elaborada por "homens probos e amantes da dignidade imperial e da liberdade dos povos", segundo o Imperador Pedro I, continha uma novidade em relação ao projeto de constituição de 1823: a criação do Poder Moderador. Assinale a alternativa que melhor define este Poder.
A) Com base no Poder Moderador, o Imperador restringiu os poderes dos regentes unos - Padre
Diogo Feijó e Araújo Lima.
B) O Poder Moderador conferia à Câmara de Deputados a prerrogativa de vetar decisões do
Imperador.
C) A Constituição de 1824 conferia ao Poder Moderador, que era exercido pelo Senado, nomear e demitir livremente os ministros de estado, conceder anistia e perdoar dívidas públicas.
D) O Poder Moderador era o quarto poder do Império e era exercido pelo Imperador Pedro I. Com base neste Poder, o Imperador poderia dissolver a câmara dos deputados, aprovar e suspender resoluções dos conselhos provinciais e suspender os magistrados, entre outras prerrogativas.
E) O Poder Moderador de invenção maquiavélica, atribuído a Benjamin Constant, foi responsável pelo golpe da maioridade em 1840.

6) Sobre o papel dos militares no cenário que antecedeu a Proclamação da República no Brasil, analise as afirmações abaixo.
1) Mudanças na estrutura social do exército, ao longo do século XIX, deixaram a liderança dessa instituição e a elite aristocrática brasileira afastadas. Dessa forma, faltou à monarquia o apóio do exército.
2) Os baixos salários, as péssimas condições em que atuavam os militares brasileiros, nas guerras que o Império promoveu, e questões ideológicas relativas à escravidão levaram os militares a apoiar os ideais republicanos.
3) Militares do Exército fundaram o Clube Militar, que era uma associação corporativista permanente, para defender a abolição, o fim da Guerra do Paraguai e a República.
4) Os militares liderados por Caxias, o mais bem sucedido dos generais brasileiros, organizaram um ataque, pela imprensa, às instituições monárquicas, com vistas à proclamação da República.
5) As crises entre os militares e o governo brasileiro, a partir de 1883, foram conseqüência de uma insatisfação geral, em relação à participação daqueles militares na vida social e política do Brasil: os militares estavam proibidos de se pronunciarem através da imprensa e eram transferidos de uma região para outra, por questões políticas.
Estão corretas apenas:
A) 3, 4 e 5
B) 1, 2 e 5
C) 1, 2, 4 e 5
D) 1, 3 e 5
E) 2, 3 e 4

7) Assinale abaixo a alternativa que apresenta as ações desenvolvidas pelo governo brasileiro, durante o período do "milagre econômico" (1969 - 1973).
A) Grande plano rodoviário abertura ao capital estrangeiro, taxa média anual de crescimento do PIB de 8,0% e tolerância aos partidos políticos de oposição.
B) Combate à agitação social e à formação de grupos políticos radicais, retração do capital estrangeiro e taxa média anual de crescimento do PIB de 4,5%.
C) Início da política de distensão e abertura, combate à crise política e social, agravada pelas greves, e taxa média anual de crescimento do PIB de 11%.
D) Extinção dos partidos políticos, criação da Arena e do MDB e taxa média anual de crescimento do PIB de 8%.
E) Abertura ao capital estrangeiro, endividamento externo, repressão política e taxa média anual de crescimento do PIB de 11,1%.

8) As condições de vida dos escravos nos engenhos de açúcar eram precárias, marcadas pela violência e por constantes punições. É importante afirmar que a existência de escravos na sociedade colonial brasileira contribuiu para sedimentar desigualdades e dificultar a luta contra a metrópole portuguesa. Assim, a escravidão nesse período:
A) serviu de base para a sustentação econômica da colônia, embora se restringisse apenas à zona rural.
B) não se estendeu à pecuária, onde o trabalho indígena foi aproveitado com grande eficiência.
C) não apresentou resistência à prática violenta dos senhores; muitos escravos fugiam ou praticavam o suicídio.
D) serviu, como mão-de-obra, para consolidar o patriarcalismo e o desprezo pelo trabalho manual.
E) foi praticada apenas nas regiões onde houve grande produção agrícola para exportação.

9) Considerando a presença estrangeira no Brasil colonial, assinale a alternativa correta.
A) Os franceses conseguiram fundar a França Antártica no Rio de Janeiro, o que constituiu uma
ameaça para o poder dos portugueses.
B) A presença holandesa no Brasil está relacionada com a produção do açúcar, não tendo,
assim, nenhum conteúdo político.
C) O domínio holandês em Pernambuco contribuiu para recuperar, definitivamente, a economia
açucareira e diminuir a escravidão.
D) As capitanias hereditárias em algumas regiões contribuiu para a ocupação das terras brasileiras,
garantindo mais proteção contra estrangeiros.
E) A presença de europeus no território do Brasil está apenas relacionada com motivos religiosos
e políticos.

10) Sobre a produção cultural brasileira no século XX, analise as afirmativas abaixo.
1) A produção cinematográfica conseguiu projeção internacional com os filmes dirigidos por
Glauber Rocha, Nélson Pereira dos Santos, Walter Salles, entre outros.
2) Na segunda metade do século XX, os festivais da música popular brasileira contribuíram para renovar o meio artístico, destacando-se compositores como Geraldo Vandré, Chico Buarque de
Holanda e Caetano Veloso.
3) O surgimento da bossa nova trouxe novas perspectivas para a música brasileira, na década de 50, com a atuação destacada de Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Gilberto, entre outros.
4) A atuação da televisão ampliou o mercado de trabalho para os artistas e ajudou na massificação da produção cultural.
5) Na década de 60, o movimento tropicalista renovou a produção musical da época e contribuiu para se repensar a identidade nacional.
Estão corretas:
A) 1, 2, 3, 4 e 5
B) 2, 3, 4 e 5 apenas
C) 4 apenas
D) 3 e 5 apenas
E) 1 e 4 apenas
 ############################################################################################################
























  

2 comentários:

Anônimo disse...

onde encontro o gabarito ?

Anônimo disse...

cade o gabarito?