quarta-feira, maio 28, 2014

Assembleia dos Professores da Rede Privada.


O Sinpro Pernambuco convoca os professores da rede privada de ensino para assembleia geral da categoria, que será realizada no próximo dia 02 de Junho, às 14h, na sede do Sindicato no Recife e nas subsedes de Caruaru, Limoeiro e Petrolina. A assembleia tem por objetivo é apresentar à categoria o cenário das negociações com o Sinepe.
############################################################################################################























terça-feira, maio 20, 2014

Exercícios de Filosofia: Teorias Políticas Liberais

01. Ao avaliar que todos os homens são egoístas, o filósofo afirma que o Estado Natural, sem a existência de uma sociedade civil, é o estado onde o homem, necessariamente estaria em um estágio de competição entre seus semelhantes, pela riqueza, segurança e glória. Seria uma guerra de todos contra todos. Tendo em vista o que foi lido, podemos afirmar que o texto se refere a:
a) Jean Jacques Rousseau.
b) Thomas Morus.
c) Ortega Y Gasset.
d) Thomas Hobbes.
e) Martins Heiddeger.

02. A idéia que afirma que o Estado somente é legítimo quando os indivíduos abdicam de seu estado natural de seres livres e passam a viver em um estado controlado por uma liberdade social, é denominada de:
a) Republica dos Filósofos.
b) Talassocracia.
c) Contratualismo Social.
d) Democracia.
e) Jusnaturalismo.

03. Hobbes afirmava que “o homem era o lobo do homem” e dessa forma justificava o poder soberano e absoluto dos monarcas na Europa. Sua principal obra é intitulada de:
a) A Utopia.
b) O Político.
c) O Príncipe.
d) O Leviatã.
e) O Espírito das Leis.

04. (UPE) A política é uma importante dimensão da vida humana em sociedade. Mesmo sem saber ou sem querer, o ser humano está envolvido totalmente na política. A filosofia discute a atividade política nos seguintes termos:
I. Refere-se às decisões que realizamos ao longo da vida para garantia dos bens privados.
II. É o conjunto de atividades humanas que se refere à cidade e às coisas de interesse público.
III. É uma atividade que se realiza em continuação da Ética aplicada à vida pública. (Aristóteles).
IV. Política é a dimensão humana que se preocupa com questões de interesse individual no exercício do poder na esfera pública.

Somente está CORRETO o que se afirma em:
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) IV.

05. (UEL – 2003) “Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII (basicamente), afirmaram que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de comércio social e de subordinação política.”
(RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2000. p. 53.)

Com base no texto, que se refere ao contratualismo de Hobbes, considere as seguintes afirmativas:
I. A soberania decorrente do contrato é absoluta.
II. A noção de estado de natureza é imprescindível para essa teoria.
III. O contrato ocorre por meio da passagem do estado social para o estado político.
IV. O cumprimento do contrato independe da subordinação política dos indivíduos.

Quais das afirmativas representam o pensamento de Hobbes?
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Apenas as afirmativas I e III.
c) Apenas as afirmativas II e III.
d) Apenas as afirmativas II e IV.
e) Apenas as afirmativas III e IV.

06. Leia os fragmentos da matéria publicada pelo jornal “Estadão” publicada em seu site no dia 15 de maio de 2014 sobre a greve dos Policiais e Bombeiros em Pernambuco. E de acordo com as teorias políticas estudadas, marque a alternativa correta.

COM GREVE DE POLICIAIS MILITARES, RECIFE VIVE DIA DE PÂNICO

Lojas, supermercados, escritórios, órgãos públicos e faculdades suspenderam suas atividades; movimentação parou a partir das 15 horas

[…] O clima de insegurança se disseminou a partir de saques ocorridos na noite de quarta no município de Abreu e Lima, onde lojas foram arrombadas e as pessoas carregavam geladeiras, fogões, televisores, computadores. Na manhã desta quinta-feira, mercados de bairros em Abreu e Lima também foram alvo de vândalos que levavam as mercadorias roubadas em carrinhos de mão.
(FONTE: Estadão: 15 de Maio de 2014)

Diante da matéria e avaliando as concepções sobre a natureza humana das teorias de Hobbes e Rousseau marque a alternativa correta:

a) Tanto na concepção de Rousseau, quanto de Hobbes, o indivíduo é visto como um ser de natureza hostil e egoísta.
b) De acordo com Hobbes, todas as pessoas são boas por natureza, o altruísmo seria a principal condição social dos indivíduos.
c) Temos aqui a análise de diferentes concepções, a de Hobbes que avalia o indivíduo como naturalmente egoístas e a de Rousseau que defende uma visão sociável da humanidade.
d) Temos aqui duas teorias que convergem na concepção de uma visão animalesca, mas ao mesmo tempo sociável dos indivíduos em sociedade.

############################################################################################################
























Não existia combate à corrupção política antes do governo Lula


A corrupção ainda é um grave problema no Brasil porque o combate à corrupção ainda está em sua infância. Tem pouco mais de 10 anos.

