sábado, novembro 29, 2008

Aos Dias que Estão por Vir.

O Brasil ainda é um país Jovem. No entanto sua trajetória histórica é reconhecida como um grande exemplo de histórias de lutas, desobediências e revoltas protagonizadas pelo povo, visando transformações sociais. Apesar de toda rapina e exploração ocorrida nessas terras tupiniquins desde o século XVI, debater o futuro do país era sem dúvida se entregar a um campo de incertezas, onde o imaginário manifestava em seus devaneios um grande sonho de esperança e mudança. O que restava para o brasileiro era a dúvida da certeza de dias melhores.

E nesse cenário, a exclusão social se apresentaa como um aspecto constante no panorama social do país. A população era  muitas vezes considerada apenas como simples mão-de-obra barata dentro de um complexo processo de exploração do capital em nossa economia. Mesmo assim, ser brasileiro ainda se configurava como um exímio instrumento de esperança para a construção de novos rumos para o país.

Chegamos ao século XXI e a realidade brasileira (mundial) já se configura de uma forma bastante otimista, principalmente para os setores mais populares. As lutas sociais e políticas que marcaram a história brasileira durante o século XX refletiram bastante a evolução de um país de raízes agrárias, paternalistas e latifundiária para um país industrial, urbano e classista. As lutas do povo brasileiro se manifestavam nas mais diversas regiões e o neoliberalismo implantado nas engrenagens econômicas do país, passa a ser, o principal inimigo do desenvolvimento nacional. O entreguísmo da nossa economia ao capital estrangeiro gerou descontentamento ampliando cada vez mais a necessidade de implantações não somente de políticas de governos, mas de políticas publicas que envolvessem o Estado, o governo e os setores sociais.

As lutas políticas ocorridas desde o inicio do século XX, representaram um instrumento de transformações sociais. E justamente por isso que as bandeiras de lutas históricas nos deixam com a responsabilidade moral de continuarmos todos esses processos implantados muitas vezes pelos heróis anônimos que corrobora com a brilhante saga da civilização brasileira.

E diante de toda essa história, os movimentos sociais se apresentam como um segmento deveras importante para a  institucionalização de algumas políticas públicas visando o avanço do país. Uma vez que, o muito que já foi conquistado, representa apenas uma parte de uma longa trajetória para uma verdadeira construção de um novo projeto de desenvolvimento.

Nessa conjuntura, o fortalecimento das entidades políticas que enfoquem as bandeiras de lutas em prol ao povo brasileiro, amadurecendo os espaços de debates, ampliando as relações democráticas e coletivas, em detrimento dos processos de disputas e antagonismos é de singular relevância para uma participação e  mobilização popular.

Como foi afirmado a outrora, o que foi feito não é o bastante e a luta continua! É com essa motivação que  o povo brasileiro tem que se manifestar. E é dessa maneira que a vanguarda política brasileira irá alcançar cada vez mais, vitórias significantes, tanto no panorama econômico, quanto social, político e cultural.

Responder aos problemas sociais brasileiros com verdadeiras soluções, entendendo que vivemos em uma sociedade heterogênea é, com absoluta certeza, um dever primordial para o exercício de uma cidadania crítica, virtuosa e principalmente democrática. Nesse contexto, a incerteza do futuro, irá depender de nossa inércia.

############################################################################################################