01. Ao avaliar que todos os homens são egoístas, o filósofo afirma que o Estado Natural, sem a existência de uma sociedade civil, é o estado onde o homem, necessariamente estaria em um estágio de competição entre seus semelhantes, pela riqueza, segurança e glória. Seria uma guerra de todos contra todos. Tendo em vista o que foi lido, podemos afirmar que o texto se refere a:
a) Jean Jacques Rousseau.
b) Thomas Morus.
c) Ortega Y Gasset.
d) Thomas Hobbes.
e) Martins Heiddeger.
02. A idéia que afirma que o Estado somente é legítimo quando os indivíduos abdicam de seu estado natural de seres livres e passam a viver em um estado controlado por uma liberdade social, é denominada de:
a) Republica dos Filósofos.
b) Talassocracia.
c) Contratualismo Social.
d) Democracia.
e) Jusnaturalismo.
03. Hobbes afirmava que “o homem era o lobo do homem” e dessa forma justificava o poder soberano e absoluto dos monarcas na Europa. Sua principal obra é intitulada de:
a) A Utopia.
b) O Político.
c) O Príncipe.
d) O Leviatã.
e) O Espírito das Leis.
04. (UPE) A política é uma importante dimensão da vida humana em sociedade. Mesmo sem saber ou sem querer, o ser humano está envolvido totalmente na política. A filosofia discute a atividade política nos seguintes termos:
I. Refere-se às decisões que realizamos ao longo da vida para garantia dos bens privados.
II. É o conjunto de atividades humanas que se refere à cidade e às coisas de interesse público.
III. É uma atividade que se realiza em continuação da Ética aplicada à vida pública. (Aristóteles).
IV. Política é a dimensão humana que se preocupa com questões de interesse individual no exercício do poder na esfera pública.
Somente está CORRETO o que se afirma em:
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) IV.
05. (UEL – 2003) “Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII (basicamente), afirmaram que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de comércio social e de subordinação política.”
(RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2000. p. 53.)
Com base no texto, que se refere ao contratualismo de Hobbes, considere as seguintes afirmativas:
I. A soberania decorrente do contrato é absoluta.
II. A noção de estado de natureza é imprescindível para essa teoria.
III. O contrato ocorre por meio da passagem do estado social para o estado político.
IV. O cumprimento do contrato independe da subordinação política dos indivíduos.
Quais das afirmativas representam o pensamento de Hobbes?
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Apenas as afirmativas I e III.
c) Apenas as afirmativas II e III.
d) Apenas as afirmativas II e IV.
e) Apenas as afirmativas III e IV.
06. Leia os fragmentos da matéria publicada pelo jornal “Estadão” publicada em seu site no dia 15 de maio de 2014 sobre a greve dos Policiais e Bombeiros em Pernambuco. E de acordo com as teorias políticas estudadas, marque a alternativa correta.
COM GREVE DE POLICIAIS MILITARES, RECIFE VIVE DIA DE PÂNICO
Lojas, supermercados, escritórios, órgãos públicos e faculdades suspenderam suas atividades; movimentação parou a partir das 15 horas
[…] O clima de insegurança se disseminou a partir de saques ocorridos na noite de quarta no município de Abreu e Lima, onde lojas foram arrombadas e as pessoas carregavam geladeiras, fogões, televisores, computadores. Na manhã desta quinta-feira, mercados de bairros em Abreu e Lima também foram alvo de vândalos que levavam as mercadorias roubadas em carrinhos de mão.
(FONTE: Estadão: 15 de Maio de 2014)
Diante da matéria e avaliando as concepções sobre a natureza humana das teorias de Hobbes e Rousseau marque a alternativa correta:
a) Tanto na concepção de Rousseau, quanto de Hobbes, o indivíduo é visto como um ser de natureza hostil e egoísta.
b) De acordo com Hobbes, todas as pessoas são boas por natureza, o altruísmo seria a principal condição social dos indivíduos.
c) Temos aqui a análise de diferentes concepções, a de Hobbes que avalia o indivíduo como naturalmente egoístas e a de Rousseau que defende uma visão sociável da humanidade.
d) Temos aqui duas teorias que convergem na concepção de uma visão animalesca, mas ao mesmo tempo sociável dos indivíduos em sociedade.
############################################################################################################