quinta-feira, dezembro 01, 2011

Coluna: Manuel Correia de Andrade.

Grande Bolívar
Publicado em 26.02.2006

No momento atual, quando a América Latina atravessa um período de grande inquietação, e que há um forte desejo de autonomia entre os povos que aí vivem, é oportuno lembrar a vida do grande político e guerreiro que foi Simon Bolívar, o chamado de El Libertador. Na verdade, tendo surgido com expressão nas primeiras décadas do século 19, Bolívar fazia parte de uma geração de idealistas que repudiava a dominação portuguesa e espanhola e temia as articulações de uma nova dominação que se formava – a norte-americana. Por isto, lutou no campo de batalha contra os espanhóis, seguindo uma ideologia divulgada pela Maçonaria e que teve seus primeiros pregadores em Morelos e Hidalgo, no México, Miranda, na Venezuela, Tiradentes e Frei Caneca, no Brasil. Seu ideal era contrapor uma América Latina e uma América Saxônica. 

A luta pela independência foi longa e difícil, não havia uma comunidade de interesses entre o Brasil e os vice-reinados espanhóis e, dentro dos territórios ibéricos, faltava identidade de interesses e de ideais entre os colonos, ligados às elites ou às oligarquias, e o povo, representado sobretudo por negros e indígenas. Na América espanhola havia também fortes divergências regionais, que prenunciavam não a formação de um país de grandes extensão territorial – os Estados Unidos da América Latina –, mas de vários países de médio porte.

Essas diferenças regionais tornaram-se muito fortes, gerando animosidades não só de escravos contra senhores, mas de grupos culturais diversos. Daí a ocorrência de revoltas tanto dentro das classes dominantes, como a de 1817 e a de 1824 em Pernambuco, como de oprimidos contra opressores, como a Cabanagem no Pará, a Balaiada no Maranhão e Piauí, a Guerra dos Cabanos em Pernambuco e Alagoas, ou a Revolta dos Negros Malés na Bahia. No Brasil, a própria conquista do Maranhão e a da Amazônia só seria feita um ano após a independência, quando o imperador d. Pedro II, com apoio da maioria das províncias, conseguiu firmar seu império.

Na América espanhola a situação foi ainda mais difícil, tanto devido à maior importância étnica dos indígenas, como à própria constituição do relevo, extremamente acidentado, e ao jogo das lideranças que criaram os chamados caudilhos. Assim, ao norte, Bolívar conseguiu manter por algum tempo certa unidade entre Venezuela, Colômbia e Panamá, formando a Grã-Colômbia, que foi esfacelada ainda com o Libertador vivo, devido às disputas entre seus generais. No extremo sul, as Províncias Unidas do Rio da Prata, lideradas por San Martín, não conseguiram manter a unidade em vista do isolamento da Bolívia e do Paraguai, e à rivalidade entre as cidades-portos de Montevidéu e Buenos Aires. Essas rivalidades entre as províncias centrais e o porto de Buenos Aires, que são muito bem retratadas no magistral livro de Sarmiento, o Facundo, terminaram com o vice-reinado e o isolamento do Chile.

A porção central do império espanhol, o vice-reinado do Peru, foi libertada pela ação conjunta de Bolívar, vindo do norte, e San Martín, vindo do sul, mas o próprio vice-reinado não pôde se manter como dois países, o Peru e a Bolívia.

Hoje, há uma tentativa de ressurgimento dos ideais latino-americano, com a longa resistência de Fidel Castro em Cuba, os ressentimentos do México por ter sido dividido pelos EUA, no século 19, em praticamente duas porções, o temor da América Central, balcanizada há quase dois séculos, e o renascimento do nacionalismo entre as etnias indígenas: no Equador, com os otavalos, no Peru e a Bolívia, com os quéchuas e aimarás, no Paraguai, com os guaranis, no Brasil, com numerosas nações indígenas, como os ianomamis, na Argentina, com os povos da Patagônia, e no Chile, com os araucanos. Achamos que, por isso, o processo colonial continua a se exercer na América Latina. O estudo de nossa história e nossa luta política deve ser orientado na procura da descolonização.
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Grande Bolívar
Publicado em 26.02.2006