Por Antonio Lassance*, no Correio do Brasil

É a partir do governo Lula que se cria a Controladoria Geral da União; a Polícia Federal multiplica seu efetivo e o número de operações; e as demissões de servidores envolvidos em ilícitos se tornam regra, e não exceção.

É bem verdade que, antes, já existiam a Polícia Federal, o Ministério Público e uma Corregedoria-Geral da União. Mas alguém conhece alguma estatística relevante dessa época? Não existe. O combate à corrupção no governo FHC é traço.

A única estatística mais polpuda daquela época é a do ex-procurador-geral da República de FHC, Geraldo Brindeiro, que, até 2001, tinha em suas gavetas mais de 4 mil processos parados – fato que lhe rendeu o apelido de “engavetador-geral da República”.

De 2003 a 2013, compreendendo os governos de Lula e Dilma, a expulsão de servidores acusados de corrupção quase dobrou, passando de 268, em 2003, para 528, em 2013.

Gráfico 1 – Servidores expulsos do serviço público (2003-2013)


Dados da CGU, disponíveis no Relatório de acompanhamento das punições expulsivas aplicadas a estatutários no âmbito da administração pública federal. 
(http://www.cgu.gov.br/Correicao/RelatoriosExpulsoes/Punicoes_2003-2013.pdf)

As operações da Polícia Federal saltaram de 9, em 2003, para mais de 200, a partir de 2008 (dados da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas).

Gráfico 2 – Operações da Política Federal e número de servidores presos (2003-2012)


Fonte: dados da Polícia Federal, em gráfico produzido em estudo do Instituto Alvorada (http://institutoalvorada.org/transparencia-e-combate-a-corrupcao-nos-governos-lula-e-dilma/)

Antes de 2003, se os escândalos envolvessem políticos, aí é que não acontecia nada vezes nada. Apenas dois casos podem ser citados com algum destaque na atuação da PF.

O primeiro foi a prisão de Hildebrando Pascoal, em 1999. Hildebrando era deputado pelo então PFL (hoje DEM) no estado do Acre e acabou condenado por chefiar um grupo de extermínio. Ficou célebre pela sessão de tortura em que uma pessoa teve os olhos perfurados; as pernas, os braços e o pênis amputados com uma motosserra; e um prego cravado na cabeça.

O outro foi o caso Lunus, a operação da PF de março de 2002 que vasculhou a sede da construtora Lunus, de propriedade da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, então no PFL. Naquele ano, Roseana era candidata à Presidência da República e estava bem melhor posicionada nas pesquisas do que o candidato do PSDB, José Serra. A operação foi coroada de êxito: criou um escândalo que sepultou a candidatura de Roseana.

O PSDB, que se diz contra o aparelhamento do Estado para fins partidários, tinha à frente da PF o delegado Agílio Monteiro Filho, que se candidataria a deputado federal pelo PSDB no mesmo ano de 2002.

Não existia combate à corrupção política antes de 2003. Isso é coisa do Lula e dessa tal Dilma Rousseff, hoje acusados de fazerem pouco justamente por aqueles que não fizeram nada além de aparelharem o Estado para fins partidários.

*Antonio Lassance, é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor de Ciência Política

FONTE: Portal Vermelho
############################################################################################################























Trabalhadores universitários debatem integração latino-americana


A participação do movimento sindical no fortalecimento da região e maior incidência na defesa de seus interesses internacionalmente é tema de seminário que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) promove dias 22 e 23 de maio no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), na capital paulista.

Na visão da confederação esse envolvimento dos trabalhadores é essencial para a integração latino-americana como processo fundamental para que os países da região tenham maior autonomia no cenário internacional e possam defender a sua soberania. Nesse sentido, a CNTU propõe o debate sobre integração dos trabalhadores de formação universitária, cujos desafios e dificuldades precisam também ser enfrentados com a aliança natural que deve haver entre os povos da região.

A programação começa às 9h de quinta-feira (22), com abertura oficial seguida de palestra, às 10h, do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães sobre O cenário geopolítico da América Latina e do mundo. A tarde terá participação do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Felix Rígoli, sobre O processo de integração política e econômica da América Latina e os blocos econômicos, e das professoras Maria Helena Machado, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Débora Gribov Novogrebelsky, da Associação de Docentes Universitários do Uruguai (Adur), às 16h, sobre Livre trânsito e imigração

A integração latino-americana sob a ótica sindical e dos trabalhadores abrirá os debates de sexta-feira (23), com palestra às 9h do dirigente da Frente Nacional dos Trabalhadores (FNT) da Nicarágua, Fredy Franco e do dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Divanilton Pereira da Silva. A integração do ponto de vista dos trabalhadores universitários será debatida à tarde pelo representante do Plenário Intersindical de Trabalhadores e da Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT) junto ao Mercosul, do Uruguai, José Luís Porto Carrasco, e pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Cavalcanti.

