É incontestável a contribuição de Sócrates para a Filosofia. Considerado como o homem mais sábio da Grécia Antiga, o próprio filósofo ainda admitia que seu conhecimento não era o maior, uma vez que, havia muito a aprender. A data provável em que o filósofo grego foi acusado por renegação aos deuses e corrupção da juventude foi em 399 a.C. Sócrates foi condenado à morte por envenenamento, sentença que cupriu ao ingerir cicuta.
Tudo que sabemos sobre a vida desse grande filósofo grego, deve-se as obras dos seus principais discípulos, Xenofontes, Aristófanes e Platão. Sócrates não deixou nenhum registro escrito, no entanto, os seus discípulos passaram a descrever em suas respectivas obras, sobre o aprendizado e as vivências que os mesmos tiveram, junto a Sócrates. De fato, o principal método de Sócrates era o diálogo, era por meio da maiêutica (do grego, parto das idéias) que o filósofo argumentava sobre idéias, por meio de perguntas que o mesmo direcionava aos seus alunos. Ou seja, o ponto de partida do método socrático estava nos questionamentos.
É válido ressaltar que, a relevância socrática é tão singular que os estudos sobre afilosofia grega é dividida em duas grandes esferas, a dos Pré-Socráticos (Ou os filósofos da natureza), que problematizavam sobre questões relacionadas à busca pelos princípios do universo (arqué) e os Socráticos que buscavam problematizar questões de natureza política e moral.
Tudo que sabemos sobre a vida desse grande filósofo grego, deve-se as obras dos seus principais discípulos, Xenofontes, Aristófanes e Platão. Sócrates não deixou nenhum registro escrito, no entanto, os seus discípulos passaram a descrever em suas respectivas obras, sobre o aprendizado e as vivências que os mesmos tiveram, junto a Sócrates. De fato, o principal método de Sócrates era o diálogo, era por meio da maiêutica (do grego, parto das idéias) que o filósofo argumentava sobre idéias, por meio de perguntas que o mesmo direcionava aos seus alunos. Ou seja, o ponto de partida do método socrático estava nos questionamentos.
É válido ressaltar que, a relevância socrática é tão singular que os estudos sobre afilosofia grega é dividida em duas grandes esferas, a dos Pré-Socráticos (Ou os filósofos da natureza), que problematizavam sobre questões relacionadas à busca pelos princípios do universo (arqué) e os Socráticos que buscavam problematizar questões de natureza política e moral.
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".
(Sócrates).
E vos também, juízes, deveis encarar a morte com coragem e acreditar (...): nenhum mal pode advir a um bom homem, seja em vida, seja após a morte. Seu destino não é negligenciado pelos deuses, e o que me acontece hoje não se deve ao acaso. estou convencido de que o melhor é morrer agora e libertar-me das tribulações. (...) Agora chegou a hora e devemos seguir adiante: eu, para a morte, e vós, para a vida. Qual das duas é melhor, só Deus, e apenas ele, sabe.
(Trecho da resposta de Sócrates e seu juri, segundo relato do discípulo Platão).
FONTE: Aventuras na História (Fevereiro 2008).
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É incontestável a contribuição de Sócrates para a Filosofia. Considerado como o homem mais sábio da Grécia Antiga, o próprio filósofo ainda admitia que seu conhecimento não era o maior, uma vez que, havia muito a aprender. A data provável em que o filósofo grego foi acusado por renegação aos deuses e corrupção da juventude foi em 399 a.C. Sócrates foi condenado à morte por envenenamento, sentença que cupriu ao ingerir cicuta.
Tudo que sabemos sobre a vida desse grande filósofo grego, deve-se as obras dos seus principais discípulos, Xenofontes, Aristófanes e Platão. Sócrates não deixou nenhum registro escrito, no entanto, os seus discípulos passaram a descrever em suas respectivas obras, sobre o aprendizado e as vivências que os mesmos tiveram, junto a Sócrates. De fato, o principal método de Sócrates era o diálogo, era por meio da maiêutica (do grego, parto das idéias) que o filósofo argumentava sobre idéias, por meio de perguntas que o mesmo direcionava aos seus alunos. Ou seja, o ponto de partida do método socrático estava nos questionamentos.
É válido ressaltar que, a relevância socrática é tão singular que os estudos sobre afilosofia grega é dividida em duas grandes esferas, a dos Pré-Socráticos (Ou os filósofos da natureza), que problematizavam sobre questões relacionadas à busca pelos princípios do universo (arqué) e os Socráticos que buscavam problematizar questões de natureza política e moral.
Tudo que sabemos sobre a vida desse grande filósofo grego, deve-se as obras dos seus principais discípulos, Xenofontes, Aristófanes e Platão. Sócrates não deixou nenhum registro escrito, no entanto, os seus discípulos passaram a descrever em suas respectivas obras, sobre o aprendizado e as vivências que os mesmos tiveram, junto a Sócrates. De fato, o principal método de Sócrates era o diálogo, era por meio da maiêutica (do grego, parto das idéias) que o filósofo argumentava sobre idéias, por meio de perguntas que o mesmo direcionava aos seus alunos. Ou seja, o ponto de partida do método socrático estava nos questionamentos.
É válido ressaltar que, a relevância socrática é tão singular que os estudos sobre afilosofia grega é dividida em duas grandes esferas, a dos Pré-Socráticos (Ou os filósofos da natureza), que problematizavam sobre questões relacionadas à busca pelos princípios do universo (arqué) e os Socráticos que buscavam problematizar questões de natureza política e moral.
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".
(Sócrates).
E vos também, juízes, deveis encarar a morte com coragem e acreditar (...): nenhum mal pode advir a um bom homem, seja em vida, seja após a morte. Seu destino não é negligenciado pelos deuses, e o que me acontece hoje não se deve ao acaso. estou convencido de que o melhor é morrer agora e libertar-me das tribulações. (...) Agora chegou a hora e devemos seguir adiante: eu, para a morte, e vós, para a vida. Qual das duas é melhor, só Deus, e apenas ele, sabe.
(Trecho da resposta de Sócrates e seu juri, segundo relato do discípulo Platão).
FONTE: Aventuras na História (Fevereiro 2008).
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