No momento atual, quando a América Latina atravessa um período de grande inquietação, e que há um forte desejo de autonomia entre os povos que aí vivem, é oportuno lembrar a vida do grande político e guerreiro que foi Simon Bolívar, o chamado de El Libertador. Na verdade, tendo surgido com expressão nas primeiras décadas do século 19, Bolívar fazia parte de uma geração de idealistas que repudiava a dominação portuguesa e espanhola e temia as articulações de uma nova dominação que se formava – a norte-americana. Por isto, lutou no campo de batalha contra os espanhóis, seguindo uma ideologia divulgada pela Maçonaria e que teve seus primeiros pregadores em Morelos e Hidalgo, no México, Miranda, na Venezuela, Tiradentes e Frei Caneca, no Brasil. Seu ideal era contrapor uma América Latina e uma América Saxônica. 

A luta pela independência foi longa e difícil, não havia uma comunidade de interesses entre o Brasil e os vice-reinados espanhóis e, dentro dos territórios ibéricos, faltava identidade de interesses e de ideais entre os colonos, ligados às elites ou às oligarquias, e o povo, representado sobretudo por negros e indígenas. Na América espanhola havia também fortes divergências regionais, que prenunciavam não a formação de um país de grandes extensão territorial – os Estados Unidos da América Latina –, mas de vários países de médio porte.

Essas diferenças regionais tornaram-se muito fortes, gerando animosidades não só de escravos contra senhores, mas de grupos culturais diversos. Daí a ocorrência de revoltas tanto dentro das classes dominantes, como a de 1817 e a de 1824 em Pernambuco, como de oprimidos contra opressores, como a Cabanagem no Pará, a Balaiada no Maranhão e Piauí, a Guerra dos Cabanos em Pernambuco e Alagoas, ou a Revolta dos Negros Malés na Bahia. No Brasil, a própria conquista do Maranhão e a da Amazônia só seria feita um ano após a independência, quando o imperador d. Pedro II, com apoio da maioria das províncias, conseguiu firmar seu império.

Na América espanhola a situação foi ainda mais difícil, tanto devido à maior importância étnica dos indígenas, como à própria constituição do relevo, extremamente acidentado, e ao jogo das lideranças que criaram os chamados caudilhos. Assim, ao norte, Bolívar conseguiu manter por algum tempo certa unidade entre Venezuela, Colômbia e Panamá, formando a Grã-Colômbia, que foi esfacelada ainda com o Libertador vivo, devido às disputas entre seus generais. No extremo sul, as Províncias Unidas do Rio da Prata, lideradas por San Martín, não conseguiram manter a unidade em vista do isolamento da Bolívia e do Paraguai, e à rivalidade entre as cidades-portos de Montevidéu e Buenos Aires. Essas rivalidades entre as províncias centrais e o porto de Buenos Aires, que são muito bem retratadas no magistral livro de Sarmiento, o Facundo, terminaram com o vice-reinado e o isolamento do Chile.

A porção central do império espanhol, o vice-reinado do Peru, foi libertada pela ação conjunta de Bolívar, vindo do norte, e San Martín, vindo do sul, mas o próprio vice-reinado não pôde se manter como dois países, o Peru e a Bolívia.

Hoje, há uma tentativa de ressurgimento dos ideais latino-americano, com a longa resistência de Fidel Castro em Cuba, os ressentimentos do México por ter sido dividido pelos EUA, no século 19, em praticamente duas porções, o temor da América Central, balcanizada há quase dois séculos, e o renascimento do nacionalismo entre as etnias indígenas: no Equador, com os otavalos, no Peru e a Bolívia, com os quéchuas e aimarás, no Paraguai, com os guaranis, no Brasil, com numerosas nações indígenas, como os ianomamis, na Argentina, com os povos da Patagônia, e no Chile, com os araucanos. Achamos que, por isso, o processo colonial continua a se exercer na América Latina. O estudo de nossa história e nossa luta política deve ser orientado na procura da descolonização.
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