Mais informações no site oficial da CNTU.
Fonte: Portal Vermelho
############################################################################################################























"Dia D" do Grito da Terra contará com mobilizações em todo o país


Nesta terça-feira (20), é o “Dia D” do Grito da Terra Brasil. A 20ª edição da maior ação de massa dos trabalhadores rurais contará com uma estratégia de mobilização diferenciada. Ao invés de realizar uma marcha na capital federal, serão realizados atos em todo o país, mobilizando entre 40 e 50 mil agricultores em todas as ações.

No entanto, as negociações com o governo federal continuam. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) coordena uma Comissão Nacional de Negociação em Brasília, com cerca de 150 pessoas, entre elas representantes das 27 Federações Estaduais de Trabalhadores na Agricultura (Fetags).

Nesta segunda-feira (19), foi realizada uma audiência com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti e negociações com áreas técnicas de alguns ministérios. A presidenta Dilma Rousseff deve receber a comissão para dar resposta à pauta de reivindicações do 20º Grito da Terra Brasil entre 20 e 22 de maio. Enquanto isso, os trabalhadores rurais seguem mobilizados.

“Esse é o 20º Grito da Terra Brasil, realizado ainda nas comemorações dos 50 anos da Contag e no Ano Internacional da Agricultura Familiar. Portanto, esperamos avançar ainda mais, coroando essa história de lutas e conquistas para o campo”, acredita Alberto Broch, presidente da Contag.

Pauta
A pauta de reivindicações, entregue à presidenta Dilma Rousseff em 3 de abril, conta com 23 pontos centrais, que tratam da reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar, meio ambiente, juventude e sucessão rural, assalariamento rural, Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), políticas sociais, relações internacionais e organização e enquadramento sindical.

Ao todo são mais de 300 reivindicações, entre elas: assentamento de 150 mil famílias; e um montante de R$ 51,4 bilhões para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, sendo R$ 30 bilhões para crédito de investimento e custeio do Pronaf e R$ 21,4 para as demais políticas e programas.

Fonte: CTB
############################################################################################################





















terça-feira, maio 13, 2014

1º Festival Cultural da Juventude: Amar e Mudar as Coisas.



No processo de construção do 15º Congresso Estadual e interligado às comemorações dos 30 anos de sua fundação, a União da Juventude Socialista (UJS) promove em Pernambuco o 1º Festival Cultural da Juventude. O evento irá reunir jovens de todo estado e será uma das programações do congresso da entidade.

A União da Juventude Socialista surgiu em 1984, e desde sua fundação é a maior referência do Brasil, no que tange a mobilização e a formação políticas de milhares de jovens, ao longo de toda sua história. Muitas das conquistas e vitórias do povo brasileiro tiveram a participação da militância e opinião da UJS. Não há como falar no direito ao "voto aos 16 anos" sem creditar a participação ativa da entidade, por exemplo.

E mesmo após três décadas de muita luta, a UJS permanece com seu espírito juvenil, revolucionário e mobilizador, encantando e formando a juventude brasileira para a luta política em todos os estados do país. Não é errado afirmar que, do "Fora Collor" ao Estatuto da Juventude, a organização sempre se fez presente na defesa da juventude e do povo brasileiro.

Diante desse clima, no próximo final de semana, (16, 17 e 18 de Maio) a UJS - Pernambuco realiza o seu 15º Congresso, visando reunir centenas de dirigentes oriundos de vários municípios pernambucanos, a fim de reafirmar as bandeiras históricas e os desafios políticos da juventude brasileira, atualizar suas pautas e eleger a nova direção estadual. E para sinalizar, o quanto o conjunto da sua militância está eufórica e com um crescente clima de alegria e unidade política, a entidade também promoverá o 1º Festival de Cultura da Juventude.

O festival será no bairro do Recife Antigo, em pleno Marco Zero, e terá uma programação composta por oficinas, debates e apresentações culturais. Todos estão convidados, pois o evento será gratuito ao público em geral.

1º Festival de Cultura da Juventude.
Data: 17 e 18 de Maio de 2014
Local: Marco Zero - Recife Antigo.
Programação:
  • Dia 17 de Maio

16h - Abertura do Evento
Debate sobre poesia com Cida Pedrosa;
Oficina de frevo com visita ao Passo do Frevo - Jonathan Carneiro, Kezia Giles e João Pedro.
17h - Oficina de malabares - Derick Rafael e Klarissa Faye 
19h - Shows:
 - A CRIA
- PLANO BASE
 - TANGA DE SEREIA
 - ACADEMIA DA BERLINDA
  • Dia 18 de Maio:

14h - Oficina de Embolada - Clécio Rimas 
Tenda Roda Cultural - Maracambuco
Oficina de Grafitti (Pontilhismo - AMAR E MUDAR AS COISAS) - Mario Bros. 
Reciclé'art - Felipe Azevedo, Kecinho Brito e Waleska Mendes 
Batalha de Break, Skate, Intervenção de Esportes, Oficina de Grafite e Tenda Roda Cultural.
16h - Shows:
- LOUCOS NORDESTINOS
- SAMBOSSA
- GALO DE SOUZA
- PAU PRA DAR EM DOIDO
- SEM PENEIRA PRA SUCO SUJO

############################################################################################################